• (47) 9 9192.3735
  • contato@selosocial.com
  • Entrar
  • Início
  • Selo Social
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Exposição fotográfica "Beleza além da dor"

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Exposição fotográfica "Beleza além da dor"

Tipo de projeto: Parceria
Ano de execução: 2016
Outro

Resumo

A fotógrafa Claudia Silva em parceria com a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer realizam o projeto “Beleza além da dor”, produzindo fotos de pacientes com câncer de mama, incentivando o cuidado pessoal, a melhora da auto-estima das pacientes e alertando a população para a prevenção. O auto-exame é fundamental para aumentar as chances de um diagnóstico precoce. A sua conscientização é uma ação de grande necessidade. A valorização da imagem da mulher é uma das formas de se resgatar a auto-estima. O projeto foi realizado de outubro de 2014 a outubro de 2015, com as assistidas da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e com ações na Cidade de Sorocaba.

Estudo da realidade

Segundo dados do IBGE, em 2010, a mortalidade no Brasil por câncer de mama aumentou para 20,4 pessoas por 100 mil habitantes, entre mulheres de 30 a 69 anos.

No mesmo ano, ocorreram cerca de 12.852 mortes , segundo INCA. Já na cidade de Sorocaba surgem em média 500 casos novos a cada ano, segundo o Jornal Cruzeiro do sul.

Conforme o ODL 5, ODL 6 e ODL 8 é necessário desenvolver a consciência preventiva relacionada a saúde da mulher e fomentar a prevenção e combate as doenças e Incentivar a educação social e o acesso a informação.

Justificativa

Tendo em vista o estudo da realidade, o auto-exame é fundamental para aumentar as chances de um diagnóstico precoce. A sua conscientização é uma ação de grande necessidade, observada pela iniciativa do ODL 6 que inclui projetos de ações que abordam prevenção, tratamento e conscientização no combate à doenças. Para as pacientes em tratamento, a baixa auto-estima é comum. Então, uma das formas de se resgatar a auto-estima é a valorização da imagem da mulher, recuperando sua alegria de viver e a força interior. Conforme as iniciativas da ODL 5 , projetos de valorização dos diversos papéis femininos e da importância de se cuidar e Projetos de conscientização da importância de exames preventivos, são ações a serem desenvolvidas na cidade.


Ações desenvolvidas


Impactos sociais

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

Impacto Interno


Eu como colaboradora voluntária  da ong me senti mais motivada a seguir em frente com meu projeto por ver a força crescer nas mulheres fotografadas, me senti sensibilizada em colaborar com o aumento da auto estima delas e os laços de amizade cresceram entre eu fotógrafa e pacientes.



Percebi a importância do carinho a cada clique e com esse carinho também fui conquistada por cada uma das 51 pacientes no total que passaram pelas minhas lentes, e hoje tem um cantinho especial para cada uma em meu coração, com esse trabalho também aprendi a importância de me cuidar.



Além de estreitar laços com a equipe da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer.



 


Impacto Externo


 “Conforme depoimento espontâneo de 15 mulheres participantes do projeto constatou-se que as mesmas estão com a autoestima pessoal mais elevada, se sentem mais valorizadas e reconhecidas pela sociedade e familiares, ao serem fotografadas antes, durante e pós-tratamento do câncer de mama e ao verem sua história de luta, coragem, e cuidado pessoal ser contado por meu de imagens em mostras fotográficas”.



 



Paciente Aline:


 


Olá! Sou transplantada de fígado pela segunda vez,


e através da alta dose da medicação imunossupressor


que tomei devido ao retransplantee para evitar rejeição do


órgão, ao zerar a imunidade facilitou para que as células cancerígenas se manifestasse, nisso me desenvolveu o câncer de mama. Descobri apenas três mês após a cirurgia do transplante. Ao sentir uma fisgada na mama esquerda, fiz o autoexame de toque e senti um nódulo palpável, ainda muito debilitada devido a circunstância com isso pra mim foi mais delicado, ainda muita abalada psicologicamente tive que reunir forças para conseguir seguir em frente. Como tenho muita fé emDeusnão foi difícil. Recomecei uma nova batalha!Logo de início fiz a cirurgia retirei um quadrante e fiz esvaziamento da axila.Em seguida entrei com as quimioterapia. (Foi indicado 04 sessões das vermelha e 12 das branca e 30 sessão de radioterapia). Fiz as 04 vermelha, até que não tive complicação apenas as reações. Quando comecei as brancas já estando na 06 quimioterapia,tive uma alteração muito alta nos exames hepático um pikode rejeição do órgão transplantado. Os médicos acharam melhor interromper. Em seguida fiz as rádio.Entrei com tomaxifenoe infelizmente também tive complicações. Junto ao


imunossupressor que tomava me desenvolveu uma


pulmonar. Novamente teve que interromper e estou sem reforço com a opção da medicação zoladexa discutir, devido a outras complicações


que tive. Já no total realizei 11 cirurgia! Fico nessa luta de desequilíbrio entre o tratamento do


câncer, transplante hepático e as complicações que surgem quando menos espero. Mas estou firme!


Deus no comando sempre! Já me superando, comemorando meus novos cabelos, uma etapa que pra mim foi muito difícil na perda dos cabelos tinha muita vergonha não me via com lenços e por ter apenas 27 anos chamava muito atenção das pessoas. Ficavam surpresa por ter câncer de mama.


No começo eu mesma tinha preconceito também escondia no que podia com maquiagem


perucas com boinas. Mas é inevitável não crescer com essa doença, não amadurecer.


Ao passar dos meses fui me aceitando e se importando cada vez menos com as opiniões alheia!


Consegui a me adaptar por lenços, não tinha mais vergonha! Reconquistei minha autoestima!


Me aceitei fiz as pazes com as circunstâncias!


Hoje sou outra pessoa! Já a quase dois anos em tratamento. Uma experiência única! Mas não impossível,


sendo eu a prova viva disso. Luto pra mim e por qualquer outra que esteja nessa luta.


Como venho vencendo, e me superando creio que qualquer outra pode vir comigo.


Coloquei o sorriso no rosto, a paz no coração e a confiança em Deus.E seja o que ele quiser.


Autoestima sempre! Como podem ver nas fotografia. Ao fotografar via e vejo que o mais importante é minha vida pulsando e que apesar de tudo o sorriso me acompanha nessa jornada fortalecendo


me cada vez mais. Tive o privilégio de receber o carinho de Cláudia Silva.


 



Minha fotógrafa predileta amiga e companheira


 




Resgatar a autoestima, fortalecer o vínculo com o corpo e mostrar que até mesmo em uma situação tão difícil como esta, a paciente é uma mulher de verdade – e linda!



Com este propósito, a fotógrafa Claudia Silva desenvolve um trabalho inédito em Sorocaba, em parceria com o Grupo Andanças. As pacientes e ex-pacientes são convidadas para fazer em ensaio sensual, sem qualquer custo. As melhores imagens vão para o acervo de uma exposição anual, organizada pelo Andanças, e que percorre diversos pontos da cidade, como shoppings, instituições municipais, Poupatempo, clínicas, hospitais, empresas, entre outros.



“Estamos com nossa segunda exposição, que teve início em 2013 e já foi vista por mais de um milhão de pessoas”, conta a fotógrafa. Todo este trabalho começou à três anos, quando Cláudia Silva foi convidada por Elisa Neiva, coordenadora do Grupo Andanças, para fazer este trabalho com suas pacientes. A idéia inicial era fazer fotos para os folders e cartazes da campanha Outubro Rosa, mas o trabalho foi tão elogiado, que se transformou em acervo para exposições.



“No inicio foi muito difícil, afinal fotografar pacientes que estavam doentes, sensíveis e sem os cabelos, algumas vezes até mesmo após uma quimioterapia ou a colocação de sondas, exigia doação completa não só de tempo como de sentimentos. Assim, dividindo a dor e o cuidado, foi surgindo o meu carinho e a amizade com todas elas e delas comigo. Fomos nos conhecendo e as próprias meninas foram se sentindo mais a vontade, até começarmos fazer fotos mais sensuais, dando origem à segunda exposição fotográfica. Hoje percebo que consegui, com as fotos, colocar pra fora a beleza de cada uma dessas mulheres tão singulares, e agradeço pela força e generosidade de compartilharem isso, mesmo passando por momentos tão delicados”.



A fotógrafa é conhecida por realizar ensaios sensuais com mulheres “comuns”, não-famosas, que muitas vezes querem dar um book de presente para os maridos, noivos, namorados. “É um trabalho de muita sensibilidade. Nenhuma mulher precisa ter o corpo perfeito para fazer um ensaio desse tipo. Qualquer mulher fica linda!”, declara Claudia.



Mozão



Um dos mais recentes trabalhos da fotógrafa foi a cobertura da gravação do clipe de Lucas Lucco, o cantor sertanejo universitário que alcançou grande sucesso com o clipe Mozão (com mais de 8 milhões de visualizações pela internet). A música conta uma história de amor e superação: sua namorada descobre que tem câncer de mama. A gravação aconteceu em Sorocaba e teve a participação especial de mulheres do Grupo Andanças.



O trabalho de Claudia Silva pode ser visto pelo site: www.claudiafotografa.com



 





Fonte: Portal Sorocaba.com



http://www.sorocaba.com.br/antásti/fotografa-faz-trabalho-inedito-com-pacientes-em-tratamento-de-cancer-de-mama-em-sorocaba-356#ad-image-0  



 


 



Registrar, através das lentes de uma câmera fotográfica, toda uma história de luta, perseverança e batalha vencida, com um toque de sensualidade. Ao descrever desta maneira, clicar o que soaria como uma “simples” foto parece um trabalho árduo. E é. Entretanto, a fotógrafa Cláudia Silva conseguiu realizar esta sessão de fotos com louvor e expôs aos olhos da sociedade um lado, que até então, não é visto das mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama: o seu lado sensual. Em conjunto com o grupo Andanças, Cláudia clicou uma sessão de fotos especial de mulheres em tratamento do câncer de mama. O seu trabalho repercutiu nacionalmente ao ser transmitido no quadro do médico Dráuzio Varella no programa dominical Fantástico, da rede Globo. “O que me fez me interessar por esse trabalho é poder colaborar com a melhora da autoestima em um momento tão delicado da vida das pacientes”, cita. O projeto também foi apresentado em duas exposições itinerantes em Sorocaba.



dentro de mim, forte, sensual e meiga”, resume ela. Marinha revela que, durante o tratamento, teve momentos difíceis quando os sintomas da quimioterapia começaram a aparecer. “Fiquei careca e muito inchada. Olhava as minhas fotos e não me reconhecia”, revela. Sobre a fotógrafa, Marinha é só elogios. “Eu vejo o trabalho da Cláudia como uma maneira de levantar a nossa autoestima e demonstrar a nossa beleza, apesar da dor. As fotos mostram para as pessoas que mulher é bonita de qualquer jeito”, resume.



Após se integrar ao projeto fotográfico, a paciente explica que, em certos momentos do tratamento de recuperação da doença, além de passar muito mal com as reações da quimioterapia, se sentia triste quando se olhava no espelho. “Nesses momentos eu corria e olhava minhas fotos dos ensaios na mesma hora eu lembrava que eu continuava sendo bela e o mais importante: via a mulher forte que havia dentro de mim. Isso elevava novamente a minha autoestima e a minha imunidade, que é muito importante para o tratamento”, detalha.




 


 



 


 


 

8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

Impacto Externo


As pacientes se dizem motivadas, com aumento de sua auto-estima após os ensaios fotográficos, ao ver suas fotos em Jornais, Revistas, Redes Sociais, bonitas se sentem mais felizes e com forças renovadas para continuar. O projeto aborda prevenção tratamento, conscientização, para o publico que visualiza as fotos na exposição, rede social, jornais ou revistas, são tocados a cuidar da saúde, realizar exames periódicos e cuidar das pessoas próximas. Como dizem em seus depoimentos: 



Depoimento Marinha Nilo paciente: As fotos elevam a minha autoestima... Mostram a beleza, apesar da dor! Me faz sentir atraente, me faz me sentir viva!Mostra que a beleza da mulher não está concentrada no cabelo, num belo par de seios ou num corpo perfeito!E que mulher é bonita porque é mulher!!Revela o sorriso ainda de menina, que por circunstância da vida amadureceu! Não tenho dor, não me olham com pena! Atentam aos detalhes, a pose desajeitada, uma maquiagem bem feita talvez... A sensualidade no olhar, a leveza de um sorriso e até meus defeitos eu sei... Com mama ou sem mama, mulher é mulher! Mulher é guerreira com cabelo ou careca! Quem olha não sabe ao certo a estória que aquela pessoa viveu... Mais leva consigo a lembrança, aquela pessoa lutou e venceu!



Depoimento de Aline: Olá! Sou transplantada de fígado pela segunda vez, e através da alta dose da medicação imunossupressor que tomei devido ao retransplantee para evitar rejeição do órgão, ao zerar a imunidade facilitou para que as células cancerígenas se manifestasse, nisso me desenvolveu o câncer de mama. Descobri apenas três mês após a cirurgia do transplante. Ao sentir uma fisgada na mama esquerda, fiz o autoexame de toque e senti um nódulo palpável, ainda muito debilitada devido a circunstância com isso pra mim foi mais delicado, ainda muita abalada psicologicamente tive que reunir forças para conseguir seguir em frente. Como tenho muita fé emDeusnão foi difícil. Recomecei uma nova batalha!Logo de início fiz a cirurgia retirei um quadrante e fiz esvaziamento da axila.Em seguida entrei com as quimioterapia. (Foi indicado 04 sessões das vermelha e 12 das branca e 30 sessão de radioterapia). Fiz as 04 vermelha, até que não tive complicação apenas as reações. Quando comecei as brancas já estando na 06 quimioterapia,tive uma alteração muito alta nos exames hepático um pikode rejeição do órgão transplantado. Os médicos acharam melhor interromper. Em seguida fiz as rádio.Entrei com tomaxifenoe infelizmente também tive complicações. Junto ao imunossupressor que tomava me desenvolveu uma pulmonar. Novamente teve que interromper e estousem reforço com a opção da medicação zoladexa discutir, devido a outras complicações que tive. Já no total realizei 11 cirurgia! Fico nessa luta de desequilíbrio entre o tratamento do câncer, transplante hepático e as complicações que surgem quando menos espero. Mas estou firme! Deus no comando sempre! Já me superando, comemorando meus novos cabelos, uma etapa que pra mim foi muito difícil na perda dos cabelos tinha muita vergonha não me via com lenços e por ter apenas 27 anos chamava muito atenção das pessoas. Ficavam surpresa por ter câncer de mama. No começo eu mesma tinha preconceito também escondia no que podia com maquiagem perucas com boinas. Mas é inevitável não crescer com essa doença, não amadurecer. Ao passar dos meses fui me aceitando e se importando cada vez menos com as opiniões alheia! Consegui a me adaptar por lenços, não tinha mais vergonha! Reconquistei minha autoestima! Me aceitei fiz as pazes com as circunstâncias! Hoje sou outra pessoa! Já a quase dois anos em tratamento. Uma experiência única! Mas não impossível, sendo eu a prova viva disso. Luto pra mim e por qualquer outra que esteja nessa luta. Como venho vencendo, e me superando creio que qualquer outra pode vir comigo. Coloquei o sorriso no rosto, a paz no coração e a confiança em Deus.E seja o que ele quiser. Autoestima sempre! Como podem ver nas fotografia. Ao fotografar via e vejo que o mais importante é minha vida pulsando e que apesar de tudo o sorriso me acompanha nessa jornada fortalecendo me cada vez mais. Tive o privilégio de receber o carinho de Cláudia Silva. Minha fotógrafa predileta amiga e companheira. 



 


 

Indicadores sociais

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

Participante

Claudia Silva - Fotógrafa

Sou fotógrafa particular, faço books no geral, eventos, produtos para empresas, também sou fotógrafa da Revista Na Mochila. Há cinco anos ...

  • Sorocaba
  • Privado
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (7)

1 Além Ponte
2 Boa Vista
3 Centro
4 Granja Olga I
5 Jardim Santa Cecília
6 Jardim Santa Rosália
7 Parque Campolim
Outros bairros

Público beneficiado

  • Adultos: 14
  • Idosos: 1

Investimentos

  • Recursos humanos: R$ 1.500,00
  • Materiais: R$ 3.500,00
  • Serviços: R$ 3.500,00
  • Moeda: R$ 3.500,00

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia