Criança Ativa
Resumo
O Projeto Criança Ativa tem como proposta a implantação de núcleos de iniciação esportiva, enquadrando em suas atividades crianças de 06 a 11 anos e adolescentes de 12 a 18 anos, tendo em vista atividades de cunho participativo, para uma melhor formação do jovem como ser humano inserido na sociedade.
As ações serão organizadas para o desenvolvimento do ponto de vista motor (coordenação, aspectos cognitivos), de cidadania (com ações de integração social) e formativas (com palestras tendo como tema pontos relacionados a formação educativa, relacionando esporte com outras áreas do conhecimento).
Deste modo pretende-se, baseado nos princípios sócio pedagógicos do esporte, oferecer condições para que a criança possa se desenvolver plenamente em suas capacidades físicas, cognitivas, morais e sociais, evitando restringir a prática do esporte apenas como uma possibilidade de formação somente de atletas, mas também possibilitando uma formação geral, através da motivação proporcionada pela prática esportiva sistematizada. E com isso, possibilita que esta criança se torne um adulto integrado com o mundo, e principalmente consigo mesmo, enriquecido com sua história de vida pelas experiências e desafios enfrentados em sua formação durante a infância e adolescência (PAES e BALBINO, 2005).
Estudo da realidade
O Município de Sorocaba possui uma população de 671.186 habitantes, estimada pelo IBGE para 1 de julho de 2018, tendo sua maioria posicionada entre as classes B e C. É notório o esforço do Governo Municipal em atender as classes D e E, e com isso diminuir as diferenças sociais. Porém, por mais que se esforce, ainda assim não consegue atingir toda a população inserida nestas classes menos abastecidas. Deste modo, a Agência de Desenvolvimento Econômico Social “ADES”, através de suas ações, busca ampliar a oferta de oportunidades de práticas sociais para este público, contribuindo para uma formação integral das crianças inseridas nestas classes.
Após o isolamento social, com a retomada, a convivência e as atividades com o coletivo se faz necessário, e considerando que a educação possui caráter permanente (FREIRE, 1991), a prática esportiva educacional auxiliará a alcançar este objetivo, possibilitando a boa convivência com seus pares, bem como fornecerá subsídios para que todos tenham condições de tratar e ser tratados com respeito e dignidade.
Deste modo, o Projeto Criança Ativa tem como proposta a implantação de núcleos de iniciação esportiva, enquadrando em suas atividades crianças de 06 a 11 anos e adolescentes de 12 a 18 anos, tendo em vista atividades de cunho participativo, para uma melhor formação do jovem como ser humano inserido na sociedade. As ações serão organizadas para o desenvolvimento do ponto de vista motor (coordenação, aspectos cognitivos), de cidadania (com ações de integração social) e formativas (com palestras tendo como tema pontos relacionados a formação educativa, relacionando esporte com outras áreas do conhecimento).
Justificativa
O esporte é saúde, educação e cultura e entre as diversas possibilidades dispostas, o esporte é visto em muitos momentos como fator de fundamental importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Dentre estas possibilidades, o esporte pode assumir um importante papel pedagógico frente à realidade social em que vivemos, principalmente quando levamos em conta seu caráter educacional em detrimento do espetáculo.
Dessa maneira, está consolidada a ideia de que a aprendizagem deve ir além do ensino dos fundamentos em suas execuções analíticas, combinadas e aplicadas em situações de jogo, ou seja, deve caminhar na direção do desenvolvimento do ser humano (PACHECO, CUNHA e ELIAS, 2008). A implantação do esporte através de uma prática social justifica-se pelo fato de possibilitar à criança e ao adolescente a preservação de suas características, necessidades e interesses, onde cada um terá a oportunidade de construir seu próprio conhecimento através da prática esportiva. E assim, caberá ao professor de Educação Física criar situações que contribuam para que este objetivo seja alcançado. Deste modo pretende-se, baseado nos princípios sócio pedagógicos do esporte, oferecer condições para que a criança possa se desenvolver plenamente em suas capacidades físicas, cognitivas, morais e sociais, evitando restringir a prática do esporte apenas como uma possibilidade de formação somente de atletas, mas também possibilitando uma formação geral, através da motivação proporcionada pela pratica esportiva sistematizada. E com isso, possibilite que esta criança se torne um adulto integrado com o mundo, e principalmente consigo mesmo, enriquecido com sua história de vida pelas experiências e desafios enfrentados em sua formação durante a infância e adolescência (PAES e BALBINO, 2005).
Objetivo geral
Oferecer condições adequadas para a prática de esportes para jovens, incentivando e fortalecendo bons hábitos relacionados a saúde do ser humano.
Ações desenvolvidas
Realizar aulas de Capoeira, Futsal e Skate
-
1) Apresentação do fundamento: o professor ensina e demonstra os fundamentos específicos
da modalidade com qualidade e padrão de movimentos, para o aluno visualizar e poder se
basear;
2) Importância do fundamento: mostrar ao aluno a importância do fundamento e a sua
utilização;
3) Experimentação: o professor observará a livre experimentação do aluno, onde uns
apresentarão maior ou menor dificuldade no aprendizado. Deste modo, poderá elaborar
tratamentos diferenciados no processo ensino-aprendizagem;
4) Sequência pedagógica: elaboração de exercícios educativos e formativos específicos para
o aprendizado ou correção do fundamento proposto;
5) Fixação: a conclusão do processo ensino/aprendizado se dá quando ocorre a fixação do
fundamento, que é feita através da repetição dos movimentos;
6) Aplicação: após fixar o movimento aprendido, o aluno faz a aplicação dentro da realidade
do jogo, através de pequenos jogos e de forma lúdica.
Alinhar parcerias com organizações participantes do Selo Social disponibilizando vagas para os seus assistidos
-
1) Alinhar parcerias com outras organizações sociais - de junho a agosto/2022;
2) Iniciar as atividades.
Desenvolver conceitos de convívio social junto a crianças, auxiliando na sua formação como cidadão
- 1) Oferecer condições adequadas para a prática de esportes para jovens da região metropolitana de Sorocaba.
Impactos sociais
Economia
Impacto Interno
Em depoimento os nossos colaboradores se sentem orgulhosos com a união das organizações através das parcerias, entre a ADES, o Lar Monteiro Lobato e os patrocinadores e relataram satisfação pois o projeto propiciou geração de renda, podendo levar tranquilidade dentro de casa.
Inclusão
Impacto Externo
Conforme os relatos dos professores os participantes se realizam com o Projeto que é totalmente gratuito, por conta do despertar de uma corrente de responsabilidade junto aos parceiros e investidores, visando a resiliência social.
Impacto Externo
Constatamos que a ADES se estrutura com empenho para atender o público masculino e feminino garantindo a participação plena, efetiva e a igualdade de oportunidade fortalecendo as políticas sólidas para a promoção da igualdade de gênero em todos os níveis.
Política
Impacto Externo
A equipe técnica e gestores da ADES, atende o Governo Estadual e Municipal apresenta os resultados em relatórios periódicos e disponibiliza no site da ADES (transparência), assegurando o acesso público à informação.
Saúde
Impacto Externo
Conforme relatos dos profissionais os assistidos se sentem realizados com as aulas de Futsal, Skate e Capoeira tendo em vista que na sua maioria, é o primeiro contato com a modalidade, atendendo a demanda local, que ressalta os benefícios que estão gerando na qualidade de vida dos assistidos.