Costura Industrial Pontuando o Futuro
Resumo
A Associação Laura dos Santos prima pelo atendimento à crianças e adolescentes com atividades educativas, culturais e esportivas em contraturno escolar e, como modo de atender às famílias na plenitude, oferta oficinas empreendedoras com propósito de promover sustentabilidade na composição financeira do lar, como por exemplo, a oficina de costura industrial que trás aprendizado técnico do conhecimento das máquinas industriais, de tecidos em malhas e planos, técnicas de costura e práticas de velocidade, haja vista que, o aprendizado em questão vem na intenção de preparar o aluno para o mercado formal de trabalho nas industrias têxteis e, instruir-lhes para o empreendedorismo, esta modalidade pode começar de forma tímida no seio do lar com perspectivas de sucesso, em ambos processos de trabalho nasce mais uma geração de renda capaz de compor o sistema financeiro do lar, além de ser esta uma oportunidade de fomentar a economia local e transformar socialmente estas realidades e, assim saírem da posição de vulneráveis socialmente para agentes de transformação social.
Estudo da realidade
Este projeto visa intervir na realidade do trabalho infanto-juvenil em conjunto aos pais/responsáveis, na coleta de material reciclado nas ruas do município de Palhoça, neste linear apresenta proposta de mudança com a oficina de costura industrial, a título de aprenderem um ofício que não exija grau de escolaridade, mas experiência, para tanto ao completarem o curso encaminhá-los ao mercado de trabalho formal, quiçá auxiliá-los junto aos trâmites do empreendedorismo.
Justificativa
A coleta de material reciclado é a realidade de muitas famílias, a oficina “Costura Industrial Pontuando o Futuro” vem na direção do metamorfosear essa realidade, para isso traz a luz uma oferta oportuna para transformar socialmente estes duros episódios. Dentro deste contexto, a proposta deste curso está em profissionalizar as mães/responsáveis das comunidades que compreende o Frei Damião e Brejaru, na especialidade de costura industrial voltada para um sistema de trabalho no formato de facção, assim pontuar novas perspectivas de transformação social.
Objetivo geral
Qualificar pessoas com conhecimentos teóricos, técnicos e práticos para operar máquinas de costura industrial, na produção de peças de vestuário, tornando-os assim profissionais da indústria têxtil no seguimento de facção (costura industrial).
Ações desenvolvidas
1- Ensinar técnicas de costura industrial;
-
1- Conhecer e aprender a manusear as máquinas com a prática intensiva de costura
2- Conhecimento teórico, técnico e prático das máquinas reta, overloque, overloque ponto cadeia, interloque e galoneira.
3- Conhecimentos técnicos e práticos de todas as máquinas, além de treinamento constante de tecido em malha, tecido plano e agilidade quanto aos tipos de costura, visto que a velocidade de costura faz-se essencial nesta capacitação.
4- Através de palestras com empreendedores como, por exemplo representantes do Banco do Empreendedor para explanar sobre os entendimentos de como, planejar, organizar, coordenar e controlar recursos financeiros e suprimento de materiais sem desperdícios. Estas ações são imprescindíveis ao bom funcionamento de qualquer atividade laboral e projeta para o futuro a certeza do sucesso em relação a escolha pelo ofício de costureiro(a).
5- Para a promoção do ingresso ao mundo dos negócios, a ALS promove encontros com palestrantes, a título de ensinar-lhes sobre o aprendizado da criação de um plano de negócio estruturado, com objetivos e metas bem definidas.
-
Ferramenta que posso usar para mensurar a ação:
1- Buscar parcerias com empresas de confecções no fechamento de peças para a materialização do produto final.
2- Produção de vários tipos de peças, mensurando o tempo como relação de parâmetro de produtividade. Exercitar a prática da diversidade de tecidos e tipos de costura, como por exemplo colocação de zíper, fechamento, acabamento e limpeza das peças.
3- Propiciar visitas a empresas de confecção industrial, a título de reconhecimento de espaço e dinâmica laboral. Neste momento nasce a sensação de pertença a uma transformação social com capacidade de metamorfosear realidades.
Induzir o conhecimento em relação às responsabilidades quanto ao fornecimento e cuidados dos bens necessários à manutenção da operacionalidade da produção.
4- Promover palestras motivacionais e de gestão de negócios com pessoas que os inspirem ao novo começo, com coragem e otimismo objetivando a busca por transformação de realidades. Abrir um campo de visão focado a uma mentalidade empreendedora. -
Percepção
1- Mão de obra pronta para o mercado de trabalho e/ou empreendedorismo.
- 3- Promover palestras motivacionais sobre o entendimento do empreendedorismo a partir do conhecimento técnico adquirido, de modo a promover sensação de pertença a uma realidade próspera a partira da força do próprio trabalho.
- 4- Reavivar aprendizados sobre eventos como, tempo oportuno e quantidade realmente necessária para o desenvolvimento do trabalho, acarretam, se mal planejados e distribuídos, a custos erários indesejáveis comprometendo assim os lucros líquidos.
-
5- Produzir em série tipos de roupas específicas
Ser um multiplicador do ideal empreendedor e agente de transformação social no território, além de ser esta oportunidade de fomentar financeiramente a região.
Planejar um segmento de atividade laboral que se mantenha sustentável.
1- Conhecer e aprender a manusear as máquinas com a prática intensiva de costura.
- 2- Apropriar de conhecimento teórico e prático das máquinas reta, overloque, overloque ponto cadeia, interloque e galoneira. Produzir vários tipos de peças, mensurar o tempo como relação de parâmetro de produtividade. Exercitar a prática da diversidade de tecidos e tipos de costura, como por exemplo colocação de zíper, fechamento, acabamento e limpeza das peças. E possibilitar o entendimento da viabilidade em empreenderem no seio do lar e encaminhá-los ao mercado de trabalho formal.
3- Capacitar os alunos para preparação e formação na modalidade de costura de facção
-
Conhecer a partir de ações técnicas e práticas de todas as máquinas, além de treinamento constante de tecido em malha, tecido plano e agilidade quanto aos tipos de costura, visto que a velocidade faz-se essencial nesta capacitação.
Propiciar visitas a empresas de confecção industrial, a título de reconhecimento de espaço e dinâmica laboral. Neste momento nasce a sensação de pertença a uma transformação social com capacidade de metamorfosear realidades. E promover palestras motivacionais sobre o entendimento do empreendedorismo a partir do conhecimento técnico adquirido, de modo a promover sensação de pertença a uma realidade próspera a partira da força do próprio trabalho.
4- Ensinar noções de administração de materiais.
- Planejar, organizar, coordenar e controlar suprimento de materiais sem desperdícios são imprescindíveis ao bom funcionamento da oficina e este aprendizado projeta-se para quaisquer atividades laborais. Introduzir conteúdos com conhecimento em relação às responsabilidades quanto ao fornecimento e cuidados dos bens necessários à manutenção da operacionalidade da produção. Reavivar aprendizados sobre eventos como, tempo oportuno e quantidade realmente necessária para o desenvolvimento do trabalho, acarretam, se mal planejados e distribuídos, a custos erários indesejáveis comprometendo assim os lucros líquidos.
5- Incentivar o ingresso ao mundo dos negócios.
-
Promover encontros com palestrantes, a título de ensinar-lhes sobre o aprendizado da criação de um plano de negócio estruturado, com objetivos e metas bem definidas, palestras motivacionais e de gestão de negócios com pessoas que os inspirem ao novo começo, com coragem e otimismo objetivando a busca por transformação de realidades. Abrir um campo de visão focado a uma mentalidade empreendedora, pois esta é uma demanda de mercado e clientes interessados neste nicho explorado com pouca mão de obra especializada. E produzir em série tipos de roupas específicas
Ser um multiplicador do ideal empreendedor e agente de transformação social no território, além de ser esta oportunidade de fomentar financeiramente a região.
Planejar um segmento de atividade laboral que se mantenha sustentável.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Foram identificados resultados positivos, com o exercício da prática que levou a maestria do trabalho bem executado, e com o recebimento de trabalhos nasce a sensação de pertença, deste modo, somam esforços junto aos companheiros e auxiliam na complementação de renda aos recursos oriundos de programas governamentais como, por exemplo o Auxílio Brasil. Os alunos matriculados, a família e o comércio local, pois os rendimentos são utilizados nos comércios e fomentam o território. A ideia inicial deste projeto foi pautada no ideal em atender as famílias para tanto pensou-se em ações empreendedoras que atendessem a relação entre trabalho, cuidados da casa e filhos com o tempo a que têm disponíveis, desta forma a oficina de costura vem de encontro a estas necessidades e resolve estas problemáticas com a oferta de trabalhos ofertadas através de parcerias da iniciativa privada para fechamento de peças de vestuário, e o recurso é repassado aos alunos conforme a produtividade de cada um. A oficina de costura industrial vem com uma proposta ousada e inovadora, onde o desafio foi, ensinar uma atividade laboral que profissionalize homens e mulheres, mesmo com a falta de ensino regular completo. Pode-se considerar que o objetivo geral contemplou seu propósito: “Qualificar profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e práticos para operar máquinas de costura industrial, na produção de peças de vestuário”.