RECICLANDO IDEIAS
Resumo
A EMEB Luiz Francisco Vieira realiza o projeto reciclando ideias que consiste em trazer a sensibilização a comunidade sobre o destino do lixo. O projeto foi criado através de ações que estavam ocorrendo na escola por meio da reciclagem e reaproveitamento de embalagens e matérias. Buscamos desenvolver em nossos alunos atitudes de mudança na realidade socioambiental, promovendo assim através desta ação para boa manutenção do Rio da Mata Camboriú em relação as enchentes, doenças e demais questões sócio ambientais. O projeto ainda realizará a confecção de brinquedos pelos educados que serão destinados e entregues pelos mesmo em projetos sociais da cidade. O projeto ocorre nas dependências da nossa escola, no bairro Ilhota, na cidade de Itapema durante o ano de 2022.
Estudo da realidade
No decorrer do ano letivo foi constatado um desperdício ou uso inadequado de materiais dentro das dependências da escola, na sequência inferimos estudos e
constatamos um hábito existente na comunidade escolar, foi explorado e executadas aulas para o estudo e pesquisa, assim como levantamento de dados
referente a população onde constatou que o bairro possui Conforme o censo 2010 a população de Ilhota é em média de 2.238 hab. Após constatarmos que segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia, assim buscamos contribuir para redução da produção de lixo através do reaproveitamento e reciclagem. segundo a Agência Senado no Brasil, a Lei 12.305, de 2010, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Entre os objetivos, estão a não geração, a redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Na sequência os alunos exploraram os possíveis resultados que podem ocorrer quando o lixo é descartado de qualquer forma, sendo assim essa destinação incorreta de lixo acabam atingindo a microbacia do rio da Mata de Camboriú que está localizada no bairro, onde a escola Luiz Francisco Vieira está localizada, no decorrer do projeto serão realizadas mutirão para coleta dos resíduos descartados nas proximidades, assim como a entrega dos brinquedos criados e produzidos reaproveitando embalagens em casas de ação social. Segundo o saneamento em pauto por BRK a grande quantidade de lixo existente nas ruas é um dos grandes fatores que levam às enchentes. Com a falta de conscientização da população, aliada aos serviços precários de coleta seletiva e de reciclagem, os resíduos que estão nas vias públicas acabam sendo levados pelas chuvas para os bueiros, entupindo-os e impedindo a passagem da água no local. sendo assim buscamos causar a sensibilização na população pertencente a comunidade escolar mudando hábitos
Justificativa
O projeto Reciclando Ideias busca sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem e reutilização de materiais recicláveis, sendo assim contribuir para a diminuição da produção e descarte de lixo o mesmo foi idealizado após ser observado uma problemática dentro do ambiente escolar,
quando fomos apresentados ao programa selo social já ocorriam movimentos dentro da escola como pesquisa levantamento de dados e aulas voltada a problemática, no decorrer do ano ainda acontecerão ações voltadas ao projeto, sendo a escola o ambiente mais adequado para a implementação e desenvolvimento deste projeto, pois nossos alunos estão inseridos na comunidade e são capazes de promover a diferença em suas residências levando informações e conhecimento sobre o tema, que muitas vezes falta em relação a sua família, esta ação promoverá uma sensibilização na comunidade escolar, assim como para boa manutenção do Rio da Mata Camboriú em relação às enchentes, doenças entre outras questões. Através da reciclagem e reaproveitamento de embalagens e matérias será desenvolvido nos nossos alunos atitudes de mudança na realidade socioambiental.
Objetivo geral
Trazer a sensibilização a comunidade sobre o destino do lixo.
Ações desenvolvidas
Mitigar as enchentes no bairro.
- Arrecadação de embalagens e materiais recicláveis. tragos de casa pelos alunos e na própria escola terão caixas para o recolhimento dos mesmo
reaproveitar o lixo.
- Será proposto aos alunos o resgate de brinquedos e brincadeiras e os mesmo serão incumbidos da criação de brinquedos e brincadeiras, está ação será realizada no ambiente escolar e em suas casa.
Desenvolver de aspectos sociais.
- Os brinquedos criados pelos alunos serão entregues em uma casa de ação social, alguns permanecerão na escola e farão parte do recreio pedagógico.
Coletar de materiais que são descartados no bairro.
- Realizar mutirões com os educandos e professores nas proximidades da escola buscando recolher os matérias recicláveis e mostrar a mineira correta do descarte dos materiais que não podem ser reaproveitados.
Sensibilizar os educando da importâncias da reciclagem e do reaproveitamento do lixo.
- Pesquisas realizadas pelos educandos buscando levantar dados referentes a reciclagem e o tempo de decomposição dos materiais, na sequência foram elaboradas e ministradas aulas pelos professores explanando e apresentado dados extraídos de plataformas governamentais confiáveis.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Os resultados foram observados, após a aplicação do projeto pela mudança de habito nos alunos e comunidade escolar, além de atrelar a teoria a prática, pois percebemos que as saídas de campo foram de suma importância. Percebemos que a comunidade como um todo se beneficiou do projeto, pois a partir do desenvolvimento do projeto reciclando ideias os alunos trabalharam o reaproveitamento dos matérias, além do descarte correto.
As famílias colaboraram com as produções dos brinquedos de materiais recicláveis, trazendo de suas casas ideias de brincadeiras antigas (reciclando ideias) além de trazerem os materiais selecionados do lixo de suas casas para dar continuidade as produções nas aulas. O projeto ocorreu em um contexto de trabalho de coletividade e educação ambiental. observamos aplicação da teoria para a pratica dos alunos e famílias, além de toda a comunidade escolar.
Impacto Externo
Foram realizados dois mutirões pelo bairro e efetuado e recolhimento de cinco sacos de materiais nas ruas, para a conservação do Rio Mata Camboriú e seus entornos, assim como pelo bairro Ilhota. Sendo assim os moradores e comunidade escolar se beneficiaram dos resultados. através das coleta in loco feitas no bairro e na praia realizada de forma correta com proteção, através da analise, estudo e classificação do lixo, sendo assim realizando o descarte de forma correta ou o reaproveitamento dos materiais. os resultados foram percebidos através da mudança da postura dos alunos e comunidades escolar percebendo a mudança de atitudes mediante ao destino do lixo.
Impacto Externo
Dentro da unidade escolar observamos o cuidado dos alunos em relação ao consumo de matérias que possuem longo prazo de decomposição no meio ambiente, assim como a preocupação na separação dos diferentes tipos de lixo. A comunidade como um todo se beneficia, pois o processo ocorreu na escola e reflete na casa dos educandos onde passam a ser multiplicadores das mudanças de hábitos. O correu no contexto da unidade executora assim como na comunidade escolar, atingindo assim a outros bairros como o morrentes, onde foi realizada a ação do lanche coletivo, assim como a entrega dos brinquedos confeccionados para as crianças do lar e meia praia devido a unidade executora abrigar alunos deste bairro. Foram produzidos sessenta brinquedos a partir de materiais reaproveitados.
Impacto Interno
Por meio de conversas e avaliações de nossos colaboradores que realizaram a preposição, execução e monitoramento do projeto, constatou-se o desenvolvimento e aprendizado de novos saberes e habilidades educacionais para serem trabalhado com os alunos e comunidade sobre a importância e sensibilidade com o meio ambiente e reflexão de nossas ações sobre o mesmo.