DEIXE PEGADAS, BITUCA NÃO
Resumo
O projeto DEIXE PEGADAS, BITUCA NÃO, é um evento de mobilização do Centro Educacional Municipal Giovania de Almeida, que tem por objetivo de conscientizar as pessoas para o problema do lixo (bituca de cigarro) nas praias, e a realização do descarte correto das mesmas. Trata-se de uma ação estudantil, apoiada pela Secretaria de Educação, Secretaria do Meio Ambiente e parceria na execução com a Centro Educacional Municipal Taquaras. Além de coletar resíduos (bitucas e cigarros) para encaminhar a reciclagem ou destino ambientalmente correto, o principal foco é: a sensibilização da população quanto ao destino correto desse material e o benefício para o meio ambiente. O evento de lançamento do projeto acontecerá agora neste ano de 2021 na praia do Estaleirinho com a intenção de que seja permanente junto a comunidade.
Estudo da realidade
Todos os anos, estima-se que são produzidas mais de 700 mil toneladas de bitucas de cigarro ao redor do mundo, a maior parte destes materiais ainda é lançada na orla marítima, ruas e calçadas, o que faz com que estes sejam levados pela rede pluvial até os rios, que por sua vez os arrastam até o mar.
Nas águas, as bitucas são decompostas lentamente, sendo em muitos dos casos, ingeridas por peixes, Tartarugas e outros animais marinhos. A ingestão de bitucas de cigarro por animais é um grande problema, pois pode levá-los à morte por envenenamento, além de poluir o ambiente e piorar a qualidade das águas. Solução para as bitucas têm sido pensada há décadas, mas, em geral, a maioria delas leva à destinação em aterros sanitários ou lixões.
Justificativa
O projeto visa inicialmente promover a Educação Ambiental na praia do Estaleirinho no município de Balneário Camboriú. Neste cenário percebemos a importância do desenvolvimento deste projeto, criando e desenvolvendo em cada participante o despertar para um planeta mais sustentável. Com o gerenciamento dos resíduos e disseminação da educação ambiental no município. Conforme Lei 9795/99 a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo ao Poder Público, nos termos dos art. 205 e art. 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
Objetivo geral
Promover a Educação Ambiental no município de Balneário Camboriú - SC.
Ações desenvolvidas
Monitorar o projeto Deixe Pegadas, Bitucas Não! Desenvolvendo atitudes positivas e o diálogo entre os diferentes setores de atuação educacional e socioambiental.
- Articulação com a empresa Ambiental, com o Programa Bandeira Azul, com a fábrica de surf e com a Secretaria do Meio Ambiente.
Impactos sociais
Política
Impacto Externo
Por meio da realização de parcerias, foram beneficiados os moradores, turistas e usuários das praias agrestes de Estaleirinho, Estaleiro e Taquaras ao ser instaladas as "bituqueiras" do projeto Deixe Pegadas, Bitucas Não, graças aos esforços em parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria do Meio Ambiente, empresa Ambiental, associação de moradores da praia de Taquaras, associação de moradores da praia do Estaleirinho, CEM Giovania de Almeida e CEM Taquaras, podemos dizer que esse projeto foi realizado com auxilio de muitas mãos.