Educação Integral em Tempo Integral
Resumo
A Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com algumas entidades para desenvolver e impulsionar o trabalho da Escola em Tempo Integral e, com isso, oferecer aos alunos o enriquecimento da base curricular, possibilidades de participação em atividades diversificadas que contemplam o desenvolvimento integral do aluno, levando-o a autonomia e a formação cidadão.
Período de abril/2016 a dezembro/2016.
Estudo da realidade
Existência de crianças em situação de risco em bairros vulneráveis. A maioria das famílias dessas crianças, por apresentarem baixo poder aquisitivo, não podem proporcionar aos filhos atividades extra curriculares no contra turno escolar, têm pouco acesso à lazer e atividades culturais, portanto, muitas dessas crianças têm um histórico de convivência nas ruas estando vulneráveis ao contato com drogas e violência, o que acaba também contribuindo para o aumento do baixo rendimento escolar e consequentemente fracasso. O programa é desenvolvido em 19 escolas da cidade, atendendo 997 alunos.
Justificativa
A Educação em Tempo Integral faz parte do Plano Municipal de Educação e das Diretrizes Curriculares do município, para atender a esses foi elaborado este Projeto, visando atender inicialmente parte de nosso alunos no contra turno escolar, evitando com que esses alunos estejam vulneráveis ao uso e venda de drogas, violência em geral e também podendo formar um cidadão mais íntegro.
Objetivo geral
Utilizar atividades de múltiplas linguagens para enriquecer a base curricular buscando educar os alunos para seu pleno exercício da cidadania.
Ações desenvolvidas
Proporcionar situações didático-pedagógicas
- Oferecer oficinas de jogos matemáticos, literatura, artes e informática educativa, educação alimentar e saúde.
- Implantar parcerias com profissionais habilitados para desenvolver essas oficinas.
Promover atividades educacionais, culturais e esportivas;
- Oferecer oficinas de judô, boxe, capoeira, dança, jogos de mesa, futsal e iniciação musical e esportiva,
- Implantar parcerias com profissionais habilitados para desenvolver essas oficinas.
Impactos sociais
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
Por meio das atividades realizadas junto ao projeto, 997 crianças de 19 escolas municipais, participam no contra turno escolar de oficinas de múltiplas linguagens, melhorando o rendimento escolar e mudanças de atitude, percebidos através dos resultados escolares.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Interno
Os profissionais envolvidos, entidades e professores contratados, no trabalho com o projeto sentem-se satisfeitos e realizados profissionalmente, por estarem colaborando para a transformação de vidas, percebidos por meio de relatos.