Espaço Cultural Sentir
Resumo
O Projeto Espaço Cultural Sentir é realizado pelo Instituto de Psicologia Sentir desde 1999. O Instituto é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas, suas expressões e comunicações. O projeto oferece espaço para formação, criação e produção artística, individual ou coletiva; Oferece também oficinas de teatro e desenho; Além de formação continuada para artistas e grupos. O objetivo é possibilitar maior tranquilidade para a produção dos grupos, autonomia, inclusão e convívio social, ampliação de olhares, percepções e consciência, de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas e das suas relações sociais e ampliar suas expressões e comunicações. No momento participam do projeto os grupos de teatro: Tramandoarte, Sentir e Acontecendo por Ai. O designer gráfico Kiko Novaes e a cantora Daniella Novaes. O projeto conta com profissionais da área de psicologia, educação e artel e sua execução é permanente, sendo realizado de quarta-feira a sábado nos seguintes horários: Quarta feira das 19h as 22h: oficina e ensaios do Grupo de Teatro Tramandoarte; sextas feiras das 9h as 11h: oficina e ensaios do Grupo de Teatro Sentir; sábados das 9h as 15h curso de desenho; sábados das 16h as 20h: oficinas e ensaios do Grupo de teatro Acontecendo poer Ai .no município de Balneário Camboriú a rua 1950, nº 901, Centro, Fone (47) 3363-4590. Trabalhamos com atendimentos para todas as pessoas, individual ou coletivamente, seja no próprio Instituto, domicílio, empresa, abrigo ou na rua. Nosso propósito é acolher e cuidar por meio do vínculo afetivo, técnicas psicológicas e arte terapia.
Estudo da realidade
Balneário Camboriú é uma cidade em constante movimento populacional. Segundo o último censo do IBGE, Balneário Camboriú tem 128.155 habitantes. Cerca de 80% da população são imigrantes que escolhem essa cidade para morar, seja pela sua qualidade de vida ou por ser morada de estudantes que se vislumbram pela cidade e permanecem nela depois de formado. Isso provoca uma eferverscência de diversidades culturais, produzindo necessidades de mais espaços culturais, mais produções artísticas e o surgimento de novos artistas individuais e coletivos para dar conta desta demanda. Neste sentido a Fundação Cultural de Balneário Camboriú vem nos últimos quatro anos fomentando a cultura local por meio da Lei de Incentivo a Cultura(LIC). Por meio desta Lei, o poder público lança anualmente um edital para que artistas e grupos possam inscrever seus projetos e concorrer a subsídios financeiros para produzir sua arte. Apesar da cidade já comportar muitos artistas e coletivos culturais, ainda falta espaços para a formação desses grupos, bem como locais para ensaios e apresentações das suas produções. Tal realidade nos mostra um incio de crescimento de apoio cultural por um lado, mas ainda existe a necessidade de ações pontuais para o fortalecimento dos artistas e seu local para realização e manutenção de suas obras.
O Instituto de Psicologia Sentir por meio do referido projeto atende em média 35 pessoas por semana. Porém podemos afirmar pela realidade aqui descrita que ainda existem muitos artistas e grupos sem locais para ensaiar e mostrar sua arte. Entendemos que os motivos podem ser vários, desde a falta de comunicação/colaboração entre os grupos até o desconhecimento de recursos, e a pouca participação dos artistas na luta pelos seus direitos.
O Instituto, por meio deste projeto, atende crianças, adolescentes, adultos e idosos com vontade de produzir arte, individual ou coletivamente. Além dos artistas da cidade, atende também os artistas de toda região.
Neste sentido o projeto visa atender as ODM:
ODM 7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente,
ODM 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Justificativa
O Instituto de Psicologia Sentir é uma organização formada por profissionais das áreas da psicologia, educação, assistência social, arte e cultura e por usuários dessas áreas. A falta de um coletivo que reunisse essas cinco áreas, bem como a auxilio profissional mútuo e o espaço para a produção artística motivou os profissionais que decidiram fundar a organização.
Considera-se que a arte e a cultura podem influenciar o processo de desenvolvimento emocional, cognitivo, comportamental e relacional das pessoas, e por isso, necessitam de experimentar vivencias criativas e expressivas, tais como teatro, música, dança, desenho, pintura, que colaborem para a ampliação de autoconhecimento, expansão da consciência e desenvolvimento de suas potencialidades de modo a melhorar sua qualidade de vida, sua criatividade, sua comunicação e suas relações de convivência humana. No entanto a experiência de produção artística na área da cultura tem demonstrado que os profissionais precisam ter mais formação, mais cooperação, mais ajuda mútua e mais espaços e incentivos para sua produção. Por isso os profissionais precisam se capacitar e ampliar seus olhares, principalmente no sentido de participação social, produção cultural e estratégias de formação coletiva.
Nesse sentido o projeto se justifica pela sua relevância social em atender os artistas da cidade e seus coletivos que necessitam de espaços para criar e ensaiar as suas produções artísticas, bem como as pessoas de Balneário Camboriú que desejam vivenciar as mais diversas artes, tornando-se protagonistas da sua vida e do seu mundo.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
Os usuários deste projeto melhoraram sua qualidade de vida inter e intrapessoal e do ambiente social que o cerca, pois potencializaram sua comunicação e expressão. percebidos por meio dos depoimentos e vivencias pessoais, depoimentos de familiares e pessoas próximas a eles e observação do comportamento duarnte a execução do projeto.
Impacto Interno
Os profissionais participantes do projeto tiveram melhora na qualidade de vida intra e inter pessoal, por terem mediado as atividades do projeto, percebidos por meio de depoimento dos mesmos e observação de comportamento junto aos mesmos durante toda a execução do projeto.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Os adolescentes, adultos e idosos participantes do projeto se protagonizaram, individual e coletivamente, de modo a começarem atividades culturais mais intensas e partcipações em eventos comunitários. Além de melhorarem su comunicação e expressão . Desta maneira podemos afirmar que estão participando mais ativamente do desenvolvimento da sua vida, do mundo e do milenio, por terem participado das atividades artístico cultrais do projeto, percebidos por meio de depoimento dos mesmos, de familiares e de pessoas proximas a eles e observação de comportamento junto aos mesmos durante todo o processo de execução do projeto.
Impacto Interno
Os profissionais participantes do projeto se protagonizaram, de modo a começarem atividades sociais mais intensas e partcipações em eventos comunitários . Desta maneira podemos afirmar que estão participando mais ativamente do desenvolvimento da sua vida, do mundo e do milenio, por terem mediado , como profissionais, as atividades de execução do projeto, percebidos por meio de depoimento dos mesmos e observação de comportamento junto aos mesmos durante todo o processo do projeto.