A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) elabora estratégias e observa as tendências e oportunidades que conduzam ao desenvolvimento econômico da cidade. Sua missão é estimular o crescimento organizado e sustentável, mantendo Sorocaba em alto nível de competitividade nos cenários estadual, nacional e internacional.
Ela estimula um ambiente favorável aos negócios e à competitividade, concentrando esforços para atrair novos investimentos de base tecnológica; apoio aos setores da indústria, comércio, serviços, agropecuário e turismo; e incentiva o diálogo permanente entre os campos do conhecimento e da cadeia produtiva.
A Sedet também responde pelo planejamento e coordenação das ações para qualificação de mão-de-obra, recolocação profissional e combate à informalidade e subemprego, criando condições favoráveis para a formalização dos trabalhadores e dos pequenos e microempreendedores.
Missão
Promover o desenvolvimento econômico e social, aumentando a competitividade do município, por meio do estímulo a atração de investimentos e apoio ao empreendedorismo e à inovação.
Visão
Ser um ambiente para o desenvolvimento de estratégias, programas, projetos e ações que incentivem de forma contínua, o aumento da competitividade econômica e social do município.
Valores
Disciplina;
Seriedade;
Cooperatividade;
Eficiência e Eficácia no Atendimento;
Praticidade e Objetividade;
Atitude Inovadora;
Comprometimento com a Sustentabilidade;
Credibilidade e Transparência.
Produtos e serviços
Captar tendências e oportunidades:
Por meio de relacionamento entre os diversos setores da sociedade civil: Câmaras de Comércio, entidades representadas no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social - CMDES, setor acadêmico, organismos públicos e privados;
Atração de novos investimentos: Prospecção por meio de:
Envio de materiais promocionais do município;
Ações junto a Agência de Fomento INVESTE-SP;
Câmaras de Comércios;
Consulados;
Concessão de incentivos fiscais - Lei de Incentivo Fiscal nº 6344/2000;
Apoio institucional para as questões de infraestrutura empresarial para implantação dos novos empreendimentos (CETESB, DAESP, Secretaria de Transporte, entre outras);
Promover cursos de qualificação e requalificação profissional
Inserção ou recolocação no mercado de trabalho
Apoio ao pequeno e micro empreendedor