Programa Escola Sustentável
Resumo
O "Programa Escola Sustentável" permeia nove temas ambientais a serem trabalhados de forma teórica e prática nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental que se inscreveram neste primeiro ano do Programa. Desde o ciclo 2014, o programa envolveu mais de 3.500 alunos e 70 professores.
Os temas são: Educação Sanitária; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização; Educação Ambiental; Escola Sustentável; Água; Qualidade do Ar e Estrutura Ambiental.
A SEMA vem efetuando diversas capacitações junto aos diretores, coordenadores e professores sobre os temas ambientais envolvidos no Programa. Com isso, as atividades propostas para as escolas já disponibilizaram aos alunos, diversos conteúdos pedagógicos e de educação ambiental, promovendo ainda atividades lúdicas e saídas a campo, exercitando assim ações de cidadania e de mobilização comunitária, que poderão resultar em soluções ambientais práticas para o Município de Votorantim.
Entre as atividades propostas dentro de cada um dos noves temas, destacam-se: ações que visem à recuperação de um córrego ou nascente com o acompanhamento da SEMA; realização de feira de trocas entre os alunos na escola; ações relacionadas à fauna doméstica da comunidade escolar; diminuição ao longo do ano no valor da conta de água da escola; participação por parte dos dirigentes ou professores em capacitações ou eventos ambientais; implantação de um bicicletário na escola com o apoio da SEMA, entre diversas outras.
Além disso, a SEMA disponibilizou para cada escola inscrita, contêineres para armazenamento de materiais recicláveis, caixas para armazenamento de óleo de cozinha, composteiras de três fases para a realização de compostagem nas escolas e coletores de pilhas e baterias feitos com o reaproveitamento de tubos de PVC com 10 cm de diâmetro.
Estudo da realidade
Para o estabelecimento das parcerias necessárias ao ideal desenvolvimento das propostas planejadas por este programa,auxiliando a redução da fome e da miséria,o combate de doenças como a dengue,a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente e para que todos possam contribuir para o desenvolvimento, a SEMA lançou o Edital de Chamamento Público destinado ao cadastramento de Associações/Instituições/Empresas ou Pessoas Físicas, interessadas em participar de campanhas ambientais promovidas pela SEMA. Com isso, as empresas interessadas assinaram o edital e já colaboraram muito para o desenvolvimento deste programa. São elas:
- Votorantim Cimentos S/A, patrocinadora da premiação à escola vencedora;
- Fibria, suporte técnico e desenvolvimento de projetos de melhoria das escolas;
- Controlflex Ltda, patrocinadora das caixas para compostagem nas escolas;
- Concessionária Águas de Votorantim, patrocinadora dos coletores de pilhas e baterias fixados nas escolas;
- ONG Pé de Planta, promoção de oficinas de plantio, disponibilização de mudas nativas e educação ambiental;
- Poiato Recicla, educação ambiental e campanhas nas escolas.
Justificativa
O encaminhamento correto dos resíduos auxiliará a redução dos impactos ambientais na cidade, bem como colaborará com a geração de renda da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim (Coopervot). Ao atrelar os aspectos ambientais, sociais e econômicos, o programa promove as bases da sustentabilidade em suas ações.
Todas as atividades realizadas pelas escolas são encaminhadas à SEMA por meio de relatórios descritivos e fotográficos para acompanhamento e avaliação final do primeiro ciclo do programa.
As escolas inscritas serão pontuadas mediante seu desempenho para com o conteúdo programático do Programa, sendo que a escola melhor pontuada, além de receber o certificado de ganhadora, será contemplada com a construção sustentável de um espaço ambiental com pergolado, bancos e jardim vertical, com o intuito de servir como local de convivência, sala de aula ao ar livre para temáticas ambientais, contação de histórias, reuniões, cenário para fotografia dos alunos, entre diversos outros usos.
E quem ganha com isso é toda a sociedade, que passará a contar com jovens e futuros adultos preocupados com às causas ambientais, e que passarão a replicar importantes valores socioambientais, incentivando ainda a criação de um sentimento coletivo de pertencimento local, para a manutenção da qualidade de vida em todo o município.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
1. Acabar com a fome e a miséria
Impacto Externo
A SEMA no período de julho de 2014 a junho de 2015, construiu 8 hortas orgânicas totalizando 2013 crianças atendidas no município de Votorantim, assim através de relatórios fornecidos pelas escolas observou-se, como fruto do projeto, e do auxílio na construção das hortas uma maior aceitação das hortaliças pelas crianças a partir do momento em que as mesmas participaram de todo o processo de aprendizagem das culturas produzidas na horta e consumidas através da merenda escolar. Resultando em um grande volume de crianças que tem boas práticas alimentares no ambiente escolar e replicam isso em suas residências atingindo assim também as comunidades ao redor.
Impacto Interno
Durante os encaminhamentos do projeto, através de relatos dos colaboradores da equipe SEMA, foi possível perceber que os onze colaboradores e dois estagiários envolvidos diretamente nas escolas apresentaram, uma melhora substancial na qualidade da prática alimentar, com a inclusão de mais tipos de saladas e alimentos orgânicos. Reflexo, das orientações e capacitações que acontecem, semanalmente, como preparação para torna-los agentes multiplicadores nas oficinas, apresentações e instalações das estruturas do escola sustentável.
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
Impacto Externo
O projeto escola sustentável auxiliou no Combate e prevenção a dengue e outras doenças relacionadas com o descarte irregular de resíduos (entulhos, lixo doméstico e etc.) através da formação e capacitação das crianças e professores envolvidos totalizando 2968 pessoas. Com o projeto foi possível sensibilizar a população para o tema, além de realizar ações de identificação de depósitos irregulares e limpeza dos principais pontos de entulho da região. A percepção dos resultados aconteceu através de avaliações realizadas durante as formações, depoimento dos agentes de saúde responsáveis pelas localidades e a população geral.
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
A visível melhoria da qualidade ambiental das regiões atendidas pelo projeto tanto dentro do ambiente escolar como nas comunidades vizinhas às escolas. Mudanças percebidas através de plantios realizados em nascentes e outros mananciais de abastecimento de água , educação ambiental formal e não formal, melhoria no saneamento básico, arborização urbana eficiente, melhora significativa na qualidade do ar, e melhor utilização de recursos e energia .O projeto contou com a participação de diversas instituições que trabalham nas regiões atendidas .Isso foi observado através de depoimentos, contemplação dos ambientes trabalhados, avaliações diagnosticas e resultados obtidos no projeto, que beneficiou cerca de 3000 pessoas diretamente além das incontáveis, indiretamente, pela ação multiplicadora conseguida através da formações dos agentes replicadores.
Impacto Interno
Através de depoimentos sobre formação profissional continuada da equipe SEMA, 4 funcionários e 2 estagiários obtiveram enriquecimento profissional, sobre questões ambientais que afetam a comunidade moradora do município, ao participarem das reuniões, ações e formações realizadas pelo projeto. Eles relatam uma experiência muito especial e motivadora para a sua carreira profissional e pessoal. O contato com alunos que advém de uma realidade diferente da sua os fez perceber diversas questões culturais, modos de aprendizagem e diferentes contextos sociais, questões de grande relevância, tanto para a vida profissional, quanto pessoal, ampliando, assim, suas visões de mundo.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Após o início do projetos os professores relataram que os pais dos alunos das escolas atendidas estão mais sensibilizados com relação a boas práticas de cidadania, meio ambiente e ações pedagógicas junto aos seus filhos, os agentes de saúde e endemias relatam que os materiais informativos distribuídos atingiram uma maior adesão no decorrer das ações com a comunidade escolar , tal percepção se faz concreta através da observação das condições de mobilidade e estrutura do bairro, depoimentos de participantes e mudança de perfil na participação das reuniões de decisões participativas e conselhos municipais estimando-se que isso mudou a consciência participativa de aproximadamente 2 mil pessoas, moradoras de 11 bairros diferentes de Votorantim.