SENAI "Gaspar Ricardo Junior"

Pra
Jardim Santa Rosália - Sorocaba/SP

A Escola SENAI de Sorocaba iniciou seu funcionamento em 1959, época em que a cidade contava com cerca de 25 mil trabalhadores industriais. Foi construída em terreno doado pela Prefeitura Municipal, a partir de projeto arquitetônico assinado por Hélio Duarte, Roberto José Goulart Tibau e Marlene Picarelli. Em 1974, recebeu patrono e nova denominação: Escola SENAI "Gaspar Ricardo Júnior".
O Senai configura-se como sistema estruturado em base federativa, que desenvolve ampla gama de programas de formação profissional, buscando atender às carências da mão-de-obra industrial brasileira, sempre em função das peculiaridades de cada região do país.
Sensível às demandas originadas pelo setor industrial, diversificou amplamente suas atividades e, hoje, é uma instituição educacional que atua em diferentes frentes — desde a educação de menores para o trabalho e a formação de técnicos e tecnólogos industriais, até a realização de treinamentos ágeis e rápidos, destinados a adultos.
Situado entre o Poder Público, que o criou e fiscaliza, e as entidades representativas das indústrias, que o administram, o Senai constitui legalmente uma entidade de direito privado, nos termos da lei civil.

Missão

Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.

Visão

Consolidar-se como líder nacional em educação profissional e tecnológica e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria brasileira, atuando com padrão internacional de excelência.

Valores

 Comprometimento e responsabilidade com a missão institucional;
 Confiabilidade de cada colaborador, incluindo integridade, lealdade, acatamento das normas morais e dignidade;
 Valorização do ser humano e da harmonia nas relações sociais;
 Respeito ao meio ambiente;
 Busca permanente da eficiência e da inovação nos serviços, produtos e processos;
 Transparência e ética na relação entre colaboradores e na relação com clientes e fornecedores;

Produtos e serviços

A Escola oferece Cursos de Aprendizagem Industrial para as qualificações de Mecânico de Usinagem, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Mecânico Automobilístico, Almoxarife, Caldeireiro e Mecânico de Produção Industrial, sendo os dois últimos realizados no sistema dual, com a parte prática desenvolvida nas empresas.

Em nível técnico, oferece curso de habilitação Técnico em Mecatrônica. Oferece ainda curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica e Pós-Graduação em Otimização e Gerenciamento da Manufatura.

Para atender de maneira rápida e flexível à demanda de mão-de-obra qualificada em diversas áreas a Escola SENAI Sorocaba cursos de Formação Inicial e Continuada de qualificação, aperfeiçoamento e especialização, desenvolvidos na escola ou nas empresas.