COLETIVO Coca-Cola
Resumo
A Associação Beneficente Antônio José Guarda, desenvolve o projeto Coletivo Coca-Cola, por meio de mobilização em escolas, nas redes sociais, em reuniões intersetoriais, Ongs, rádio comunitária e mídia; em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil e apoio da Sorocaba Refrescos S/A. Em nossa comunidade há um número crescente de jovens e adultos desempregados, por falta de formação profissional, enfrentando o desafio constante de envolvimento com as drogas, quer como usuários ou fornecedores. Entendemos que os cursos de Formação para o Mercado de Varejo são estratégias para desenvolvimento pessoal e social do público alvo, ou seja, adolescentes e adultos, possibilitando acesso ao mercado de trabalho, geração de renda, relacionamento interpessoal e empoderamento comunitário. Esse projeto aconteceu na AJG, zona norte de Sorocaba, que iniciou em agosto de 2015 e terminou em junho de 2016.
Estudo da realidade
A atual Secretaria de Educação de Sorocaba definiu entre suas principais diretrizes quatro eixos de Desenvolvimento das Políticas Públicas da cidade, focando o eixo Cidade Moderna e de Oportunidades, visando ampliar a oferta e qualificação dos empregos e promover a qualificação do trabalhador. Em 2010, de acordo com o IBGE - Senso Demográfico, 73,4% de adolescentes e adultos de 18 a 24 anos concluíram o ensino fundamental, 66,2% de adolescentes de 15 a 17 anos concluíram o ensino médio e 33,5% de 15 a 17 anos estavam fora da escola. Constata-se que quase metade da população de Sorocaba está concentrada na zona norte, região em que está localizada a AJG. A maior concentração de empregos também está nessa região, com 30% das ofertas oferecidas no município.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social-Sedes (Jornal Cruzeiro do Sul- julho de 2015), Sorocaba contava com 52.293 pessoas em situação de pobreza, ou seja, com renda de até R$ 154,00 mensal, sendo que 20.888 pessoas sobrevivem em situação de extrema pobreza, com renda mensal de até R$ 77,00. Em contrapartida, apresenta o menor acúmulo de renda da cidade (Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade), levando-nos a considerar que há aumento de um público despreparado para ingressar no mercado de trabalho, tornando-se um desafio constante o seu envolvimento às drogas, quer como usuários ou fornecedores. Essas estatísticas demonstram jovens sem expectativas de futuro, com dificuldade quanto aos conhecimentos referentes ao ensino regular, tornando-os desestimulados para novos saberes.
Justificativa
Tendo em vista o estudo da realidade local e cientes de que a capacitação profissional é de vital importância na trajetória do ser humano, a AJG tem o compromisso de suprir as deficiências do atual cenário socioeducacional. Com a essa formação surgem oportunidades para o primeiro emprego e, havendo interesse em continuar sua formação, a pessoa estará apta a galgar o sucesso tão esperado por todos, pois habilita adolescentes e adultos, contemplando suas necessidades, expansão de suas habilidades, autoconfiança, autoestima, autonomia financeira, protagonismo, perspectiva de vida e o exercício da cidadania. A adolescência é uma fase em que se vive o dilema entre estudos e trabalho, e também, um período de indecisões entre a escolha em seguir um caminho profissional e a falta de recursos financeiros para buscar a vida acadêmica. A nossa comunidade é carente de ensino técnico e profissionalizante gratuito e o ensino regular está com sua qualidade comprometida. Estamos numa região vizinha de grandes empresas e trajeto do polo tecnológico instalado em nossa cidade. Sabe-se também, através de contatos com agências de emprego e empresas, que o mercado de trabalho se torna cada vez mais exigente, competitivo e encontra dificuldades na captação de profissionais qualificados. Caso queiramos que em futuro próximo tenhamos um público capacitado para atender às necessidades do atual mundo do trabalho, é fundamental investimento nas ações que ofertam acesso à capacitação profissional.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
1. Acabar com a fome e a miséria
Impacto Externo
- Através dos cursos de preparação e capacitação profissional do Coletivo Coca-Cola, 392 jovens e adultos foram certificados, estando aptos a serem absorvidos pelo mercado de trabalho e de acordo com informação do Instituto Coca-Cola Brasil, 30% dos concluintes foram empregados.
Impacto Interno
- Através dos cursos de preparação e capacitação profissional do Coletivo Coca-Cola, 02 colaboradores foram certificados, estando aptos a serem absorvidos pelo mercado de trabalho.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
- Durante toda realização do projeto, conforme avaliação sistemática, foram mobilizados os esforços dos diversos setores das instituições envolvidas, entre elas: Instituto Coca-Cola Brasil, AJG e Sorocaba Refrescos S/A, visando a capacitação de 392 participantes para maior autonomia profissional e pessoal.
Impacto Interno
- Durante toda realização do projeto, conforme avaliação sistemática, foram mobilizados os esforços dos diversos setores das instituições envolvidas, entre elas: Instituto Coca-Cola Brasil, AJG e Sorocaba Refrescos S/A, visando a capacitação de 02 colaboradores para maior autonomia profissional e pessoal.