• (47) 9 9192.3735
  • contato@selosocial.com
  • Entrar
  • Início
  • Selo Social
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Reciclando Hábitos

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Reciclando Hábitos

Tipo de projeto: Próprio
Ano de execução: 2022

Resumo

O CEAL/LP realiza o projeto Reciclando Hábitos, que consiste em implantar práticas que estimulem a adoção de hábitos sustentáveis junto a funcionários, usuários, familiares e visitantes do CEAL/LP. O projeto "Reciclando Hábitos" surgiu da necessidade de mostrar aos funcionários, usuários, familiares e visitantes do CEAL/LP que podemos ser partícipes nas ações de preservação do meio ambiente, com a adoção de hábitos simples e eficazes. O projeto acontece na ASA Norte - Distrito Federal no presente ano de 2022.

Estudo da realidade

Acreditamos que a educação muda o homem e o homem pode mudar o mundo. Isso também é verdade para a educação ambiental, que tem um papel fundamental, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental, como a preservação dos lagos, mananciais, da mata ciliar, entre outros.

Apesar dessa importância, a educação ambiental ainda não é um tópico abordado com profundidade na formação cultural e acadêmica do brasileiro, e no que tange a divulgação de informações sobre o tema, o mesmo acontece. Isso pode influenciar as pessoas a não adotarem novos hábitos em relação ao ambiente que estão por “falta de educação e falta de informação”.

E isso também acontece no universo do CEAL/LP, em relação aos nossos usuários, familiares, funcionários e prestadores de serviços, no que tangem, a adoção de ações simples que podem contribuir para minimizar o impacto ambiental que causamos à natureza.

Dessa forma, nossa proposta esse ano é implementar projetos que incentivem a “Reciclagem de Hábitos” e promova a adoção de ações sustentáveis, por meio da educação formal e informativa.

Um exemplo prático da nossa realidade é o plantio de hortaliças para consumo próprio, alimentação saudável e consumo consciente.

Destacamos, como nos projetos anteriores que acreditamos que as crianças serão protagonistas das soluções e ações de uma transformação social que irá garantir a sustentabilidade do planeta e prosperidade das futuras gerações. Neste sentido, vamos continuar com projetos voltados para esse público trabalhando os Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável – ODS de forma prática e lúdica.

Justificativa

Em um levantamento interno realizado por educadores em sala de aula, percebeu-se que nossos usuários necessitam de informações quanto às práticas de sustentabilidade, no que tange a reciclagem, reutilização, consumo consciente, alimentação saudável, entre outros. Em parceria com os usuários, familiares e colaboradores da instituição algumas ações de sustentabilidade serão implementadas, dentre elas destaca-se o plantio de hortaliças para consumo próprio. O foco do projeto será a educação ambiental e a informação, principalmente em relação a mudança de hábitos por meio de práticas sustentáveis, trabalhando a área cognitiva das crianças, de forma que o aprendizado seja ampliado e levado além da escola, tornando então os usuários seres conscientes e multiplicadores de tais ações em suas comunidades.


Objetivo geral

Implantar práticas que estimulem a adoção de hábitos sustentáveis junto a funcionários, usuários, familiares e visitantes do CEAL/LP.

Ações desenvolvidas

Tornar o CEAL/LP multiplicador de ações sustentáveis por meio das práticas realizadas dentro da instituições pelos usuários e colaboradores.

  • Realizar com os usuários do CEAL/LP o plantio de hortaliças em recipiente reciclável que serão transferidas para terra posteriormente, tendo como finalidade o consumo próprio e o incentivo à alimentação saudável e a preservação do meio ambiente.
  • Fazer ampla divulgação dessa ação em todas as dependências do CEAL/LP e nas redes sociais.

Divulgar dicas e orientações sobre educação ambiental.

  • Utilizar as redes sociais como canal de divulgação de dicas e orientações sobre educação ambiental.
  • Elaborar e afixar, nos locais de grande circulação no CEAL/LP, cartazes informativos e educativos sobre educação ambiental e sustentabilidade.

Reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis na instituição, incentivando a utilização de recipientes reutilizáveis em seu lugar.

  • Criar a campanha "Adote uma garrafa", junto a funcionários, familiares e visitantes do CEAL/LP.
  • Suspender a oferta de copos descartáveis na hora do café da manhã, lanche e almoço dos funcionários e usuários do CEAL/LP.
  • Suspender a oferta de copos descartáveis para as famílias que acompanham os usuários do CEAL/LP.

Impactos sociais

Educação

Impacto Externo

Por meio de observação de nossos colaboradores junto aos usuários e familiares que passaram pelo processo de sensibilização, conseguimos uma maior adesão ao uso de garrafas, reduzindo consideravelmente o uso de descartáveis, consequentemente redução na produção de lixo. Conscientização e engajamento dos envolvidos no que diz respeito a suspensão do uso de descartáveis.

Impacto Externo

Por meio da observação de nossos colaboradores junto aos usuários e familiares, que foram orientados para uma alimentação mais saudável, conseguimos colocar em prática uma mudança de comportamento dos envolvidos. Conscientização e prática dos envolvidos em relação a importância do cultivo de seus próprios alimentos com foco na alimentação saudável.

Impacto Interno

Por meio de conversas e avaliações entre nossos colaboradores que participaram da preposição e execução do projeto e demais profissionais da nossa organização constatou-se que o processo de sensibilização resultou em uma equipe com adesão ao uso de garrafas, reduzindo consideravelmente o uso de descartáveis, consequentemente redução na produção de lixo. Conscientização e engajamento dos colaboradores no que diz respeito a suspensão do uso de descartáveis.

Indicadores sociais

Educação

Participante

CEAL Ludovico Pavoni - CEAL/LP

A Associação das Obras Pavonianas de Assistência - CEAL Ludovico Pavoni (CEAL/LP) é uma organização da sociedade civil, instituição particular, filantrópica, ...

  • Distrito Federal
  • Sociedade Civil
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (1)

1 Brasília

Público beneficiado

  • Crianças: 600
  • Adolescentes: 100
  • Adultos: 500
  • Idosos: 500

Investimentos

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia