O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Anjos da Vida foi fundado em 2003, na cidade de Balneário Camboriú e atua com pais, postulantes e comunidade mediando as discussões, acompanhando e atuando na política municipal de garantia do direito à convivência familiar. Os projetos desenvolvidos são criados a partir dessas demandas.
Junto à Rede de Atendimento de Balneário Camboriú e Ministério Público, o grupo promove o aceso à política pública de qualidade que garante os direitos de crianças, adolescentes e suas famílias e contempla a superação das desigualdades. Esse trabalho conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Poder Judiciário, Associação Nacional dos Grupos de Estudos e Apoio à Adoção e Comissão Estadual Judiciária de Adoção.
Atualmente com a ajuda de uma equipe multidisciplinar (pedagoga, psicólogos, advogado, médico e assistente social) e mais dois psicólogos voluntários. O Grupo dispõe de vagas para atendimento das medidas sócio educativas, a equipe técnica atua na área sócio-educacional e ministra palestras e formações sobre a temática da adoção.
Missão
A missão do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Anjos da Vida é preparar 40 pessoas a adoção de crianças e/ou adolescentes e atender 120 famílias no pós adoção, no município de Balneário Camboriú contribuindo com a garantia do direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária seguras.
Visão
Garantir à criança e ao adolescente a convivência familiar segura.
Valores
- Representar os adotáveis, adotados na defesa de seus direitos;
- Contribuir com a criação de resoluções, emendas, leis que contribuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente e no que tange o direito a convivência familiar;
- Representar e dar voz as crianças acolhidas em abrigos no que diz respeito o tempo de permanência, os processos e os direitos da família biológica em especial o tempo de espera da criança e do adolescente e seus prejuízos.
Produtos e serviços
- Curso de preparação aos pais postulantes à adoção junto à equipe técnica;
- Encontros mensais do grupão para troca de experiências, debates, dúvidas, andamento dos processos, acontecimentos sociais acerca da adoção e discussão sobre uma temática específica junto a equipe técnica, equipe das instituições acolhedoras e convidados;
- Atendimentos diários nos plantões da equipe técnica toda a comunidade;
- Realização de campanhas e palestra à respeito da temática.
-
O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Anjos da Vida tem por objetivo preparar as famílias quanto ao processo de adoção de crianças e adolescentes, contribuindo dessa forma, para a garantia de seus direitos à convivência familiar e comunitária de forma ...
- Balneário Camboriú
- Sociedade Civil