Mobilidade para todos
Resumo
O Rotary Club de Maringá Parque do Ingá realiza o projeto Mobilidade para todos que consiste em trazer mobilidade para pessoas fisicamente debilitadas que se encontram em vulnerabilidade social por meio de doação de cadeiras de rodas. No ano de 2022 serão mais de 2.000 cadeiras doadas em várias regiões do Brasil (todo o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, e Mato Grosso. O projeto buscará a doação de cadeiras de rodas da instituição Free Wheelchair Mission nos EUA e também parceria com demais organizações para a viabilidade da logística de transporte e entrega dessas cadeiras para as pessoas que realmente necessitam deste equipamento de mobilidade. O projeto se faz importante pois cerca de 2 milhões de pessoas precisam de cadeiras de rodas para se locomover no Brasil, dessas 80% (cerca de 1,6 milhões) estão em situação de vulnerabilidade social e apenas 10% consegue uma cadeira de rodas pelo SUS, ou seja, cerca de 1,44 milhões de pessoas estão presas a uma cama ou se arrastando no chão. Nosso objetivo é trazer dignidade e mobilidade, fazendo com que parte dessas pessoas se tornem livres e produtivas.
Estudo da realidade
Cerca de 2 milhões de pessoas precisam de cadeiras de rodas para se locomover no Brasil, dessas 80% (cerca de 1,6 milhões) estão em situação de vulnerabilidade social e apenas 10% consegue uma cadeira de rodas pelo SUS. Ou seja, cerca de 1,44 milhões de pessoas estão presas a uma cama ou se arrastando no chão. Nosso objetivo é trazer dignidade e mobilidade, fazendo com que parte dessas pessoas se tornem livres e produtivas.
Justificativa
Don Schoendorfer, o fundador da Free Weelchair Mission tinha um sonho: o de que nenhum ser humano precise se arrastar no chão para poder se locomover. Ele fez desse sonho uma missão e fundou a instituição com a meta de doar 2.000.000 de cadeiras de rodas em países sub desenvolvidos.
A Free Weelchair Mission nos convidou a fazer parte dessa missão em 2006, com o desafio de conseguir a liberação da doação de mais de 500 cadeiras de rodas na Alfândega e a distribuição dessas cadeiras de rodas aos que necessitam na nossa região.
Foi assim que nasceu o projeto Mobilidade para todos, com o Rotary Club de Maringá Parque do Ingá fazendo o processo de importação e fazendo parceria com os Rotary Clubs da região para distribuir as cadeiras de rodas aos necessitados.
O projeto cresce a cada ano que passa. Hoje, o projeto Mobilidade para todos já mudou a vida de mais de 7.000 famílias em 7 estados diferentes, trazendo mobilidade e dignidade para pessoas que se encontravam presas em uma cama ou se arrastavam no chão.
Ver a expressão de felicidade no rosto dos beneficiários e os depoimentos dos Rotary Clubs que participam do projeto é extremamente gratificante e o que nos faz continuar a cada ano.
Objetivo geral
Trazer mobilidade para pessoas fisicamente debilitadas que se encontram em vulnerabilidade social por meio de doação de cadeiras de rodas.
Ações desenvolvidas
Conseguir a doação de cadeiras de rodas da instituição Free Wheelchair Mission nos EUA.
- Fazer o pedido da doação de acordo com a necessidade e capacidade de distribuição atual.
Buscar parcerias que viabilizam o projeto.
- Buscar patrocinadores e/ou apoiadores que possam disponibilizar dinheiro, produtos ou serviços que possam ser utilizados na logística, treinamentos, auditorias ou entregas na distribuição das cadeiras de rodas.
- Contatar os Governadores atuais dos Distritos Rotários para firmar parceria de voluntariado e financeira, onde os Rotary Clubs de cada distrito poderão participar do projeto pagando parte dos custos logísticos e doando as cadeiras para os beneficiários em vulnerabilidade social.
- Contatar o poder público (FUNAI, SESAI, Prefeituras, SUS) para identificar beneficiários em vulnerabilidade social que possam estar precisando de cadeiras de rodas.
- Contatar o poder público (FUNAI, SESAI, Prefeituras) para participarem do projeto como apoiadores fornecendo serviços que possam ser utilizados na distribuição das cadeiras.
Fazer o processo de importação das cadeiras de rodas doadas.
- Contratar ou conseguir apoio de uma empresa que faça o processo de importação e liberação alfandegária das doações das cadeiras de rodas.
- Fazer uma parceria com uma instituição sem fins lucrativos que possa receber doações de cadeiras de rodas internacionais.
Organizar a logística.
- Contratar ou conseguir apoio da transportadora que faça o frete dos containers de cadeiras de rodas do porto até Maringá-PR.
- Contratar ou conseguir apoio de um lugar para armazenar as cadeiras de rodas durante o processo de distribuição.
- Contratar os chapas que irão descarregar os containers de cadeiras de rodas no barracão conseguido.
- Contratar ou conseguir apoio da transportadora que irá transportar as cadeiras de rodas de Maringá-PR até cidades apoio dos Distritos Rotários parceiros para que os Rotary Clubs possam buscar as cadeiras de rodas.
- Listar e confirmar as cadeiras de rodas pedidas por cada Rotary Club e outros parceiros.
- Separar as cadeiras de rodas, peças de reposição, jogo de chaves, cartões e uniformes e enviar para cada cidade apoio de cada Distrito Rotário.
- Contratar ou conseguir apoio para a produção de material necessário para os treinamentos, medições e entregas (uniforme, apostilas, trenas, réguas).
- Embalar e enviar materiais necessários para os treinamentos, medições e entregas para cada Rotary Club que se inscrever para ser habilitado a participar do programa.
- Contratar ou conseguir apoio para a produção de um cartão com a mensagem da Free Wheelchair Mission para cada cadeira de rodas a serem entregues.
Capacitar e habilitar os parceiros.
- Ministrar treinamentos de medição, uso do sistema, montagem da cadeira, ajustes da cadeira, instruções aos beneficiários, fotografias e prestação de contas aos Rotary Clubs e parceiros que possam também participar do processo de doação das cadeiras de rodas.
- Atualizar o sistema (site) com informação sobre Rotary Clubs habilitados a doar cadeiras de rodas.
- Atualizar o sistema (site) com cadastro de usuários e senhas para cada Rotary Club e parceiro habilitado a receber doação de cadeira de rodas pelo projeto.
Divulgar o projeto.
- Atualizar o site do projeto Mobilidade para todos (mobilidadeparatodos.com) com fotos e vídeos das entregas e auditorias realizadas.
- Aprovar no sistema (site) artigos criados por Rotary Clubs que descreve as entregas que forem feitas por eles.
- Atualizar o Instagram e Facebook do projeto Mobilidade para todos.
- Enviar releases com notícia de entregas que irão acontecer para jornais e revistas locais.
Impactos sociais
Educação
Impacto Interno
Os rotarianos voluntários no projeto nos relataram como o projeto havia impactado suas vidas e a saúde do seu Rotary Club. Rotarianos e Rotary Clubs participantes no projeto como voluntários. Enquanto participavam dos treinamentos, entrevistas, montagem das cadeiras de rodas e entrega das mesmas. O projeto faz com que os rotarianos descubram o propósito de ser rotariano com o projeto. Muitos estavam prestes a desistir do Rotary, mas por causa do projeto, não só permaneceram no clube como também trouxeram outros voluntários para dentro do clube. O ato de servir é muito benéfico à quem serve, principalmente quando podemos ver o resultado de forma tão expressiva e instantânea.
Impacto Interno
Através de auditorias realizadas antes das entregas das cadeiras de rodas e da prestação de contas depois da entrega de cada cadeira aos beneficiários. Os voluntários que se qualificaram para entregar as cadeiras de rodas recebidas no primeiro semestre de 2022. Todos os voluntários passaram por 2 treinamentos online e uma auditoria, onde aprenderam e demonstraram todo o procedimento necessário para a entrega das cadeiras de rodas de forma segura. Os voluntários seguiram o procedimento exatamente como o exigido pela doadora, desde a entrevista com o beneficiário, cadastro no sistema, montagem das cadeiras de rodas, ajustes, entrega e prestação de contas.Os voluntários seguiram o procedimento exatamente como o exigido pela doadora, desde a entrevista com o beneficiário, cadastro no sistema, montagem das cadeiras de rodas, ajustes, entrega e prestação de contas.
Saúde
Impacto Externo
A partir do momento que o usuário senta na cadeira de rodas, já começam nos contar os planos que fizeram para o uso da mesma, como visitar os filhos, ir a escola, ir à igreja ou até mesmo tomar sol. Ouvimos depoimentos de vários beneficiários que receberam as cadeiras de rodas em anos anteriores. Pessoas de todas as idades que possuem alguma dificuldade de locomoção causada por idade, deficiência ou idade. Os beneficiários cadastrados receberam a cadeira de rodas com a sua medida, montada, ajustada e dentro de casa. Aprenderam a usar, manter a cadeira e fazer exercícios para não se machucarem utilizando a mesma. A qualidade de vida dos beneficiários e das suas famílias melhoram significativamente com o recebimento da cadeira de rodas. A autonomia e liberdade dos usuários traz dignidade e uma vida muito melhor, já que não ficam presos ao chão ou à uma cama mais.
Impacto Externo
Através de visitas aos beneficiários que receberam as cadeiras de rodas em anos anteriores. Os beneficiários do projeto. Durante a entrega das cadeiras de rodas, o voluntário explica ao beneficiário como utilizar a cadeira de rodas, como fazer alguns exercícios para não obter úlceras de pressão e como fazer a manutenção da cadeira de rodas. Os beneficiários se mostraram saudáveis e as cadeiras de rodas estavam bem conservadas na grande maioria das vezes. Os beneficiários sabiam como resolver problemas ou para quem pedir auxílio caso precisassem de peças sobressalentes.