Lacre Amigo da APAE de Salto
Resumo
O projeto Lacre Amigo da APAE de Salto, que tem como objetivo arrecadar lacres de latinhas de alumínio e, com a reciclagem desses lacres, adquirir cadeiras de rodas que serão doadas ou emprestadas para pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção temporária.
A campanha Lacre Amigo da APAE de Salto, foi idealizado em 2014 pelas professoras Rosilene e Aline, a campanha começou sua trajetória a partir de uma divulgação interna realizada na instituição juntamente com alunos e usuários. Logo essa iniciativa foi ganhando força através do boca a boca e assim pais, colaboradores e a comunidade também aderiram à campanha de arrecadação.
Para adquirir uma cadeira são necessárias 140 garrafas (2 litros) de lacres ou 85 quilos de alumínio, após a arrecadação, os lacres são vendidos para uma empresa que recicla o material e reverte o valor obtido na compra de cadeiras de rodas.
Um simples gesto, de retirar os lacres das latas, pode transformar a vida de quem passa por algum tipo de limitação e precisa da cadeira para se locomover e ter um pouco mais de conforto.
Estudo da realidade
As questões, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
O Brasil é o maior reciclador de alumínio do mundo. Cerca de 98% do alumínio produzido em nosso país volta para a cadeia produtiva através do processo de reciclagem. São cerca de 360 mil toneladas de alumínio que passam pelo processo de reciclagem em nosso país anualmente. Este dado positivo pode ser explicado pelo fato do alumínio ser facilmente coletado, seu valor de mercado e também pelo aumento da consciência ambiental dos brasileiros.
Em 2013 iniciamos um projeto de reciclagem de latinhas, um trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente entre os alunos / usuários dos serviços e programas da instituição. No ano seguinte aumentamos os objetivos do projeto, surgindo à idéia e parceria para arrecadação de lacres em troca de cadeiras de rodas. A iniciativa de duas professoras ganhou força e aos poucos mobilizou parceiras para a campanha.
O projeto conta com uma campanha de arrecadação de lacres para troca, por cadeira de rodas, que tem como objetivo ajudar pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção temporária, possibilitando melhoria na qualidade de vida dessas pessoas.
Justificativa
Há algum tempo se falou que a troca dos lacres das latinhas de alumínio por cadeiras de rodas era lenda urbana. Diziam que os lacres só serviriam para a produção de bolsas, vestidos, etc.
Foi então que algumas empresas recicladoras de alumínio resolveram dar suporte a campanhas, como forma de gerar a consciência coletiva em relação à reciclagem e, em contra partida , ajudar pessoas com dificuldades de locomoção. Muitos ainda perguntam se não seria mais fácil reciclar toda a latinha, pois a quantidade de latas necessárias para se atingir o valor é muito menor que a quantidade de lacres.
Há duas razões básicas para se preferir o lacre.
Primeiro, o manuseio do lacre é mais simples, pois a lata, para não ocupar muito espaço, deve ser amassada e normalmente se precisa de um amassador de latas para isso e, mesmo assim, 30.000 lacres cabem em 10 garrafas pets que podem ser facilmente armazenadas em casa e equivalem a quase 1.000 latas de alumínio. Já experimentou guardar 1.000 latas de alumínio em casa?
E, em segundo lugar, a mais pura verdade é que o alumínio é um metal precioso e muitos recicladores dependem da reciclagem das latinhas para sua sobrevivência. Como estamos somente requisitando os lacres, não estamos interferindo no processo de reciclagem do alumínio e todos têm um grande aproveitamento em toda cadeia. Além disso, a liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior que a da latinha. Dessa forma, separando o lacre evita-se que a mistura dos dois tipos de alumínio contaminem o alumínio reciclado.
Para troca por uma cadeira de rodas é necessário 85 Kg de alumínio. O que corresponde a 140 garrafas de dois litros cheias de lacres. É um número elevado, mas com apoio de pais, alunos, usuários, colaboradores e comunidade, a campanha tem um fluxo de permanente arrecadação.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
Reciclamos 680 kg de alumínio através da arrecadação dos lacres das latinhas. Esta arrecadação reverteu 08 cadeiras de rodas para organização, a campanha contribuiu para preservação e conscientização do meio ambiente, ampliou a percepção da importância da preservação e cuidados com meio ambiente dos usuários, colaboradores e sociedade envolvidos na arrecadação. Evidenciamos também através do projeto aumento integração da sociedade, usuários e família com a instituição. Chegamos a esses impactos através dos depoimentos de usúarios, família , colaboradores e sociedade , acompanhamento do aluno e família , depoimentos recolhidos na rede social e fotos.
Impacto Externo
Identificamos por meio de visitas domiciliares realizadas pela Assistente social, 02 usuários que estava com suas cadeiras de rodas danificadas e necessitavam de cadeiras novas, esses usuários receberam a doação das cadeiras de rodas do projeto do lacre. Geramos melhora na qualidade de vida da família e usuário, aumento da autoestima, acessibilidade, melhora da sociabilidade e melhora da autonomia e independência. Chegamos a esses impactos através de visitas domiciliares , acompanhamento do aluno e família, relato da família e do próprio usuário.
Impacto Externo
14 pessoas da comunidade com dificuldade de locomoção temporária tiveram acesso ao empréstimo de cadeira de rodas ,cedido pela instituição. Evidenciamos melhora na qualidade de vida, acessibilidade, melhora da sociabilidade, melhora da autonomia e independência e integração da sociedade com a instituição. Chegamos a esses impactos através dos depoimentos das famílias .
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
82 usuários conheceram boas práticas de preservação e meio ambiente, proporcionamos aos usuários através da visita a uma empresa de reciclagem ,conhecimento sobre formas de separar o lixo, importância da reciclagem, preservação e cuidados com meio ambiente. Obtivemos os seguintes resultados: integração e interação com outras pessoas, inclusão social, trocas de experiência, os usuários demonstraram maior conhecimento referente à preservação do meio ambiente. Chegamos a esses impactos através de: registros diários, acompanhamento do aluno , relato da família e do próprio usuário e fotos.
Impacto Interno
05 escolas foram mobilizadas com a campanha e tornaram parceiras na arrecadação de lacres. Observamos durante a campanha, aumento do vínculo e integração da sociedade civil com a instituição , aumento do fluxo de trocas dos lacres por cadeiras e conscientização do meio ambiente . Chegamos a esses impactos através das campanhas nas escolas, elaboração e distribuição de cartazes, divulgação nas redes sócias , participação dos colaboradores, usuários, família e sociedade, depoimentos, relatos na rede social e fotos.