As crianças e as interações com a natureza!
Resumo
O Centro de Educação Infantil Abelhinha Feliz I, está situado na cidade de Itapema no estado de Santa Catarina. Por meio do Projeto "as crianças e a natureza", busca-se o envolvimento das crianças e funcionários com a natureza, sendo plantio de chás e verduras em uma pequena horta.
Toda a vida, os seres humanos se alimentam, pois a comida vai adquirindo significados sociais ao mesmo tempo em que é uma explosão de formas, sabores, texturas e cores, sendo de grande importância a participação coletiva na instituição para construir momentos prazerosos e de grande interação e autonomia das crianças. O cultivo será durante todo o ano letivo, promovendo momentos como mexer coma terra, água, promovendo e estimulando o interesse dos pequenos pela alimentação representando muito mais que o simples ato de comer, principalmente para as crianças que apresentam dificuldade de consumirem vegetais na alimentação. Quando as crianças cultivam o alimento o mesmo representa muito mais significado, agrega valores estimulando assim a alimentação infantil.
Estudo da realidade
Nosso CMEI, atende crianças pequenas de 6 meses à 3 anos. Devido as crianças serem muito pequenas e necessitarem de uma alimentação saudável e a comunidade de baixa renda, percebemos a necessidade de desenvolver um projeto de alimentação e autonomia para as crianças, fortalecendo também vínculos com a Família e comunidade.
Partindo deste pressuposto buscamos a ideia inicial da horta ou espaço que tenha elementos da natureza. Reiteramos aqui que nosso CMEI possui muitas partes cimentadas e não havia nenhuma área com natureza que promova momentos de interação, saúde e bem estar com elementos naturais. Desta forma estamos dedicadas a mudar esta situação por meio da criação deste novo espaço de elementos naturais e plantio de horta e árvores.
Justificativa
As crianças necessitam de um contato mais próximo com a natureza desde a infância, para reconhecer desde cedo a importância da natureza em suas vidas, contribuindo assim para conscientização e o cuidado com o meio ambiente. Pensando neste aspecto direção, coordenação e professores perceberam a necessidade das crianças iniciarem o contato por meio de plantio de hortaliças e plantas, estimulando assim o benefício a saúde e o cuidado. Também para que as crianças compreendam de onde veem e que não e fácil ter o alimento em sua geladeira. Pois custa tempo, agua, terra, e disposição para tal, sendo importante o contato e a compreensão da criança sobre os processos naturais. Participando de todo o processo as crianças serão estimuladas a cultivar e respeitar a natureza cuidar dos alimentos e ter vontade de experimentar novos sabores. Nosso projeto será sempre anual e a cada ano será tomada a decisão sobre o que plantar sempre com o objetivo de envolver as crianças.
Objetivo geral
Criar um novo espaço de elementos naturais na área externa do CMEI (fundos);
Ações desenvolvidas
1:(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição
-
1: * Realização de oficinas com as crianças de plantio nos vasos, sementeira, interação com a terra, água...(nó máximo 5 crianças por grupo);
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Houve interesse e interação e as crianças demonstraram cuidado com as plantas neste espaço... Foram plantadas mudas de chás e plantas e as mesmas continuam sendo mantidas com o cuidado das crianças. Promovendo autonomia e cuidado da natureza; Permitindo também a promoção de escolha por alimentos saudáveis; As crianças e comunidade habitada por elas; No espaço dentro da Unidade escolar. Com profissionais e crianças se envolvendo para melhoria do espaço; Oportunizando qualidade de vida; A Unidade era muito cimentada e as plantas tornaram o espaço acolhedor e mais agradável, depois do processo de aprendizado das crianças com as plantas.
Impacto Interno
Por meio de conversas e avalições com os professores que participaram de preposição, execução e monitoramento do projeto junto as crianças, constatou-se entre os nossos profissionais aquisição de novos conhecimentos sobre os processos de cuidado e desenvolvimento das plantas em sintonia com o desenvolvimento e aprendizado das crianças envolvidas no projeto.