Escolas Transformadoras - Meu Pé de Jatobá
Resumo
A Escola Municipal Fidélis Diniz Costa realiza o projeto Meu Pé de Jatobá que consiste em desenvolver e apropriar uma consciência ambiental ampla e crítica junto a alunos, funcionários da escola, famílias e moradores do entorno através do envolvimento destes em projetos didático-pedagógicos que ofereçam uma visão metadisciplinar, uma divulgação ampla e consciente, e protagonizem o sujeito envolvido. A importância do projeto se dá, pois acreditamos que uma qualificação do espaço físico da escola, aliado à questões ambientais, sociais e pedagógicas bastante profundas podem alterar, de maneira efetiva, os conceitos e ações da comunidade. O projeto acontece durante o ano letivo de 2021, na comunidade e no espaço físico da Escola Municipal Fidélis Diniz Costa.
Estudo da realidade
A Escola Municipal Fidélis Diniz Costa está situada em Vargem Bonita, bairro localizado na zona rural da cidade de Jequitibá. Os alunos da Fidélis são, em sua maioria, filhos de trabalhadores de fazendas da região. Residem, não só em Vargem Bonita, mas em povoados e bairros vizinhos, como Coqueiros, Brejinho e Muchila. Uma parte das famílias tem residências fixas, outras são de caseiros, por isso, costuma haver muitas matrículas e transferências durante o ano letivo, quando famílias novas chegam para trabalhar e outras se vão.
Jequitibá é conhecida como a capital mineira do folclore, contando com festas tradicionais, grupos folclóricos e culturais diversos. Rica em cultura, é necessário que a população também conheça e valorize suas riquezas naturais. Para tanto, se faz necessário que a conscientização comece na base, nas crianças, na escola.
Justificativa
A Escola Municipal Fidélis Diniz Costa conta com 313 m2 de área construída e 1.500 m2 de área aberta, desocupada, além de um Jatobá centenário. Tal área tem um potencial de uso proficiente muito grande, porém, a mesma permanece coberta por vegetação natural (braquiária), que não favorece a utilização pelos alunos e ainda, torna-se um ambiente favorável a proliferação de animais peçonhentos.
A iniciativa de promover as reflexões propostas tem uma relevância social ao trazer um rico debate sobre o meio ambiente, vinculando a uma perspectiva mais ampla que reflete sobre questões sociais, econômicas, políticas e culturais do município. Sociais, pois vislumbram soluções imediatas que podem ser usadas no contexto individual de cada casa, posto que as condições de saneamento são as mesmas da escola. Econômicas quando buscam soluções para conter gastos e desperdício de recursos. Políticas, trazendo a reflexão acerca do que o poder público faz pela comunidade, levando à comparação com o que poderia ser feito. E cultural, posto que o projeto em questão busca uma mudança de postura efetiva em toda a comunidade escolar, modificando paradigmas e recriando conceitos e procedimentos.
Do ponto de vista acadêmico, este plano de intervenção traz o pensar em Educação Ambiental na perspectiva construtivista de Paulo Freire, que parte do pressuposto de que cada indivíduo é agente responsável pelo contexto sócio histórico em que está inserido. Parte-se da premissa de que o diálogo é o princípio de toda prática pedagógica, sendo dele que emergem a criação e recriação da realidade social.
Enfim, o projeto de intervenção faz-se importante no sentido de trazer contribuições, não só reflexão, mas que resulte em mudanças na realidade social, econômica, política e cultural da escola. Baseando-se no conceito de ambiente e meio ambiente de Dulley (1995), que se refere ao meio ambiente como particular de cada espécie e ambiente como o compartilhamento entre os meios ambientes, espera-se buscar soluções coletivas e mudanças paradigmáticas para as questões ambientais tangentes.
Objetivo geral
Instalar soluções concretas e objetivas para qualificar a água da chuva, bem como os espaços abertos da escolar.
Ações desenvolvidas
Construir projeto social em Jequitibá na escola Fidélis Diniz Costa – Projeto Meu Pé de Jatobá.
- Realização de encontros on-line (coletivo) com facilitador para cronograma de atividades e primeiras orientações da construção do projeto;
- Realização de encontros on-line (individual com cada representante da escola) com facilitador para orientações específicas e pontuais sobre o projeto;
- Criação de grupo de trabalho na escola para decisão do tema ambiental a ser trabalho e definição do projeto;
- Leitura de material de apoio para descrição do projeto;
- Compartilhamento das ideias iniciais com os alunos que retornaram ao regime presencial, sobre o projeto;
- Descrição da metodologia, cronograma e plano de ações dos projetos propostos;
- Formação com parceiro em novembro de 2021 sobre educação ambiental;
- Captação de materiais com parceiros para construção das práticas ambientais e sustentáveis propostas.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Através da entrega de instrumental de projeto social para acompanhamento do Instituto Selo social, a escola, ao ter seus funcionários participando da preposição do projeto e aprovação, possibilitamos a entrega para a comunidade escolar do presente projeto social pronto para execução na área ambiental, com parceiros, ações, investimentos e matérias necessários, sendo assim, para aplicação com o retorno dos alunos, professores e pais que antes estavam afastados da participação presencial do dia a dia escolar por conta da pandemia de covid-19.
Impacto Interno
Por meio de conversas e avaliações de nossos colaboradores que participaram dos encontros de formação com o Selo Social, leitura de documentação de orientação e troca de experiências com outros participantes do escolas transformadoras constamos que estamos com maior desenvolvimento de conhecimentos e novos saberes sobre práticas sustentáveis, elaboração e execução de projetos sociais e educação ambiental, bem como melhor alta estima profissional.
Política
Impacto Externo
Por meio da realização de parcerias nossa escola conseguiu unir escola, secretarias municipais, paço municipal e entidades na qual somaram esforços para a aquisição dos materiais necessários de contra partida para a ESCOLA MUNICIPAL FIDÉLIS DINIZ COSTA, executar o projeto Escolas Transformadoras - Projeto Meu Pé de Jatobá, demonstrando que com diálogo, transparência e trabalho de todos que, juntos é possível colocar uma ideia em prática do bem comum.