• (47) 9 9192.3735
  • contato@selosocial.com
  • Entrar
  • Início
  • Selo Social
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

DEIXE PEGADAS, BITUCA NÃO

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

DEIXE PEGADAS, BITUCA NÃO

Tipo de projeto: Parceria
Ano de execução: 2021

Resumo

O projeto DEIXE PEGADAS, BITUCA NÃO, é um evento de mobilização do Centro Educacional Municipal Giovania de Almeida, que tem por objetivo de conscientizar as pessoas para o problema do lixo (bituca de cigarro) nas praias, e a realização do descarte correto das mesmas. Trata-se de uma ação estudantil, apoiada pela Secretaria de Educação, Secretaria do Meio Ambiente e parceria na execução com a Centro Educacional Municipal Taquaras. Além de coletar resíduos (bitucas e cigarros) para encaminhar a reciclagem ou destino ambientalmente correto, o principal foco é: a sensibilização da população quanto ao destino correto desse material e o benefício para o meio ambiente. O evento de lançamento do projeto acontecerá agora neste ano de 2021 na praia do Estaleirinho com a intenção de que seja permanente junto a comunidade.

Estudo da realidade

Todos os anos, estima-se que são produzidas mais de 700 mil toneladas de bitucas de cigarro ao redor do mundo, a maior parte destes materiais ainda é lançada na orla marítima, ruas e calçadas, o que faz com que estes sejam levados pela rede pluvial até os rios, que por sua vez os arrastam até o mar.

Nas águas, as bitucas são decompostas lentamente, sendo em muitos dos casos, ingeridas por peixes, Tartarugas e outros animais marinhos. A ingestão de bitucas de cigarro por animais é um grande problema, pois pode levá-los à morte por envenenamento, além de poluir o ambiente e piorar a qualidade das águas. Solução para as bitucas têm sido pensada há décadas, mas, em geral, a maioria delas leva à destinação em aterros sanitários ou lixões.

Justificativa

O projeto visa inicialmente promover a Educação Ambiental na praia do Estaleirinho no município de Balneário Camboriú. Neste cenário percebemos a importância do desenvolvimento deste projeto, criando e desenvolvendo em cada participante o despertar para um planeta mais sustentável. Com o gerenciamento dos resíduos e disseminação da educação ambiental no município. Conforme Lei 9795/99 a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo ao Poder Público, nos termos dos art. 205 e art. 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.


Objetivo geral

Promover a Educação Ambiental no município de Balneário Camboriú - SC.

Ações desenvolvidas

Disseminar valores, desenvolver atitudes positivas, ampliar a participação e o diálogo entre os diferentes setores com atuação socioambiental, no seu território de abrangência.
Incentivar o trabalho em equipe e fraternidade.
Vincular a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.
Promover o descarte correto do material recolhido.

  • O Projeto - DEIXE PEGADAS, BITUCA NÃO - será monitorado pelos gestores das escolas ( CEM Giovania de Almeida e CEM Taquaras);
  • As bituqueiras serão confeccionadas na escola, com auxílio dos alunos do quinto e oitavo ano do ensino fundamental (serão confeccionadas 15 bituqueiras);
  • Personalizar as bituqueiras com desenho de animais marinhos;
  • Palesta com oceanografo Luid com o tema “ Educação Ambiental”. 23/09/2021;
  • No mês de OUTUBRO serão instaladas nos decks de acesso à praia. 21/10/2021;
  • Periodicamente mutirão de limpeza e recolhimento das bitucas;
  • As bitucas recolhidas serão depositadas em contentor instalado na escola e depois serão enviadas para a reciclagem e destino correto;

Impactos sociais

Educação

Impacto Externo

Foram registrados através de fotos, todo o passo a passo, onde os alunos personalizaram as bituqueiras desenhando e pintando animais marinhos, foram feitas pelos alunos do 2º, 4º e 5º ano do CEM Giovania de Almeida, em sala de aula supervisionado pelo gestor da escola , o professor José (arte) e a professora Angélica (regente 2º ano), onde o resultado foi muito gratificante, alunos da idade de 7,8,9 e 10, realizando um trabalho em equipe, num espirito de confraternização, e aquisição de novos conhecimentos.

Impacto Externo

Foram confeccionadas 15 Bituqueiras feitas de canos e conexões de PVC de material reciclável, onde os alunos participaram dando sugestões e na criação das mesmas, foram confeccionadas no horário de aula com a supervisão dos gestores e professores, todos ficaram satisfeitos com o resultado, e percebemos também um trabalho em equipe muito importante para os alunos, onde foi abordado a fraternidade, confiança e aquisição de novos conhecimentos..

Impacto Externo

Percebemos a preocupação e o interesse dos alunos em saber mais sobre o assunto. Os alunos, professores e profissionais que em rodas de conversas e palestras realizadas nas escolas CEM Giovania de Almeida e CEM Taquaras os quais ao receberem as informações dos malefícios que o cigarro faz à saúde, levaram essas informações aos familiares e amigos para que esses pudessem ter uma qualidade de vida melhor.

Impacto Externo

Na realização do projeto Deixe Pegadas Bitucas Não! os moradores, turistas e usuários das praias agrestes de Estaleirinho, Estaleiro e Taquaras na parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria do Meio Ambiente, empresa Ambiental, associação de moradores da praia de Taquaras, associação de moradores da praia do Estaleirinho, CEM Giovania de Almeida e CEM Taquaras Percebemos que esse projeto só obteve êxito por conta dessas parcerias. Podemos dizer que foi realizado com auxilio de muitas mãos.

Impacto Interno

Por meio de conversas e avaliações com os colaboradores da nossa escola, que realizaram a preposição, execução e monitoramento das atividades com os alunos e comunidade, percebe-se uma aquisição de novos saberes para a execução de projeto socio ambiental junto a comunidade, como também o desenvolvimento dos seus conhecimentos sobre temas transversais da educação voltados para a sustentabilidade e o meio ambiente, aumentando suas capacidades e saberes intelectuais que beneficiarão a escola em futuro próximo.

Meio ambiente

Impacto Externo

No registro semanal de bitucas recolhidas os moradores, turistas e usuários das praias agrestes de Estaleirinho, Estaleiro e Taquaras em rodas de conversas e palestras realizadas nas escolas CEM Giovania de Almeida e CEM Taquaras e na divulgação do descarte correto das bitucas de cigarro. Percebemos que o projeto vem atingindo a proposta a qual foi idealizado; pois estamos percebendo que os consumidores de cigarros começam a fazer o descarte do resíduo de forma correta

Impacto Externo

Através de planilhas e fotos arquivadas nas escolas, os usuários das praias do Estaleirinho, Taquaras e Estaleiro que utilizaram as bituqeiras para o descarte dos resíduos do cigarro, recolhimento semanal das bitucas nas 15 bituqueiras instaladas, verificamos que as pessoas começaram a ter o hábito de descartarem os residuos de cigarro em local correto, diminuindo as bitucas nas praias e decks de acesso, como tambem nas informações dos próprios alunos que fiscalizam as bituqueiras quando vão a praia.

Impacto Externo

Através de fotos e relatório em planilha arquivados na escola, os usuarios das praias agrestes do Estaleirinho, Estaleiro e Taquaras. As bitucas recolhidas e colocadas no contentor instalado no CEM Giovania de Almeida, e que em 2022 serão utilizados na reciclagem para fabricação de pranchas de surfe. percebemos a quantidade de bitucas de cigarros que foram retiradas das praias, tormando uma cidade mais limpa e saudável para viver.

Impacto Externo

Foram realizadas duas Palestras no dia 22/09/2021 pelo oceanógrafo e professor Luidgi Marchese com o seguinte tema " Educação Ambiental" onde 60 alunos do 5° e 8º ano e 06 professores do CEM Giovania de Almeida e CEM Taquaras reunidos nos auditórios das escolas , com apresentação em projetor e um bate papo, com perguntas e respostas, onde varias duvidas foram sanadas e todos que participaram da palestra foram impactados e com certeza tornaram-se multiplicadores de ações e influenciadores nos cuidados ao meio ambiente.

Impacto Externo

Foram realizadas duas Palestras no dia 22/09/2021 pelo oceanógrafo e professor Luidgi Marchese com o seguinte tema " Educação Ambiental" onde os alunos participaram dando sugestões e na criação das mesmas, foram confeccionadas no horário de aula com a supervisão dos gestores e professores, todos ficaram satisfeitos com o resultado, e percebemos também um trabalho em equipe muito importante para os alunos, onde foi abordado a fraternidade e confiança.

Impacto Externo

Através de fotos e no registro de bitucas recolhidas os moradores, turistas e os usuários das praias agrestes de Estaleirinho, Estaleiro e Taquaras. onde nos dias 21 e 22 de outubro, foram instaladas 15 bituqueiras para o descarte correto das bitucas de cigarro. onde semanalmente essas bitucas estão sendo recolhidas , catalogadas em planilha e arquivadas na secretaria da escola.

Indicadores sociais

Educação
Meio ambiente

Participante

CEM GIOVANIA DE ALMEIDA

No dia 24/07/1991 através do decreto nº 2.137/91 foi inaugurada a escola qual recebeu o nome de: Núcleo Infantil Giovania de ...

  • Balneário Camboriú
  • Público
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (3)

1 Praia das Taquaras
2 Praia do Estaleirinho
3 Praia do Estaleiro

Público beneficiado

  • Crianças: 60
  • Adolescentes: 70
  • Adultos: 8

Parceria

  • C.E.M Taquaras

    • Balneário Camboriú
    • Público
  • Secretaria de Educação de Balneário Camboriú

    • Balneário Camboriú
    • Público

Facebook

Outras execuções deste projeto

Deixe Pegadas, Bitucas não!

Por: C.E.M Taquaras

Município de Balneário Camboriú

Ler mais
Deixe pegadas Bitucas não.

Por: Secretaria de Educação de Balneário Camboriú

Município de Balneário Camboriú

Ler mais
Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia