Projeto Pescar
Resumo
O Programa Social Projeto Pescar desenvolve as competências pessoais e profissionais de jovens em situação de vulnerabilidade social, com vistas à sua inserção, manutenção e ascensão no mundo do trabalho. A grade curricular é formada por conteúdo técnico de mecânica industrial básica, além de conteúdos complementares que visam a preparação dos jovens para o mercado de trabalho e seu papel enquanto cidadão, tais como Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Leis Trabalhistas, Inglês, Comunicação, Controle de Qualidade, Português, Comportamento, entre outros.
Estudo da realidade
Segundo a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), nos últimos 15 anos a quantidade de internos aumentou consideravelmente, pois no ano de 2000 foram registrados 4.197 internos e já em 2012 este número subiu para 8.342, onde 85% destes internos, foram acusados de tráfico no ano citado (fonte: jornal Folha de São Paulo). Os jovens tinham em suas mentes o intuito de adquirir seu próprio dinheiro, o que nos leva a pensar que a disponibilidade de empregos era menor. Em função disso, a empresa decidiu criar um projeto de atendimento a jovens na faixa etária de 16 a 18 anos.
Justificativa
Promover oportunidades reais de transformação na vida dos jovens através do processo de interação com o universo do trabalho, repercurtindo também no seu núcleo familiar.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
1. Acabar com a fome e a miséria
Impacto Externo
Através do Projeto Pescar a empresa proporcionou o incentivo ao estudo de qualidade para 35 jovens a fim de torná-los mais qualificados e preparados para sua própria geração de renda. Realizamos acompanhamento dos estudantes egressos por um períod de 2 anos após término do curso e por meio deste contato registramos que dos 18 alunos formados em 2014, 8 já estão trabalhando.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Através da parceria com a Fundação Projeto Pescar , a empresa capacitou 35 jovens em situação de vulnerabilidade social no curso de iniciação profissional em mecênica industrial básica, que receberam certificado de aprovação com indicação de todos os conteúdos trabalhados no período de formação, aumentando assim as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.