Corretor Legal
Resumo
Desde 2011,a empresa Frederica Imóveis executa um programa de formação através do estágio obrigatório de corretores, onde dezenas te profissionais já se formaram.
Com o estágio obrigatório realizado na sede da empresa Frederica Imóveis, os estagiários tem a oportunidade de acompanhar processos de venda, aluguel e avaliação de imóveis, sempre sob a supervisão dos corretores de imóveis da equipe. O estágio realizado constitui uma atividade de cunho educativo e complementar ao ensino formal para a integração do estudante no ambiente profissional. Além de oferecer a oportunidade de aplicação do conhecimento acadêmico no mundo real, coloca o futuro profissional em contato com diferentes realidades culturais, e também contribui para sua iniciação na rede de relacionamentos profissionais.
Os primeiros exemplos recebidos no universo profissional deixam marcas profundas para o restante da trajetória.
Todo esforço vale a pena para que se preserve a chama da reflexão e da inovação nas novas gerações de profissionais. Orientar o profissional em formação monitorando a aplicação dos conceitos aprendidos e incentivando na empresa a atitude e o trabalho colaborativo que se espera de um profissional bem formado. Escolas e empresas dariam inestimável contribuição à sociedade e à nação: a de entregar um profissional para o futuro, livre para criar e inovar. O projeto é de realização permanente.
Estudo da realidade
Para ser um corretor de imóveis regularmente habilitado , é necessário obter o CRECI.
Para tanto o candidato deve estar matriculado no curso TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) ,ser aprovado nas provas e realizar o estagiário obrigatório.
Somente depois da conclusão do curso (aprovação nas avaliações e entrega do Relatório de Estágio válido), o aluno poderá obter o registro definitivo junto ao CRECI. A RESOLUÇÃO número 341/92 do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) dá redação à regulamentação do registro temporário de Estágio nos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis. O presente projeto visa atender os objetivos de desenvolvimento do milênio relacionados a Educação básica de qualidade para todos(ODM 2) , Igualdade entre sexo e valorização da mulher (ODM 3) e Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento (ODM 8).
Justificativa
CONSIDERANDO a necessidade de aperfeiçoar a complementação educacional do estudante dos Cursos de TTI e de Nível Superior, através da prática profissional;
CONSIDERANDO que há também necessidade de adaptar permanentemente às circunstâncias do momento, o Estágio Profissional dos estudantes dos Cursos TTI; por meio do registro do estágio, o estudante estagiário do curso Técnico em Transações Imobiliárias ou de Nível Superior, sob a supervisão do seu responsável, poderá
acompanhar e colaborar na prática de atos privativos da profissão, referidos no Art. 1º da Resolução-COFECI N.º 327/92 e no atendimento ao público.
Hoje vivemos em uma economia mais estável e competitiva que levou o mercado imobiliário brasileiro a um forte crescimento nos últimos anos. Apesar disso, as expectativas ainda são muito positivas em função das políticas públicas de incentivo ao crédito imobiliário.
Nesse cenário, a qualificação profissional torna-se ainda mais necessária. Um bom corretor de imóveis tem que ter uma formação sólida, conhecer bem o mercado e ter habilidade desenvolvidas para atender às pessoas com excelência, como em qualquer outra profissão.Se fazer um bom curso é o primeiro passo para adentrar a profissão, realizar um bom estágio é condição essencial para conhecer a realidade do mercado de trabalho . Escolhemos este tema pois gostamos de trabalhar com profissionais em início de carreira, pois não possuem vícios de trabalho e adaptam-se facilmente a novas rotinas internas.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
O impacto do projeto pode ser percebido pois após a realização do estágio, os profissionais receberam propostas para trabalhar em construtoras ou imobiliárias, sendo que alguns estagiários com iniciativa empreendedora abriram negócio próprio; demonstrando que os profissionais encontravam-se bem preparados para o ingresso no mercado de trabalho .
Impacto Interno
O projeto qualificou profissionalmente os profissionais que realizaram o estágio para o exercício da profissão, estando aptos a receberem as credenciais para atuar como corretor de imóveis.
Impacto Interno
O projeto incentivou a qualificação profissional dos avaliadores de imóveis da equipe, através de oportunidades junto a ACAMI (Associação Catarinense dos Avaliadores do Mercado Imobiliário), por meio de cursos de atualização profissional e participação em processos queproporcionaram um crescimento profissional e obtenção de um incremento na remuneração.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Impacto Externo
Através do incentivo e empoderamento de homens e mulheres, em iguais condições de trabalho , dentro de suas capacidades, o projeto oportunizou crescimento e qualificação profissional a ambos os sexos, independente de gênero ou orientação sexual; procurando sempre valorizar o ser humano acima de tudo .
Impacto Interno
O projeto empoderou e incentivou homens e mulheres, independente de gênero ou orientação, propiciando qualificação e especialização profissional em sua área de atuação; sempre buscando oferecer oportunidades de crescimento com equidade.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Através do projeto, a empresa deu enfoque não apenas a qualificação e especialização do profissional corretor de imóveis, mas também a questão ética e comportamental de todos os indivíduos envolvidos, através de valores e princípios sólidos (honestidade ,transparência, ética, boa fé,lealdade,respeito, colaboração, entre outros) que foram adquiridos através de experiências vivenciais; onde os profissionais puderam compreender a importância destes valores, muitas vezes negligênciados no mundo dos negócios, mas muito importantes para o convívio em sociedade.
Impacto Interno
O projeto mobilizou toda a equipe da empresa, bem como demais colaboradores externos e clientes também participaram do processo de amadurecimento e crescimento profissional dos estagiários, oportunizando a troca de experências e qualificação profissional dos envolvidos.