Reciclagem de óleo
Resumo
O Centro Médico, através de parceria com a Coeso (Centro de Orientação e Educação Social) e IESA (Instituto de Educação Socioambiental) promove a coleta de óleo de cozinha usado nas dependências da empresa, disponível para 250 colaboradores diretor e também para os 500 clientes por dia, que frequentam o Centro Médico.
Ao óleo arrecadado é doado ao Instituto que além de realizar o processamento do óleo para transformá-lo em sabão, atende crianças em risco social das ruas em horários ociosos, despertando seus talentos e mostrando como aplica-los. Proporcionando à sociedade mais dignidade, cidadania, educação, justiça, esperança, através de projetos que priorizam a restauração das necessidades básicas do ser humano. Além disso, percebendo a necessidade das famílias das crianças assistidas, o instituto realiza também oficinas de trabalhos manuais, cursos de panificação e de culinária em geral, serviço de buffet solidário para servir café da manhã em eventos. Tudo para gerar renda e dignidade a essas famílias.
Estudo da realidade
Estudos mostram que apenas 1 litro de óleo pode contaminar cerca de 1 milhão de litros de água. A cidade de Sorocaba apesar de possuir diversos locais como ponto de coleta, inclusive com apoio da Prefeitura, ainda encontra dificuldades para levar a população a conscientização do desprezo corretos de óleo. Sendo assim, identificamos uma fragilidade até mesmo dentre do grupo de colaboradores do Centro Médico, durante uma pesquisa informal realizada na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), onde muitas pessoas não tinham conhecimento dos caminhos corretos para o descarte de óleo.
Justificativa
O descarte de óleo na rede de esgoto prejudica a oxigenação da água dos rios; promove o entupimentos de canos de água; geram problemas de drenagem na cidade; contamina do solo; além de poder ser enviado erroneamente para o aterro sanitário, quando desprezados no lixo comum.
Durante o desenvolvimento da SIPAT no Centro Médico, identificamos que muitos colaboradores não tinham conhecimento do quão prejudicial é o descarte de óleo na rede de esgoto. Pensando que a situação identificada dentro da empresa é uma amostra do que ocorre no município, resolvemos expandir as ações adotadas internamente para níveis maiores.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Interno
Com a ação de arrecadação de óleo os colaboradores puderam conhecer os impctos gerados na natureza, quando o óleo é desprezado de maneira incorreta. Desta forma, pudemos orientar para mais de 200 colaboradores, os quais puderam transmitir o conhecimento para seus familiares.
Impacto Externo
Com a doação de óleo o IESA pode destinar corretamente o uso da matéria prima tão corrosiva e reverter 100% do seu lucro com a venda do sabão, para a manutenção dos projetos sociais do Centro de Orientação e Educação Social – COESO, que cuida de mais de 300 crianças que vivem em em situação de vulnerabilidade social. Além de possuir em seus registros, mais de 400 palestras gratuitas em escolas, empresas e para comunidade em geral.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
O intuito da criação do IESA é fazer a destinação correta dessa matéria prima tão corrosiva à natureza e reverter 100% do seu lucro - venda do sabão - para a manutenção dos projetos sociais do Centro de Orientação e Educação Social – COESO, entidade filantrópica que cuida de mais de 300 crianças que vivem em em situação de vulnerabilidade social. Além de possuir em seus registros, mais de 400 palestras gratuitas em escolas, empresas e para comunidade em geral.