Educação Integral em Tempo Integral
Resumo
A Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com algumas entidades para desenvolver e impulsionar o trabalho da Escola em Tempo Integral e, com isso, oferecer aos alunos o enriquecimento da base curricular, possibilidades de participação em atividades diversificadas que contemplam o desenvolvimento integral do aluno, levando-o a autonomia e a formação cidadão.
Período de abril/2016 a dezembro/2016.
Estudo da realidade
Existência de crianças em situação de risco em bairros vulneráveis. A maioria das famílias dessas crianças, por apresentarem baixo poder aquisitivo, não podem proporcionar aos filhos atividades extra curriculares no contra turno escolar, têm pouco acesso à lazer e atividades culturais, portanto, muitas dessas crianças têm um histórico de convivência nas ruas estando vulneráveis ao contato com drogas e violência, o que acaba também contribuindo para o aumento do baixo rendimento escolar e consequentemente fracasso. O programa é desenvolvido em 19 escolas da cidade, atendendo 997 alunos.
Justificativa
A Educação em Tempo Integral faz parte do Plano Municipal de Educação e das Diretrizes Curriculares do município, para atender a esses foi elaborado este Projeto, visando atender inicialmente parte de nosso alunos no contra turno escolar, evitando com que esses alunos estejam vulneráveis ao uso e venda de drogas, violência em geral e também podendo formar um cidadão mais íntegro.
Objetivo geral
Utilizar atividades de múltiplas linguagens para enriquecer a base curricular buscando educar os alunos para seu pleno exercício da cidadania.
Ações desenvolvidas
Promover a modalidade do judô para crianças e jovens, estimulando hábitos saudáveis visando uma melhor qualidade de vida dos beneficiados.
-
*Realizar aulas.
*Preparar as crianças tecnicamente para o desenvolvimento adequado da modalidade.
*Incentivar o estudo dentro da sala de aula.
*Organizar festivais entre as escolas beneficiadas com a oficina do judô.
*Participar de apresentações e comemorações festivas.
*Aplicar práticas de cortesia, respeito, disciplina, higiene.
Impactos sociais
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
Percebido pela escola, professores e coordenadores que o número de alunos frequentes na oficina do judô aumentou de forma significativa, o respeito e a disciplina foram estabelecidos após a mudança de estratégia adotada especialmente naquela unidade. Acreditamos que quem se beneficiou de tudo isso foi primeiramente os alunos, que tiveram seu reconhecimento, a oficina que agora está fortalecida, e a população que pôde ter a certeza de que o trabalho está sendo bem elaborado. Observando que o número de alunos frequentes nas aulas estava diminuindo e a filosofia do judô se perdendo os envolvidos diretamente fizeram uma reunião onde traçaram uma nova estratégia de ensino. Pelo fato de no início do aprendizado a modalidade do judô ser muito repetitiva e massante alguns alunos perderam o interesse pela prática e foram deixando a oficina. Então organizamos uma apresentação de judô em comemoração ao Dia da Primavera onde esses alunos puderam mostrar tudo o que já aprenderam para seus pais, outros alunos da escola e a comunidade. Percebemos que ao final da apresentação, devido ao grande número de aplausos e elogios, as crianças se motivaram a aprender cada dia mais, passando a frequentar regularmente a oficina, entendendo que tudo tem seu tempo certo de acontecer,
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Impacto Externo
Conseguimos observar que agora não há conflito quando formamos duplas "menino e menina", seja para uma atividade ou apresentação. Os beneficiados fora os próprios alunos e a escola que hoje diminuíram de forma significativa o preconceito entre sexo e brigas. Observamos durante as aulas que todas as vezes em que tínhamos que realizar atividades em duplas ou grupos sempre os alunos se dividiam em "Grupo dos meninos e Grupo das meninas". Isso estava gerando um certo desconforto dentro da aula, pois por se tratar de uma oficina de arte marcial a tendência é que os meninos levem uma ligeira vantagem por terem a musculatura mais forte do que a das meninas.Porém através de iniciativa dos colaboradores começamos a desenvolver atividades que exigissem mais o aspecto mental do que o físico, afim de deixar a aula mais equilibrada, além da divisão em grupos mistos. Percebemos que agora os alunos estão melhor integrados e felizes,não havendo preconceito em realizar atividades com o sexo oposto.
Impacto Interno
As nossas 3 colaboradoras hoje possuem mais autonomia, e se sentem à vontade para opinar e dar sugestões referente ao nosso projeto. Quem ganha com isso é a nossa organização, que fica cada vez mais estruturada. Percebemos ao longo de nossas reuniões que nossas colaboradoras não opinavam muito sobre possíveis melhorias e deixavam que os colaboradores homens tomassem a iniciativa de propor mudanças.Diante dessa situação começamos a explorar projeções para elas, sobre como se viam 2, 3 anos a frente e a partir disso formamos estratégias. Hoje temos duas colaboradoras que são graduadas faixa Marrom (Penúltima faixa do judô) e uma colaboradora Faixa Preta, além de estarem se formando na Universidade no Curso de Educação Física.
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
Impacto Externo
Quando convencemos o aluno J.S.C a fazer uma aula, colocamos em prática toda nossa experiência com alunos com deficiência, e pudemos trabalhar, de forma adaptada e prazerosa para o aluno, atividades motoras onde ele pôde se sentir participativo e acolhido por todos. Com essas estratégias colocadas em prática todos saíram ganhando, pois as aulas melhoraram muito, tendo mais animação e participação dos alunos de forma conjunta. Observamos que o aluno J.S.C, cadeirante, era uma criança desanimada e triste e por esses motivos não se interessava pelas aulas de judô, pois tinha vergonha e medo de não conseguir fazer as atividades. Começamos a ver a sala mais animada, e motivando o aluno J.S.C quando era sua vez de fazer as atividades propostas em aula.
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
No mês de Agosto, a convite da organização Lions Clube de Votorantim e do Departamento da Juventude fomos premiados com o troféu "Destaque do Esporte 2016", por tudo que estamos realizando dentro da cidade. Pudemos apresentar nosso trabalho para centenas de crianças, jovens e pais que estavam presentes no evento. Observávamos a necessidade de participar de eventos que agregassem de forma positiva a formação das crianças, proporcionando a elas momentos de qualidade de vida e lazer, e ter um dia destinado para isso foi de extrema importância. Ao término das apresentações pudemos estar diante de uma situação extremamente confortável e familiar.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Através da pesquisa do IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) foi atribuída a nota 6,4 para a cidade de Votorantim e um dos motivos que colaboraram para esse feito foi a implantação do Programa "Educação Integral em Tempo Integral", no qual, a oficina do Judô está presente. Quem se beneficiou desse resultado foram primeiramente os alunos, que puderam ter aulas mais planejadas e com qualidade. Em segundo, a comunidade, que pôde perceber a melhora dos seus filhos em questões como respeito, disciplina, qualidade de vida e educação, além de estarem preenchendo o tempo ocioso com uma atividade saudável. Essa visão e preocupação da Secretaria de Educação com a qualidade do ensino e o futuro que isso pode acarretar fez com que as escolas abraçassem a ideia, nos oferecendo locais de qualidade e segurança dentro das escolas para que as aulas acontecessem. Com todo o planejamento e dedicação de todos os envolvidos dentro do programa foi percebido que as crianças estão mais felizes, e com isso se dedicam naturalmente em todas as matérias escolares, alcançando assim resultados expressivos, de forma prazerosa.
Impacto Interno
Através de reuniões e conversas com os colaboradores vimos que eles estavam mais à vontade, e capacitados para situações adversas. Os beneficiados foram os colaboradores, os alunos, a comunidade e a nossa organização. Diante de algumas dificuldades que estávamos encontrando em algumas escolas, nossos colaboradores se viram necessitados de buscar meios diferentes de conduzir as aulas para obter os resultados que traçamos para nosso projeto. Foi percebido que ao longo da oficina nossos colaboradores desenvolveram uma autonomia ímpar, confiança e uma melhor visão sobre a situação, construindo assim aulas dinâmicas, capaz de envolver os alunos mantendo os valores didático pedagógico do judô.