Coeso - Centro de Orientação e Educação Social

Rua Pedroso de Barros , 187
Vila Angélica - Sorocaba/SP

Fundada em 09 de Maio de 2000, o COESO - Centro de Orientação e Educação Social iniciou suas atividades com o objetivo de atingir o segmento de educação, cultura e lazer. A COESO é dirigido pela presidente Senhora Sandra Machado de Freitas, mentora da seriedade desta organização que preza por valores igualitários. O COESO iniciou suas atividades com a Creche Semeadores do Amanhã, após um acidente fatal, onde a filha da presidente da diretoria perdeu sua vida, esta se motivou a ofertar um serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, o "Espaço de Convivência Larissa" , com foco na arte, sustentabilidade, educação, cultura e lazer, possibilitando resignificados para as histórias de vida de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social, suas famílias e comunidade. O coroar desta iniciativa foram os prêmios como o da Fundação GE Volunteer Foudation entre 140 projetos inscritos em todo o mundo e o Premio Mulher de Negócios, 1º. Lugar em São Paulo e 3º. Lugar no Brasil, pelo SEBRAE.
Iniciou-se com a Creche Semeadores do Amanhã, visando inicialmente atender crianças de 03 meses a 04 anos, residentes no bairro Vila Nova Sorocaba, onde a demanda era muito grande e não existia vaga nas creches municipais. Atualmente, graças às parcerias conquistadas, a creche atende 180 crianças. Também tem o Espaço de Convivência Larissa de Freitas Borges, que iniciou com 120 (cento e vinte) crianças de 07 á 14 anos de idade, do bairro da Vila Angélica e Vila Barcelona.
Em 16 de maio de 2007, com objetivo da autosustentabilidade, foi inaugurada a Fábrica de Sabão Ecológico. O Instituto de Educação Sócio Ambiental – IESA é uma OSCIP, ligada ao COESO, atendendo cerca de 10 famílias na reciclagem de óleos de cozinha. Hoje a COESO realiza diversos projetos sociais contemplando crianças e adolescentes, estes projetos acontecem em parceria com a prefeitura de Sorocaba e empresas, e ocorrem principalmente para tender as demandas sociais trazidas pelas
famílias moradoras dos bairros em que a organização está instalada, muitas destas demandas são referentes a educação. Designando assim, os inúmeros serviços prestados pela organização, um exemplo disso são as atividades desenvolvidas com as
crianças, como: música, artes, dança, teatro, reforço escolar, esporte (jiu jitsu e boxe), entre outros.

Missão

Proporcionar a sociedade mais mais dignidade,cidadania, educação , justiça, esperança, através de projetos que priorizem a restauração e a promoção do ser humano, sem distinção social alguma como raça, conidção social , político e religioso.

Visão

Ser reconhecida como ONG inovadora de excelência em sustentabilidade e qualidade de gestão e planejamento organizacional.

Valores

Construir relacionamento com a comunidade, parceiros e assistidos através da transparência, respeito e amor ao próximo.

Produtos e serviços

- Creche Semeadores do Amanhã
- Espaço de Convivência Larissa
- Fábrica de Sabão Ecologico
- Geração renda:Projeto Pão Nosso
-Geração de renda ; Alinhavando o Futuro

A Creche Semeadores do Amanhã atende 230 crianças entre 4 meses à 4 anos e 11 meses e funciona por 10 horas diárias, de segunda a sexta, primando pela qualidade, carinho, alimentação e cuidados com a saúde.

Espaço Convivência Larissa : hoje atende em três projetos, Larissa I localizado na Vila Angélica, Larissa II no Parque dos Espanhóis e Larrisa III no Parque São Bento I, todos na cidade de Sorocaba. Atende Jovens 07 a 17 anos aplicando oficinas de musica, dança, coral, arte reciclagem, pintura, fotografia, reforço escolar, Jiu jitsu entre outros a depender das parcerias realizadas para o cronograma anual.

Fábrica de Sabão Ecológico - É o Instituto de Educação Sócio Ambiental, que tem como gestor o COESO, localizado na Vila Angélica. Trata-se de uma fabrica de sabão ecológico, que tem como apoiadores a JCB do Brasil e a Prefeitura de Sorocaba, onde o óleo de cozinha usado é coletado em residências e em empresas, passa por um processo de reciclagem virando sabão em pó e em barra contribuindo com a preservação do meio ambiente. Além de dar oportunidades de emprego à comunidade, toda a renda gerada com a venda do sabão é revertida paras as crianças da creche Semeadores do Amanhã, assistidas pelo COESO.

Projeto Geração Renda Pão Nosso: Envolve os pais da comunidade em cursos de culinária especializada, oferecendo um vasto cardápio de opções como serviço de Buffet, coffee break, coquetel e disponibilizam esse serviço para cursos, palestras, seminários, conferencias e eventos em geral. Toda renda é revertida para os projetos sociais, além de socializar da oportunidade de renda para muitos pais da nossa comunidade.