Reciclagem de Eletrônicos
Resumo
Em parceria com a empresa Ecobraz, o Centro Médico descarta corretamente todos os eletrônicos que não possuem mais utilidade nos trabalhos da empresa.
Estudo da realidade
Com o crescimento da instituição e troca de equipamentos tecnológicos, houve um considerável aumento no volume de lixo eletrônico. Sabendo que o lixo eletrônico cresce três vezes mais que lixo convencional, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a maior parte desses resíduos não tem ainda destinação adequada. Um risco para o meio ambiente e a saúde.
Justificativa
O maior centro público de descarte e reuso de lixo eletrônico da América Latina funciona num galpão de 450 metros quadrados, na Universidade de São Paulo (USP). Para o local são levados até 20 toneladas de resíduos por mês, toneladas de veneno se misturam com diversos tipos de plásticos, metais e componentes, material jogado fora, mas que tem alto valor de mercado. Sem contar as máquinas que, em muitos casos, ainda funcionam.
Pensando em contribuir com este tipo de ação, o Centro Médico buscou uma parceira com empresa habilitada a realizar o processo de
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
Eliminação de 16 equipamentos (na última retirada documentada), que deixaram de ser tratados como lixo comum.
Os insumos retirados pela empresa parceira, beneficiou a população de Sorocaba e promoveu a sustentabilidade para benefício do planeta.