KANJIKO – Sustentabilidade “Kasato Maru 2022"
Resumo
A Praça Kasato Maru é o centro de referência da colônia nipo-brasileira em Sorocaba, e a 12ª edição da Festa tem um significado importante para a empresa KANJIKO DO BRASIL, por isso se responsabiliza pela operacionalização e a gestão dos resíduos sólidos, zelando pela Praça, as organizações e pela cidade durante o evento, estabelecendo uma forma de contribuição e comunicação, permeando o público alvo de forma colaborativa.
Através das parcerias, consolida-se projetos com princípios ambientais para a comunidade, com a utilização de mecanismos e práticas eco eficientes e que estão ao alcance dos usuários locais, implantando uma gestão de acordo a Politica Nacional de Resíduos Sólidos.
Em festas públicas considera-se um bom momento para pensar no cuidado com a cidade e na gestão inteligente dos resíduos sólidos. O volume de lixo e a conservação das ruas é uma questão importante, sendo necessário apoiar em políticas diferenciadas de gerenciamento de resíduos durante o período, viabilizando a logística e a destinação correta, com atenção especial a compensação ambiental, através do cálculo pegada ecológica, referente a emissões em gases de efeito estufa, permitindo verificar o impacto da festa e as consequências na localidade.
Estudo da realidade
O navio Kasato Maru atracou em Santos com os primeiros 781 imigrantes japoneses em 18 de junho de 1908, completando 114 anos da Imigração Japonesa ao Brasil. No decorrer desta história, nipo-brasileiros têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil e conquistado a sua confiança, fortalecendo as relações entre os países, consolidando raízes.
Em Sorocaba a comunidade comemora os 114 anos da imigração com a 12ª edição da Festa da Colônia Japonesa, com diversas atrações, como apresentações artísticas e uma grande praça de alimentação contando com a participação de organizações sociais da cidade na venda de comidas típicas.
Em festas públicas considera-se um bom momento para pensar no cuidado com a cidade e na gestão inteligente dos resíduos sólidos. O volume de lixo e a conservação das ruas é uma questão importante, é necessário apoiar em políticas diferenciadas de gerenciamento de resíduos durante o período, viabilizando a logística e a destinação correta, com atenção especial a compensação ambiental, através do cálculo pegada ecológica, referente a emissões em gases de efeito estufa, permitindo verificar o impacto da festa.
O Projeto prevê atender a Lei 10.712/2014 – Municipal - Torna obrigatória a limpeza das áreas públicas do entorno após a realização de comemorações, eventos, festas. Em Inventário Estadual de Resíduos Sólidos de 2014, divulgado pela CETESB, Sorocaba aparece com nota 9,5 na questão de gerenciamento e disposição de resíduos sólidos.
Justificativa
KANJIKO DO BRASIL - Unidade Sorocaba tem como desafio a inovação, de forma a cada ano aprimorar as atividades, ampliando a adesão e trazendo resultados mais efetivos em prol da comunidade.
Com o modelo da cultura oriental, visando difundir externamente boas práticas ambientais, valorizando a sociedade para que possam seguir bons exemplos, garantindo assim uma cidade saudável para as futuras gerações.
Através das parcerias, consolida projetos com princípios ambientais para a comunidade, com a utilização de mecanismos e práticas eco eficientes e que estão ao alcance dos usuários locais. Futuramente integrar outros tipos de resíduos, e assim implantar uma gestão de resíduos sólidos em sua totalidade de acordo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Em festas públicas considera-se um bom momento para pensar no cuidado com a cidade e na gestão inteligente dos resíduos sólidos. O volume de lixo e a conservação das ruas é uma questão importante, por isso considera necessário apoiar em políticas diferenciadas de gerenciamento de resíduos durante o período, viabilizando a logística e a destinação correta. Com atenção especial a através do cálculo pegada ecológica, referente a emissões em gases de efeito estufa, permitindo verificar o impacto da festa e aplicar a compensação ambiental em benefício a Sorocaba.
Objetivo geral
Contribuir com a proposta municipal, na questão de gerenciamento, disposição de resíduos, com atenção especial na compensação ambiental.
Ações desenvolvidas
Alinhar as parcerias para o gerenciamento de resíduos da festa.
- Agendar as reuniões movimentando os interessados na ação;
- Fortalecer as parcerias com os setores - público e empresas.
Mobilizar a destinação - resíduos e doações.
- Agendar as reuniões movimentando viabilizando os interessados;
- Fortalecer as parcerias com as OSCs.
Impactos sociais
Economia
Impacto Externo
De acordo com os depoimentos as organizações participantes da Festa Kasato Maru se sentem privilegiadas, pois a renda adquirida com a comercialização de seus produtos são de grande valia, pois contribui com o orçamento para o segundo semestre garantindo continuidade das atividades produtivas a comunidade.
Inclusão
Impacto Externo
Em depoimento, as Organizações Sociais - parceiras no Projeto relataram sobre a importância das parcerias entre os setores, se sentem fortalecidos sobre a importância das ações, e se propuseram a trabalhar para serem multiplicadores dos aprendizados a comunidade.
Meio ambiente
Impacto Externo
Em depoimento a campanha de sensibilização com as organizações parceiras, teve um resultado feliz, Sorocaba foi beneficiada com a destinação correta do óleo vegetal e latas de bebidas, evitando alto poder de poluição do resíduo junto a natureza, finalizando com uma festa sustentável.
Impacto Externo
Em depoimentos, percebemos que as organizações participantes se sensibilizaram sobre a importância da destinação correta dos descartáveis e dos objetos de descarte, colaborando com o saneamento - o manejo de resíduos sólidos, e se propuseram a trabalhar na divulgação das ações de conscientização em cuidar do meio ambiente.
Impacto Externo
Conforme relatório, com a campanha de sensibilização junto aos parceiros da festa, Sorocaba foi beneficiada com a destinação correta de óleo vegetal, evitando alto poder de poluição do resíduo junto a natureza, proporcionamos o recolhimento e descarte correto, evitando assim a contaminação do solo e lençol freático da cidade.
Impacto Interno
Conforme relatos, da nossa equipe, essas conquistas nos projetos sociais são tão gratificantes e só é possível, por conta do despertar de uma corrente de responsabilidade junto aos parceiros que pensam em atividades sustentáveis, saúde, mudança de comportamento em relação a higiene (pessoal e ambiental) e que caminham junto para o bem estar da comunidade.
Política
Impacto Externo
Em depoimento, os colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente se sensibilizaram sobre a importância da parceria entre os setores - público, privado e social, colaborando com o manejo de resíduos sólidos, reduzindo o impacto ambiental negativo através do armazenamento correto, nas ações de conscientização em cuidar do meio ambiente.
Urbanização
Impacto Externo
Em depoimentos, percebemos que as equipes e voluntários se sensibilizaram sobre a importância do reaproveitamento dos objetos de descarte, evitando o desperdício, colaborando com o saneamento - o manejo de resíduos sólidos, e se propuseram a trabalhar na divulgação das ações de conscientização em cuidar do meio ambiente, adotando medidas para combater as alterações climáticas e seus impactos.