A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC), criada pela Lei Municipal nº 2.397, de 12 de novembro de 2004, é uma entidade com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira e disciplinar. Entre seus objetivos, estão incentivar a prática e o desenvolvimento da atividade artística no município e administrar ações de preservação do patrimônio histórico documental, cultural e artístico da cidade.
Integram a Fundação Cultural os seguintes equipamentos culturais: Teatro Bruno Nitz, Galeria Municipal de Arte, Arquivo Histórico, Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, Galeria de Vidro, Atelier Casa Linhares, Vila do Artesanato, Conselho Municipal de Política Cultural, Câmaras Setoriais.
Por meio da Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC), a FCBC patrocina projetos artístico-culturais desde 2013. A LIC objetiva democratizar a aplicação de recursos públicos na área, além de fomentar a produção, a circulação, a formação, a preservação e a difusão da arte em Balneário Camboriú.
Missão
Fomentar, incentivar e promover a prática e o desenvolvimento da atividade cultural e artística no Município de Balneário Camboriú.
Visão
Trabalhar com intuito de ser modelo de excelência na área cultural, no desenvolvimento de projetos e atividades culturais.
Valores
Ética, impessoalidade, comprometimento e transparência.
Produtos e serviços
A Fundação Cultural tem em sua estrutura os seguintes equipamentos culturais: Teatro Bruno Nitz, Galeria Municipal de Arte, Arquivo Histórico, Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, Galeria de Vidro, Atelier Casa Linhares, Vila do Artesanato, Conselho Municipal de Política Cultural, Câmaras Setoriais.
Seu principal projeto é desenvolvido por meio da Lei Municipal de Incentivo e Fomento à Cultura (LIC), a FCBC patrocina projetos artístico-culturais desde 2013.