Solo na escola: popularização do conhecimento sobre a ciência do solo
Compartilhar:
Descrição
O projeto de extensão Solo na Escola é coordenado pela professora Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro desde o ano de 2016. O público principal é a comunidade estudantil do município de Chapadão do Sul e região, com o objetivo promover a educação e a popularização do conhecimento da Ciência do Solo. É uma maneira de preencher uma lacuna no aprendizado dos alunos do ensino básico referente à temática solos, tendo em vista que os conteúdos que envolvem a importância do mesmo para a vida e sua preservação ainda são apresentados de uma forma superficial na grade curricular. As ações também são voltadas para o público em geral, como forma de divulgação do conhecimento e conscientização para o uso racional do solo e de recursos naturais. Busca-se trabalhar conceitos básicos sobre o solo e seus componentes, de forma simples e didática atingindo também os professores das escolas que participam das ações. Em contrapartida, a participação de acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal na execução deste projeto tem sido uma oportunidade de despertar nos mesmos o interesse pela comunidade e pelo curso que estudam, colocando em prática e discussão assuntos que trabalham nas disciplinas dos cursos. As ações são realizadas nas escolas do município e região, e também no Câmpus de Chapadão do Sul da UFMS (CPCS/UFMS), utilizando-se dos espaços de convivência e das áreas experimentais como base.
Objetivos
Promover a educação e a popularização do conhecimento da Ciência do Solo na comunidade estudantil de Chapadão do Sul e região.
Atividade:
Atividades em escolas (inclusive rural). Atividades em feiras de ciências (na Feira Municipal de Ciências e numa escola particular). Atividades no Campus com Ensino Médio, com crianças e com idosos.
Impacto Social:
ExternoNas ações, a participação ativa dos alunos e professores levou a replicação de várias atividades sobre solos nas escolas, especialmente nas feiras de ciências, sendo um bom indicativo da efetividade da popularização da Ciência do Solo.
Dados de execução
Público Beneficiado:
Criancas
Adolescentes
Adultos
Idosos
MeioAmbiente
Grupo de pessoas beneficiadas:
Outros
Sistema beneficiado:
Florestas
Atendimentos:
100 Crianças
1000 Adolescentes
50 Adultos
30 Idosos