Capoeira com Educação, Cidadania e Musica
Resumo
PROJETO "Capoeira com Educação, Cidadania e Musica", é a contribuição para formação de cidadãos. Visa criar condições, que permitam ao nosso público ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania, direcionando a realidade de cada região, proporcionando ao público conhecimentos através da prática da capoeira, contribuindo para a valorização da cultura brasileira e incentivando a pratica de atividade física. O projeto atende as crianças e adolescentes da EESG Profª Wanda Costa Daher, no bairro Ana Paula Eleotério - Habiteto,com aulas de capoeira, atividades culturais, dinâmicas em grupos com lanche e uniforme.
Estudo da realidade
De acordo com o IBGE, a frequência escolar, entre os jovens de 15 à 17 anos no ensino médio, melhorou em 2010, sendo 33,55% estavam fora da escola. Mas a taxa de conclusão dos jovens entre 18 e 24 anos é de apenas 66,2%. E de acordo com o Portal ODM - Ministério de Educação INEP (o ODM 2 Educação Básica de Qualidade para Todos) - O aluno é considerado em situação de distorção idade-série quando a diferença entre a idade do aluno e a idade prevista para a série é de dois anos ou mais. Percebe-se que a distorção idade-série eleva-se à medida que se avança nos níveis de ensino. Em 2.014, entre alunos do ensino fundamental, 2,2% estão com idade superior à recomendada nos anos iniciais e 8,1% nos anos finais. A defasagem chega a 10,8% entre os que alcançam o ensino médio no município.
A região do bairro Ana Paula Eleotério Habiteto, é uma das regiões com maior índice de desemprego e de famílias em vulnerabilidade social, mas tem apresentado grande empenho e resultados positivos a partir das atividades intersociais desenvolvidas através da Secretaria de Desenvolvimento Social. O alto índice de jovens envolvidos com a droga e álcool na faixa etária de 06 à 17 anos nessa região e têm sido diretamente atingidos pelas atividades, assim os mantendo afastados das ruas.; O 2º fator importante, é o de mães adolescentes, entre 10 e 19 anos de idade. O percentual de mães com idade inferior a 20 anos é preocupante. Na maioria dos casos, as meninas passam a enfrentar problemas e a assumir responsabilidades para as quais não estão preparadas e com graves consequências para elas e para a sociedade (ODM 5 Portal ODM | Datasus). Deve se levar em consideração, que muitos desses bebês, tem o pai biológico, que também deixa a fase da adolescência para ser o gestor da família.
Justificativa
Ao trabalhar com jovens a partir dos 11 anos de idade, com muita vontade de ter um futuro diferente do que em geral lhe seria proporcionado nas ruas, a Diretoria da EESG Profª Wanda Costa Daher entrou em contato com a CIPS, em 2014 para começar a parceria com o projeto, e com sequência desde então.
Com a realidade da região, entende-se que as atividades criativas, trabalhando com a permanência na escola (Iniciativa ODL 1), fortalecendo o estímulo e apoio a cultura e esporte (Iniciativa ODL 2), levando em conta o alto índice de jovens com tempo ocioso em casa, permitindo-os trazer os irmãos e amigos para participar das atividades. Dessa maneira, o aluno poderá participar das atividades desde que haja respeito às regras e à organização. O PROJETO "Capoeira com Educação, Cidadania e Musica" proporciona o desenvolvimento de relações de sociabilidade com a comunidade.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
Fortalecendo o estímulo e apoio a cultura e esporte, os alunos estão cada vez mais motivados para a preparação para os campeonatos anuais (fotos anexo). Segundo os preparadores.
Trazendo as atividades criativas, a diretoria da escola pecebeu que os alunos são estimulados a permanecer na escola após o horário de aula, para participar das atividades, tirando-os do convívio nas ruas. Estimulando inclusive o interesse em sala de aula, estimulando-os nos resultados com as notas finais.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Promovendo o voluntariado e sua capacitação - Os mais velhos ajudam a zelar pelos menores; cuidam do uniforme, do lanche.
Em uma região, onde o indivíduo tem o pensamento extremamente individualista, marginalizado e com um dos maiores indices de vulnerabilidade social, "o cuidar" tem um valor significativo, contam os colaboradores.
Impacto Externo
Trazendo as atividades criativas, a diretoria da escola pecebeu que os alunos são estimulados a permanecer na escola após o horário de aula, para participar das atividades. Estimulando inclusive o interesse em sala de aula.