Mundo Jovem
Resumo
O Projeto Mundo Jovem tem como proposta a implantação de núcleos de iniciação esportiva, enquadrando em suas atividades crianças de 06 a 11 anos e adolescentes de 12 a 18 anos, tendo em vista atividades de cunho participativo, para uma melhor formação do jovem como ser humano inserido na sociedade. As ações serão organizadas para o desenvolvimento do ponto de vista motor (coordenação, aspectos cognitivos), de cidadania (com ações de integração social) e formativas (com palestras tendo como tema pontos relacionados a formação educativa, relacionando esporte com outras áreas do conhecimento).
Deste modo pretende-se, baseado nos princípios sócio pedagógicos do esporte, oferecer condições para que a criança possa se desenvolver plenamente em suas capacidades físicas, cognitivas, morais e sociais, evitando restringir a prática do esporte apenas como uma possibilidade de formação somente de atletas, mas também possibilitando uma formação geral, através da motivação proporcionada pela prática esportiva sistematizada. E com isso, possibilita que esta criança se torne um adulto integrado com o mundo, e principalmente consigo mesmo, enriquecido com sua história de vida pelas experiências e desafios enfrentados em sua formação durante a infância e adolescência (PAES e BALBINO, 2005).
Estudo da realidade
O Município de Sorocaba possui uma população de 695.328 habitantes, estimada pelo IBGEde 2021, tendo sua maioria posicionada entre as classes B e C. É notório o esforço do Governo Municipal em atender as classes D e E, e com isso diminuir as diferenças sociais. Porém, por mais que se esforce, ainda assim não consegue atingir toda a população inserida nestas classes menos abastecidas. Deste modo, a ADES, através de suas ações, busca ampliar a oferta de oportunidades de práticas sociais para este público, contribuindo para uma formação integral das crianças inseridas nestas classes.
Após o isolamento social, com a retomada, a convivência e as atividades com o coletivo se faz necessário, e considerando que a educação possui caráter permanente (FREIRE, 1991), a prática esportiva educacional auxiliará a alcançar este objetivo, possibilitando a boa convivência com seus pares, bem como fornecerá subsídios para que todos tenham condições de tratar e ser tratados com respeito e dignidade.
Deste modo, o Projeto Mundo Jovem tem como proposta a implantação de núcleos de iniciação esportiva, enquadrando em suas atividades crianças de 06 a 11 anos e adolescentes de 12 a 18 anos, tendo em vista atividades de cunho participativo, para uma melhor formação do jovem como ser humano inserido na sociedade. As ações serão organizadas para o desenvolvimento do ponto de vista motor (coordenação, aspectos cognitivos), de cidadania (com ações de integração social) e formativas (com palestras tendo como tema pontos relacionados a formação educativa, relacionando esporte com outras áreas do conhecimento).
Justificativa
O esporte é saúde, educação e cultura e entre as diversas possibilidades dispostas, o esporte é visto em muitos momentos como fator de fundamental importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Dentre estas possibilidades, o esporte pode assumir um importante papel pedagógico frente à realidade social em que vivemos, principalmente quando levamos em conta seu caráter educacional em detrimento do espetáculo. Dessa maneira, está consolidada a ideia de que a aprendizagem deve ir além do ensino dos fundamentos em suas execuções analíticas, combinadas e aplicadas em situações de jogo, ou seja, deve caminhar na direção do desenvolvimento do ser humano (PACHECO, CUNHA e ELIAS, 2008).
A implantação do esporte através de uma prática social justifica-se pelo fato de possibilitar à criança e ao adolescente a preservação de suas características, necessidades e interesses, onde cada um terá a oportunidade de construir seu próprio conhecimento através da prática esportiva, que baseado nos princípios sócio pedagógicos do esporte, oferecerá condições para que a criança possa se desenvolver plenamente em suas capacidades físicas, cognitivas, morais e sociais, evitando restringir a prática do esporte apenas como uma possibilidade de formação somente de atletas, mas também possibilitando uma formação geral, através da motivação proporcionada pela prática esportiva sistematizada.
Objetivo geral
Oferecer condições adequadas para a prática de esportes para jovens, incentivando e fortalecendo bons hábitos relacionados a saúde do ser humano.
Ações desenvolvidas
Realizar de aulas de Vôleibol, Natação e Jiu Jitsu
-
1) Apresentação do fundamento: o professor ensina e demonstra os fundamentos específicos
da modalidade com qualidade e padrão de movimentos, para o aluno visualizar e poder se
basear;
2) Importância do fundamento: mostrar ao aluno a importância do fundamento e a sua
utilização;
3) Experimentação: o professor observará a livre experimentação do aluno, onde uns
apresentarão maior ou menor dificuldade no aprendizado. Deste modo, poderá elaborar
tratamentos diferenciados no processo ensino-aprendizagem;
4) Sequência pedagógica: elaboração de exercícios educativos e formativos específicos para
o aprendizado ou correção do fundamento proposto;
5) Fixação: a conclusão do processo ensino/aprendizado se dá quando ocorre a fixação do
fundamento, que é feita através da repetição dos movimentos;
6) Aplicação: após fixar o movimento aprendido, o aluno faz a aplicação dentro da realidade
do jogo, através de pequenos jogos e de forma lúdica.
- Projeto Mundo Jovem acontecerá entre os meses de junho/2022 a maio/2023
Selecionar os alunos; alinhar parcerias com organizações participantes do Selo Social disponibilizando vagas para os seus assistidos
- Alinhar parcerias com outras organizações sociais - de junho a agosto/2022
-
A divulgação do projeto, para que ocorram as inscrições para a participação, será feita
através de visitas nas escolas próximas ao local do projeto e também através das redes
sociais da ADES, como o Facebook, Instagram e Site.
Desenvolver conceitos de convívio social junto a crianças, auxiliando na sua formação como cidadão
- Oferecer condições adequadas para a prática de esportes para jovens da região metropolitana de Sorocaba.
- Atender 150 alunos
Impactos sociais
Economia
Impacto Interno
A ADES busca promover o crescimento econômico, protegendo os direitos trabalhistas aos professores e estagiários que proporcionam aulas de Natação, Vôlei e Jiu Jitsu, garantindo a proteção dos direitos trabalhistas, emprego pleno e produtivo.
Impacto Externo
Conforme os relatos dos profissionais e da equipe técnica os 80 participantes (crianças e jovens) em situação de extrema vulnerabilidade social participaram do Projeto totalmente gratuito por conta do despertar de uma corrente de responsabilidade junto aos parceiros, investidores e voluntários, visando a resiliência social.
Inclusão
Impacto Externo
A ADES se estrutura com empenho para atender o público masculino e feminino garantindo a participação plena, efetiva e a igualdade de oportunidade fortalecendo as políticas sólidas para a promoção da igualdade de gênero em todos os níveis.
Impacto Externo
Por meio do depoimento da organização parceira, as crianças e adolescentes estão tendo relevante aproveitamento nas atividades com a equipe técnica agregando conhecimentos que estão sendo aplicados em suas rotinas, possibilitando melhora nas desigualdades daqueles que estão a margem da sociedade, e se sentem excluídos, tendo em vista o abandono familiar.
Política
Impacto Externo
A equipe técnica e gestores da ADES, atendendo o Governo Federal e Municipal apresentam os resultados em relatórios periódicos com excelente desempenho de todos assegurando o acesso público à informação no site da ADES (transparência).
Saúde
Impacto Externo
Conforme relatos, das equipes e dos 150 participantes (crianças e jovens) as atividades e conquistas nos projetos sociais são tão gratificantes e acontecem por conta do despertar de uma corrente de responsabilidade junto aos parceiros que pensam em atividade física e saúde, e caminham junto para o bem estar da comunidade.
Impacto Externo
De acordo com os depoimentos os participantes e familiares se sentem realizados com as aulas de Natação, Vôlei e Jiu Jitsu em locais com ótimas estruturas tendo em vista que na sua maioria, é o primeiro contato com a modalidade, atendendo a demanda local, que ressalta os benefícios que estão gerando na qualidade de vida dos assistidos.