Flex Em Canto
Resumo
Olhando os benefícios que a música proporciona e a fim de levar qualidade de vida ao colaborador e consequentemente interação com a público interno e comunidade, em 2006 foi criado o Flex em Canto, grupo de canto coral formado por colaboradores da Flex advindos das áreas operacionais e administrativas que tiram duas horas da semana para os ensaios e possuem um calendário social de apresentações internas e externas.
Estudo da realidade
Já diz o velho Dito Popular Quem canta seus males espanta. Mais que isso, a música é um tipo de expressão que trabalha, corpo, alma e mente. Segundo estudos médicos, cantar equilibra o sistema neurovegetativo e reforça a atividade dos nervos parassimpáticos, responsáveis pelo relaxamento do corpo.
Em paralelo, alguns outros apontamentos quanto à música:
Ao levantar a voz, ser ouvido, ser reconhecido e aceito, o ser humano torna-se mais comunicativo e participativo
A prática do canto é também uma respiração estruturada e que se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração. Quem canta evita doenças como Alzhirmer
Somado a esses apontamentos, tem ainda socialização, pois música não se faz sozinho e quando se trata de um grupo coletivo de música, outros substantivos são trabalhados e desenvolvidos como: assertividade, negociação, trabalho em grupo, disciplina, autoconhecimento e consequentemente aumento da autoestima.
Justificativa
Com já explicado no estudo acima, sabe-se que a música traz vários benefícios à saúde e bem estar.
Com o Flex Em Canto, o colaborador conquista esses benefícios. Ele se sente mais valorizado, reconhecido pelo colegas, mais criativo, disciplinado na vida profissional e social.
Em setembro de 2015, o grupo passou mudanças, com a troca de regência e colocação de pianista e formato de ensaio a fim de levar mais benefícios aos atendidos.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
O grupo faz apresentações externas levando musicalidade,importância de um grupo coral dentro de uma empresa, interagindo em Encontros de Corais, eventos sociais da empresa.
È o exemplo do Adote um vovô, onde todos puderam levar música aos idosos, Abertura dos Jogos do SESI quando homagearam os colaboradores-atletas das empresas e nas mostras culturais no estado de São Paulo.
Impacto Interno
O colaborador traz consigo sentimento de pertencimento com a empresa, conquista autoestima, valorização e respeitabilidade entre colegas e gestão.
Ao participar do Coral, o colaborador se sente mais ativo, criativo e enxerga oportunidades de colaborar com a empresa e usufruir dos programas oferecidos pela Flex, cuidando melhor da própria saúde.
É nítido quando ele retorno ao posto de trabalho após uma apresentação interna e/ou externa, com sentimento de valorizados, estando mais docado e querendo oferecer seu melhor .
Os gestores também incentivam, se programam com a ausência do colaborador - coralista e quando há apresentação e se tornam verdadeiros fãs.
Além disso, no grupo de coral ao mesmo é lapidado o espírito de coletividade, aprendizado e vontade de desenvolver, tanto que àqueles que entram depois, são grandemente recepcionados pelo veteranos, fazendo o nos sentiremse em casa.