EduKa - Educação ambiental Kanjiko
Resumo
A KANJIKO DO BRASIL, desenvolve o projeto EduKa, que consiste trabalhar a conscientização ambiental por meio de interação junto aos colaboradores e publico externo na busca da integração à sociedade. O trabalho acontece em parceria com outras instituições é desenvolvida de modo interno e externo a unidade de trabalho de nossa organização entre os anos de 2015 e 2016.
Estudo da realidade
O Projeto teve como base para início a necessidade de desenvolver ações sociais de cunho ambiental junto aos colaboradores e diversos agentes sociais, da comunidade e sociedade local na busca da melhor maneira de praticar sua responsabilidade, desenvolvendo ou participando de projetos sociais, afim de que esse envolvimento tenha uma identificação com a sociedade e seu público (interno e externo) e uma boa imagem institucional.
A KANJIKO DO BRASIL possui em seu quadro de colaboradores 475 funcionários no qual grande parte reside na cidade de Sorocaba atualmente na Região Metropolitana de Sorocaba na qual consiste o conjunto de 11 municípios, sendo estes Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim, localizados no eixo das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, segundo dados da Secretaria de Assuntos Metropolitanos do estado de São Paulo.
Nesse contexto a empresa possui um sistema de gestão ambiental corporativo onde tornou-se sinônimo da produtividade e competitividade aos seus negócios. Entende-se por Gestão Ambiental o conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações e procedimentos para proteger a integridade dos meios físico e biótico, bem como a dos grupos sociais que deles dependem tornando-se vital para a sobrevivência organizacional.
O projeto EduKa da KANJIKO DO BRASIL busca promover a conscientização ambiental, visto a necessidade de desenvolver uma base de conhecimento ambiental de modo a suprir a carência aos preceitos ambientais, fortalecer a conscientização sobre a importância da sustentabilidade de acordo com o ODM 7 e promover a interação da empresa a sociedade, assim, o projeto atua através de palestras a instituições de ensino e público interno e externo. O projeto teve início em abril de 2015 atualmente em desenvolvimento com previsão de término em março de 2017, colaborando com 7 instituições, atuando com 8 mobilizações e ministrando 6 palestras.
Justificativa
Os certificados sociais são os diferenciais das empresas socialmente responsáveis o que distingue de outras empresas ainda não certificadas. Quando a certificação se converte em informação para o público, esse irá valorar de forma distinta de outros produtos. Dessa forma para conquistar um diferencial e obter a credibilidade e aceitação da sociedade e das diversas partes interessadas dentro do universo empresarial incorporado a disciplina organizacional com a melhora da imagem para clientes, fiscalização, funcionários, investidores, comunidade e colaborar no desenvolvimento do Sistema de Gestão Ambiental da organização, essencial frente a certificação da ISO 14.001 que a mesma detém.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
Promovemos a aproximação e conscientização entre os 95 alunos presentes e o mercado de trabalho na área ambiental, através de palestra ministrada na instituição FATEC, segundo declaração da instituição e depoimentos dos presentes.
Impacto Externo
Recolhemos e encaminhamos à reciclagem mais de 90 litros de oleo vegetal na coleta interna do óleo gerado na empresa, através da modilização dos voluntarios para o gerenciamento desse resíduo, conforme pode ser verificado nos manifestos de transporte de resíduos.
Impacto Externo
Promovemos a aproximação e conscientização a 80 alunos das instituições de ensino Colégio Técnico Ivo Almeida, Centro Paula Souza Etec Porto Feliz e UNISO, através de palestras nas tematicas Meio Ambiente e Segurança do Trabalho ministradas durante a visitação destas insituições na KANJIKO DO BRASIL - unidade SOrocaba, segundo declaração das instituições e depoimentos dos presentes.
Impacto Interno
Promovemos a sensibilização ambiental de 480 colaboradores da KANJIKO DO BRASIL - unidade Sorocaba, através das palestras e mobilizações ambientais realizadas pelo projeto EduKa onde possibilitou melhora no desempenho ambiental da empresa conforme os indicadores ambientais: Registro de Kaizens, Consumo de água, Consumo de Energia elétrica, Consumo de GLP e Emissão de CO2, segundo depoimentos do departamento de Meio Ambiente e diretoria da empresa.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Doação de cestas basicas e produtos de limpeza para a instituição CRECHE MARIA CLARO, através da mobilização dos voluntários do projeto EduKa em recolher e reciclar o óleo vegetal gerado nas atividades interna da KANJIKO DO BRASIL - unidade Sorocaba, conforme verificado o recebimento do material com a instituição.
Impacto Interno
Promovemos a sensibilização ambiental de 40 jovens aprendizes atuando na KANJIKO DO BRASIL - unidade Sorocaba, através das palestras e mobilizações ambientais realizadas pelo projeto EduKa onde possibilitou melhora no desempenho ambiental da empresa conforme os indicadores ambientais: Registro de Kaizens, Consumo de água, Consumo de Energia elétrica, Consumo de GLP e Emissão de CO2, segundo depoimentos do departamento de Meio Ambiente e diretoria da empresa.