Campanha do Agasalho Atlanta 2021
Resumo
Conhecendo a realidade dos moradores da etnia Guarani Mbya, aldeia Gwyra Pepo, desenvolvemos uma campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores e demais itens de livre iniciativa para que possam ter condições de melhor suportar as madrugadas frias da região.
A adesão dos nossos Colaboradores ocorreu de maneira muito satisfatória.
Estudo da realidade
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), no Brasil existem 305 etnias e 274 línguas indígenas. A matéria do Jornal Cruzeiro do Sul de 25/04/21, detalha que, diferente do que muitas pessoas pensam, os indígenas não vivem só na Amazônia. Eles estão mais perto do que imaginamos. Mais de 817 mil indígenas habitam o território nacional, representando 0,38% da população brasileira, conforme o censo demográfico de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São várias as etnias e línguas faladas.
A população da etnia Guarani Mbya, aldeia Gwyra Pepo é composta de 90 crianças e 110 adultos e fica localizada na divisa de Tapirai e Pilar do Sul.
Cercada por eucaliptos, a aldeia está localizada em um sítio, na zona rural da cidade. Mais de 40 famílias indígenas vivem no local. Lá, a língua nativa é o guarani. Porém, todos falam português.
Na aldeia, os indígenas moram em casas de madeira revestidas com barro. Todas as tarefas são divididas entre os moradores da tribo, que chegou a Tapiraí em 2018. Até as crianças ajudam a buscar água e a pegar lenha para a fogueira, já que lá eles não têm água encanada e nem fogão.
A comunidade possui necessidade pontuais inclusive para subsistência.
Justificativa
A Atlanta desenvolveu a Campanha do Agasalho 2021, que visa ofertar cobertores para a população da etnia Guarani Mbya, aldeia Gwyra Pepo que é composta de 90 crianças e 110 adultos e fica localizada na divisa de Tapirai e Pilar do Sul.
A necessidade dessa campanha se justifica pela baixa da temperatura que ocorre nas madrugadas, principalmente nessa região, que fica extremamente úmida.
A Atlanta fez a sua parte na doação dos cobertores e estimulou também seus Colaboradores a verificarem em casa o que poderiam disponibilizar, fortalecendo o espirito de solidariedade.
Objetivo geral
Proporcionar maior bem estar aos moradores da comunidade da etnia Guarani Mbya, aldeia Gwyra Pepo.
Ações desenvolvidas
- Melhorar a qualidade de vida de moradores da etnia Guarani Mbya, aldeia Gwyra Pepo
- - Elaborar o material para divulgação da campanha
- - Distribuir cartazes e informativos nos principais pontos da empresa
- - Mobilizar o grupo de Colaboradores Atlanta para participação na campanha
-
- Arrecadar agasalhos, cobertores e outros itens que queiram doar (sapatos por exemplo)
- - Agendar o dia da entrega com participação de alguns Colaboradores voluntários
Impactos sociais
Inclusão
Impacto Externo
Por meio de conversa dos voluntários com 15 pessoas da aldeia, que relataram ser de grande ajuda a doação para todos os membros da aldeia que receberam cobertores, roupas e outros itens, possibilitamos acolhida, aquecimento, saúde e bem estar aos participantes, que assim puderam ter um inverno mais ameno.
Saúde
Impacto Interno
Por meio de conversas e avaliações com os nossos voluntários que participaram das atividades de doação de cobertores e roupas para o inverno junto a aldeia, constatamos nos voluntários uma sensação de bem estar, elevação da alta estima pessoal por estarem contribuindo para o acolhimento e aquecimento de diversas famílias durante os meses frios do ano em nossa cidade.