Recanto da Cruz Grande

Avenida Cruz Grande, n
Chácaras Monte Serrat - Itapevi/SP

O RECANTO DA CRUZ GRANDE é uma associação civil, de natureza beneficente, filantrópica e religiosa, sem fins econômicos e/ou lucrativos, de caráter educacional, pertencente a Rede Salesiana de Ação Social - RESAS.
Encontra-se a aproximadamente 12 km do centro de Itapevi, em um local de difícil acesso, sendo o único ponto de cultura e lazer para as crianças, adolescentes e jovens das imediações.
Visando dar uma resposta a esta realidade desenvolvemos há 51 anos a Escola Irmã Jécia Pinheiro (Ensino Fundamental I), totalmente gratuita e há 19 anos, o Projeto ”Crescendo em Cidadania” que por meio de atividades socioassistenciais, atende crianças que frequentam nossa Escola e adolescentes e jovens que estudam nas escolas da região.
Desde 2000, as ações desenvolvidas pelo Recanto da Cruz Grande se unificaram no PROGRAMA: “JUNTOS CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO”, formado por dois eixos: A Educação e a Assistência Social, integrando as ações desenvolvidas e objetivando envolver a comunidade educativa, a comunidade local, as empresas, além dos demais atores que compõem a rede de serviços do município na implementação e desenvolvimento da ação educativa.

Missão

Contribuir com a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, por meio da Educação e da Assistência Social, assegurando a qualidade, o resgate e o fortalecimento da dignidade das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, auxiliando-os no desenvolvimento integral e potencializando a interação na sociedade como sujeitos de direito.

Visão

Ser uma Instituição crescente e de referência na realização de ações de Educação Básica e de Atividades Socioassistenciais voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, favorecendo seu protagonismo no desenvolvimento local.

Valores

• Desenvolvimento integral do educando e de suas famílias;
• Acreditamos que a religiosidade é parte integrante e fundamental do desenvolvimento integral;
• Acolhida - todos são sujeitos de Direito;
• Praticamos o diálogo-educativo e a ética como princípios em nossas ações;
• Incentivo à vivência e autonomia;
• Protagonismo;
• Eficiência, competência, compromisso e profissionalismo;
• Corresponsabilidade nas ações educativas.

Produtos e serviços

1. EDUCAÇÃO BÁSICA: ESCOLA IRMÃ JÉCIA PINHEIRO
Ensino Fundamental de 1º à 5º Ano. Em consonância com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996.

1.1 OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA IRMà JÉCIA PINHEIRO: “Alegria de Aprender” (Reforço Escolar), Inclusão Digital, “Projeto Leitura Viva” (Em parceria com o Instituo Cacau Show), Complementação Alimentar (Em parceria com Prefeitura Municipal de Itapevi), Biblioteca Padre Eduardo Roberto, Apoio socioeducativo, Apoio às Famílias.

2. PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL: PROJETO CESCENDO EM CIDADANIA
Atividades esportivas, recreativas, artísticas e culturais.
Em conformidade com a Resolução nº 109/ CNAS de 11 de nov./09, o Programa enquadra-se no Serviço de Proteção Básica. – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

2.1 IDENTIFICAÇÃO DAS OFICINAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO CRESCENDO EM CIDADANIA: Artes com mosaico, Artesanato, Bordado Oitinho, Bordado Vagonite, Computação, Coral, Culinária, Dança, Esportes radicais, Futebol, Hip Hop, Jogos, Jornal, Pastoral da Juventude, Pintura em tecido, Recreação, Roda de conversa, Tarefa, Teatro e Violão.

  • Escola Irmã Jécia Pinheiro Recanto da Cruz Grande

    Considerando os desafios e as perspectivas presentes no cotidiano de nossa intervenção profissional, a ESCOLA IRMÃ JÉCIA PINHEIRO, oferece de forma gratuita Educação Básica de qualidade (Ensino Fundamental de 1º à 5º Ano) para 270 alunos dos bairros ...

  • Projeto Crescendo em Cidadania Recanto da Cruz Grande

    Considerando os desafios e as perspectivas presentes no cotidiano de nossa intervenção profissional, o PROJETO CRESCENDO EM CIDADANIA, oferece de forma gratuita Atividades Socioassistenciais para 140 crianças e adolescentes (de 08 à 15 anos) dos bair ...