Reciclando Hábitos
Resumo
O CEAL/LP realiza o projeto Reciclando Hábitos, que consiste em implantar práticas que estimulem a adoção de hábitos sustentáveis junto a funcionários, usuários, familiares e visitantes do CEAL/LP. O projeto "Reciclando Hábitos" surgiu da necessidade de mostrar aos funcionários, usuários, familiares e visitantes do CEAL/LP que podemos ser partícipes nas ações de preservação do meio ambiente, com a adoção de hábitos simples e eficazes. O projeto acontece na ASA Norte - Distrito Federal no presente ano de 2022.
Estudo da realidade
Acreditamos que a educação muda o homem e o homem pode mudar o mundo. Isso também é verdade para a educação ambiental, que tem um papel fundamental, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental, como a preservação dos lagos, mananciais, da mata ciliar, entre outros.
Apesar dessa importância, a educação ambiental ainda não é um tópico abordado com profundidade na formação cultural e acadêmica do brasileiro, e no que tange a divulgação de informações sobre o tema, o mesmo acontece. Isso pode influenciar as pessoas a não adotarem novos hábitos em relação ao ambiente que estão por “falta de educação e falta de informação”.
E isso também acontece no universo do CEAL/LP, em relação aos nossos usuários, familiares, funcionários e prestadores de serviços, no que tangem, a adoção de ações simples que podem contribuir para minimizar o impacto ambiental que causamos à natureza.
Dessa forma, nossa proposta esse ano é implementar projetos que incentivem a “Reciclagem de Hábitos” e promova a adoção de ações sustentáveis, por meio da educação formal e informativa.
Um exemplo prático da nossa realidade é o plantio de hortaliças para consumo próprio, alimentação saudável e consumo consciente.
Destacamos, como nos projetos anteriores que acreditamos que as crianças serão protagonistas das soluções e ações de uma transformação social que irá garantir a sustentabilidade do planeta e prosperidade das futuras gerações. Neste sentido, vamos continuar com projetos voltados para esse público trabalhando os Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável – ODS de forma prática e lúdica.
Justificativa
Em um levantamento interno realizado por educadores em sala de aula, percebeu-se que nossos usuários necessitam de informações quanto às práticas de sustentabilidade, no que tange a reciclagem, reutilização, consumo consciente, alimentação saudável, entre outros. Em parceria com os usuários, familiares e colaboradores da instituição algumas ações de sustentabilidade serão implementadas, dentre elas destaca-se o plantio de hortaliças para consumo próprio. O foco do projeto será a educação ambiental e a informação, principalmente em relação a mudança de hábitos por meio de práticas sustentáveis, trabalhando a área cognitiva das crianças, de forma que o aprendizado seja ampliado e levado além da escola, tornando então os usuários seres conscientes e multiplicadores de tais ações em suas comunidades.
Objetivo geral
Implantar práticas que estimulem a adoção de hábitos sustentáveis junto a funcionários, usuários, familiares e visitantes do CEAL/LP.
Ações desenvolvidas
Tornar o CEAL/LP multiplicador de ações sustentáveis por meio das práticas realizadas dentro da instituições pelos usuários e colaboradores.
- Realizar com os usuários do CEAL/LP o plantio de hortaliças em recipiente reciclável que serão transferidas para terra posteriormente, tendo como finalidade o consumo próprio e o incentivo à alimentação saudável e a preservação do meio ambiente.
- Fazer ampla divulgação dessa ação em todas as dependências do CEAL/LP e nas redes sociais.
Divulgar dicas e orientações sobre educação ambiental.
- Utilizar as redes sociais como canal de divulgação de dicas e orientações sobre educação ambiental.
- Elaborar e afixar, nos locais de grande circulação no CEAL/LP, cartazes informativos e educativos sobre educação ambiental e sustentabilidade.
Reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis na instituição, incentivando a utilização de recipientes reutilizáveis em seu lugar.
- Criar a campanha "Adote uma garrafa", junto a funcionários, familiares e visitantes do CEAL/LP.
- Suspender a oferta de copos descartáveis na hora do café da manhã, lanche e almoço dos funcionários e usuários do CEAL/LP.
- Suspender a oferta de copos descartáveis para as famílias que acompanham os usuários do CEAL/LP.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Por meio de observação de nossos colaboradores junto aos usuários e familiares que passaram pelo processo de sensibilização, conseguimos uma maior adesão ao uso de garrafas, reduzindo consideravelmente o uso de descartáveis, consequentemente redução na produção de lixo. Conscientização e engajamento dos envolvidos no que diz respeito a suspensão do uso de descartáveis.
Impacto Externo
Por meio da observação de nossos colaboradores junto aos usuários e familiares, que foram orientados para uma alimentação mais saudável, conseguimos colocar em prática uma mudança de comportamento dos envolvidos. Conscientização e prática dos envolvidos em relação a importância do cultivo de seus próprios alimentos com foco na alimentação saudável.
Impacto Interno
Por meio de conversas e avaliações entre nossos colaboradores que participaram da preposição e execução do projeto e demais profissionais da nossa organização constatou-se que o processo de sensibilização resultou em uma equipe com adesão ao uso de garrafas, reduzindo consideravelmente o uso de descartáveis, consequentemente redução na produção de lixo. Conscientização e engajamento dos colaboradores no que diz respeito a suspensão do uso de descartáveis.