A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, é uma Universidade Estadual que oferta cursos de graduação e pós-graduação em três áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências da Vida e Meio Ambiente, no Rio Grande do Sul. A Uergs possui a Unidade Central e Reitoria no município de Porto Alegre, entretanto a sua atuação se dá em Unidades Universitárias presentes em 24 municípios do estado, e trabalha em prol do desenvolvimento regional. Cada Unidade possui uma oferta específica de cursos de Graduação e Especialização, de acordo com as necessidades da região em que está englobada. As ações de ensino da Uergs pautam-se nos princípios democráticos e de inclusão voltados à promoção da cidadania, bem como, na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Tais ações visam proporcionar aos acadêmicos, a inserção e o comprometimento com as demandas locais e regionais, promovendo a melhoria da qualidade de vida em prol das comunidades e o desenvolvimento sustentável e coletivo, em interlocução com as questões contemporâneas sociais, culturais e econômicas.
A Lei de Criação da Universidade (Lei Estadual 11646 de 2001) assegura 10% das vagas para pessoas com deficiência e 50% das vagas para candidatos hipossuficientes economicamente, garantindo nesta reserva vagas para candidatos negros e indígenas, em proporção no mínimo igual à população de negros e indígenas do Estado, segundo dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A Universidade se responsabiliza, por meio de ações de assistência estudantil, garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados nos cursos presenciais.
A atuação docente se dá nos eixos de ensino, pesquisa e extensão: a partir da atuação dos professores e funcionários na extensão, são realizados projetos, cursos, encontros e debates científicos, eventos culturais e artísticos, entre outras atividades de extensão diversas, destinadas à formação integrada dos alunos, técnico administrativos e comunidade em geral, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico-cultural e ambiental das comunidades. A pró-reitoria de extensão (ProEx) tem trabalhado para inserir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos projetos, incluindo a necessidade de adequação aos ODS para concorrer a bolsas de extensão. Neste sentido, diversos projetos que abordam, direta ou indiretamente, os ODS têm sido desenvolvidos. Os títulos de alguns projetos são apresentados a seguir: “Direitos Humanos, Educação Ambiental e ODS”; “Ciclo de Estudos e Ações em Rede do ObservaCampos de 2022: Água – ODS, Análise Fílmica”; “Sistematização da VIII Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul”; “Mostra Científica Cidades e Sustentabilidade”; entre outros. Além dos eventos, diversas palestras na temática dos ODS são realizadas na Universidade, englobando tópicos como: “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 na Gestão Pública”; “Mobilidade nos centros urbanos e indicadores de sustentabilidade: o caso de Porto Alegre”; “As potencialidades da Agenda 2030 da ONU e dos ODS para promoção do desenvolvimento sustentável: Desafios para a Uergs”.
Na área de pesquisa e pós-graduação, a Universidade oferta cursos de pós-graduação lato sensu em diversas Unidades Universitárias, com propostas englobando temáticas como: Cidadania e Mobilidade; Gestão Ambiental Industrial; Gestão de Serviços em Saúde; Gestão e Sustentabilidade Ambiental; Biotecnologia; Agroecologia e Segurança Alimentar; Educação Musical; Gestão em Educação; Leitura Literária; Gestão Pública; Agronomia, meio ambiente e sustentabilidade; Inovação, entre outras.
Oferta também cinco cursos de mestrado: Mestrado Profissional em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática; Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Mestrado Acadêmico em Sistemática e Conservação da Diversidade Biológica, curso em forma associativa entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA); Mestrado Profissional em Educação; e o Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade. Este último tem realizado ações em prol do atingimento das metas dos ODS, e o tópico é ponto de discussões entre os docentes. O próximo processo seletivo incluirá, na análise dos projetos de pesquisa, a verificação da pertinência e adequação dos mesmos aos ODS da Agenda 2030. O Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade recentemente se credenciou à Rede Trajects – Centro Transnacional para transições justas em energia, clima e sustentabilidade. A Rede tem como objetivo dar suporte e proporcionar a troca, pesquisa e educação em transições justas, buscando um futuro mais sustentável, e engloba instituições de ensino e pesquisa em diferentes continentes do planeta.
A Universidade está envolvida no desenvolvimento do projeto INOVA RS, que, em conjunto com o Governo do Estado, sociedade civil e empresas, mapeia o estado visando a articulação e construção de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social do Estado, com base na definição de prioridades e oportunidades locais, valorizando os ativos e potenciais regionais. Além disso, a Universidade possui um Núcleo de Inovação Tecnológica, que tem como missão “Fortalecer, direcionar, manter e captar parcerias da Uergs com empresas, órgãos de governo e demais organizações da sociedade civil, gerando oportunidades para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição sejam beneficiadas por meio destas interações e contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável, através de processos de inovação e empreendedorismo nos mais diversos aspectos.
O PDI, em vigor por dez anos a partir de 20220, apresenta um modo de pensar a Universidade de uma forma mais efetiva, moderna, inovadora e sustentável, e traz como princípios e valores a liberdade e pluralidade de pensamentos; educação e respeito aos direitos humanos; consciência ética e responsabilidade socioambiental; democracia e cidadania; inclusão, diversidade e equidade; integração, cooperação e criatividade; excelência acadêmica; eficiência na aplicação de recursos públicos, em prol da sociedade gaúcha. O PDI 2022-2032 traz sete objetivos institucionais, sendo eles: a) Manter e fomentar a inclusão social, mediante o aperfeiçoamento das políticas de ingresso, de permanência e de qualificação dos processos educativos, atentando para o princípio da equidade e o atendimento das diferenças existentes na sociedade e considerando os economicamente hipossuficientes e demais grupos em situação de vulnerabilidade social; b) promover a formação humana integral de seus estudantes, para uma atuação crítica, ética, comprometida com o desenvolvimento sustentável e profissionalmente qualificada; c) fomentar a produção e a difusão de conhecimentos, fortalecendo as ações indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão; d) aperfeiçoar a estrutura universitária, estimulando uma presença institucional capaz de responder às demandas e aos desafios da sociedade contemporânea; e) desenvolver atividades transversais e interdisciplinares em áreas estratégicas de desenvolvimento, com inovação acadêmica, científica e tecnológica; f) ampliar a integração com os diversos segmentos da sociedade, por meio de ações de interação e interinstitucionalidade ; g) Implementar políticas e programas de internacionalização da Universidade, por meio de convênios que promovam os intercâmbios técnicos, acadêmicos e culturais realizados com ações de pesquisa, ensino e extensão.
A partir do exposto, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul se faz uma excelente candidata ao recebimento do Selo ODS Edu, já que atua em conjunto com a comunidade acadêmica, sociedade civil, empresas e governanças. A atuação observa as metas da Agenda 2030, e a Universidade desenvolve projetos que visam não apenas a disseminação das informações sobre os ODS, como também buscam mecanismos para os atingimentos destas metas.
Missão
“Promover o desenvolvimento regional sustentável através da formação de recursos humanos qualificados, da geração e da difusão de conhecimentos e tecnologias capazes de contribuir para o crescimento econômico, social e cultural das diferentes regiões do Estado”.
Visão
"Ser uma universidade reconhecida pela sociedade como eficaz e eficiente na promoção do desenvolvimento regional sustentável".
Valores
Democracia e participação coletiva nas decisões;
Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão;
Formação humana integral;
Respeito às diferenças e diversidades sócio-culturais; pluralidade de ideias e credos;
Compromisso com a ética, cidadania e inclusão social;
Foco no desenvolvimento regional sustentável a partir das demandas e necessidades locais e regionais.