• (47) 3083.1875
  • contato@abacaibrasil.org.br
  • Entrar
  • Início
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Projeto de Extensão: Gesta Vida curso para gestantes

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Projeto de Extensão: Gesta Vida curso para gestantes

Tipo de projeto: Próprio
Ano de execução: 2015
Outro

Resumo

O projeto Gesta Vida – curso para gestantes, da Universidade do Vale do Itajaí, foi direcionado a atenção integral a mulher com vistas ao seu empoderamento na defesa de seus direitos e cidadania e educação em saúde para instrumentalizar a mulher e sua família para uma gestação, pré-natal, periparto e puerpério saudáveis e em consonância às diretrizes de saúde da mulher, bem como estimulá-la ao aleitamento materno. O público alvo foram às mulheres gestantes, em qualquer idade gestacional, e também seus acompanhantes, (20 vagas por curso), moradores de Itajaí e região, inclusive Balneário Camboriú.

Diante das incertezas e dúvidas de uma gravidez, o curso tem como intuito instrumentalizar a mulher e sua família para uma gestação, pré-natal, periparto e puerpério saudáveis. O projeto também pretende estimular as mulheres ao aleitamento materno, com vistas ao seu empoderamento na defesa de seus direitos, cidadania e educação em saúde, de acordo com as diretrizes de saúde da mulher. Portanto, o curso contribui para o ODM 3 - Igualdade entre sexos e valorização da mulher, ODM 4 - Reduzir a mortalidade infantil, o ODM 5 - Melhorar a saúde das gestantes e o ODM 6 - Combater a AIDS a Malária e outras doenças.

Estudo da realidade

O projeto Gesta Vida – curso para gestantes foi direcionado a atenção integral a mulher com vistas ao seu empoderamento na defesa de seus direitos e cidadania e educação em saúde para instrumentalizar a mulher e sua família para uma gestação, pré-natal, periparto e puerpério saudáveis e em consonância às diretrizes de saúde da mulher, bem como estimulá-la ao aleitamento materno. O público alvo foram às mulheres gestantes, em qualquer idade gestacional, e também seus acompanhantes, (20 vagas por curso), moradores de Itajaí e região, inclusive Balneário Camboriú.

Os temas abordados durante o curso estavam todos relacionados aos períodos pré-natal, peri-parto, puerperal e estímulo ao aleitamento materno e foram os seguintes: Mitos e Verdades na gestação; Esclarecimentos jurídicos; Alteração corporal e psicológica; Alimentação saudável; Exercícios físicos; Auto Cuidados Corporais; Amamentação e preparo das mamas; Sexualidade; Planejamento Familiar; Tipos de Parto; Cuidados com o bebê. Portanto, o curso contribui para o ODM 3 - Igualdade entre sexos e valorização da mulher, ODM 4 - Reduzir a mortalidade infantil, o ODM 5 - Melhorar a saúde das gestantes e o ODM 6 - Combater a AIDS a Malária e outras doenças.

Justificativa

Diante das incertezas e dúvidas de uma gravidez, o curso tem como intuito instrumentalizar a mulher e sua família para uma gestação, pré-natal, periparto e puerpério saudáveis. O projeto também pretende estimular as mulheres ao aleitamento materno, com vistas ao seu empoderamento na defesa de seus direitos, cidadania e educação em saúde, de acordo com as diretrizes de saúde da mulher.

A proposta de intervenção foi dividida em 4 cursos ao longo de 2015, e cada curso dividido em seis encontros, com duração de 1h30min cada encontro, realizados uma vez por semana na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC - anexa à UNIVALI). A proposta do projeto foi desenvolvida de forma multi/interdisciplinar e multisetorial, e estavam envolvidos os seguintes cursos: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Direito e Cosmetologia e Estética.


Ações desenvolvidas


Impactos sociais

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

Impacto Externo


O curso contribuiu para os esclarecementos de dúvidas jurídicas, quanto aos direitos e deveres das xx gestantes nos períodos da gestação, pré e pós- gestacional. O resultado foi percebido pelos profissionais durante a participação das integrantes nos cursos. As aulas do curso foram ministradas por profissionais da área da saúde e jurídica para a disseminação do conhecimento para as grávidas e acompanhantes.


4. Reduzir a mortalidade infantil

Impacto Externo


As xx gestantes aprenderam durante o curso sobre o risco da automedicação para os bebês e a importância de conhecer as vacinas que a criança precisará tomar até os 5 anos de idade. Os resultados foram avaliados pelos profissionais da saúde que ministraram as aulas e disseminiram informações para as gestantes e seus acompanhantes.


5. Melhorar a saúde das gestantes

Impacto Externo


O curso contribuiu com os seguintes resultados para as XX gestantes: esclarecimento de dúvidas sobre os diversos mitos que cercam a gestação e conhecimento sobre os passos para um pré-natal bem sucedido; a importância de uma alimentação saudável e adequada e como compor uma dieta adequada; quais tipos de exercícios físicos podem fazer durante e após a gestação; discutiram sobre os tipos de partos e o incentivo a maturidade para a escolha do tipo de parto, além de autonomia e esclarecimento para organização e planejamento familiar; aprenderam como preparar as mamas, a amamentar e a suma importância do aleitamento materno; e outras informações fundamentais para cuidarem de seus bebês com autonomia, carinho. O resultado foi percebido por meio da análise dos profissionais de saúde que ministraram as aulas e disseminaram o conhecimento para as gestantes e seus acompanhantes.


6. Combater a Aids, a malária e outras doenças

Impacto Externo


As XX gestantes aprenderam sobre a importância de manter a vida sexual ativa, dentro dos limites individuais de cada uma, e a seriedade do uso de preservativos para evitarem o contagio de doenças sexualmente transmisíveis e a AIDS. O resultado foi percebido por meio da análise dos profissionais de saúde que ministraram as aulas e disseminaram o conhecimento para as gestantes e seus acompanhantes.


8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

Impacto Interno


Os 45 acadêmicos participantes como bolsistas e voluntários puderam perceber a importância de participar de projetos de extensão, através dos quais colocaram em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica. O benefício foi percebido pelos professores e profissionais que acompanharam o projeto de extensão e realizaram as aulas para as gestantes.


Indicadores sociais

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

Participante

Fundação Universidade do Vale do Itajaí - Univali

A Fundação Universidade do Vale do Itajaí é a mantenedora da Universidade do Vale do Itajaí, do Hospital Universitário Pequeno Anjo, ...

  • Balneário Camboriú
  • Privado
Ler mais

Dados de execução

Público beneficiado

  • Crianças: 5
  • Adultos: 5

Investimentos

  • Recursos humanos: R$ 74.178,30
  • Materiais: R$ 2.604,65

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia