• (47) 9 9192.3735
  • contato@abacaibrasil.org.br
  • Entrar
  • Início
  • O Abaçaí Brasil
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Casa de Apoio aos Refugiados

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Casa de Apoio aos Refugiados

Tipo de projeto: Próprio
Ano de execução: 2020
Inclusão

Resumo

O acolhimento de refugiado se dá conforme os procedimentos adotados para que os mesmos sejam interiorizados desrespeitos aos Direitos Humanos. Não havendo distinção de classe social, cor, gênero, nacionalidade, religião, orientação sexual ou de qualquer outro tipo que anule os direitos fundamentais de uma pessoa. Considerando isso, nosso modelo de interiorização, em parceria com o Refúgio 343 consiste no deslocamento dos abrigos para Brasília, a oferta de uma vaga de trabalho para pelo menos 01 membro familiar, a todas as redes sociassistenciais, familiar ou comunitária para o processo de autonomia regularizando a situação do refugiado no país. É de suma importância que um assistente social esteja nesta intermediação, pois de imediato, a barreira com o idioma é o principal obstáculo, pois esta família é oriunda de outro país, que têm como língua principal dialetos e/ ou idioma, principalmente espanhol. Nesses casos, os refugiados se vêm limitados, podendo haver dificuldades para tratar sobre suas histórias pessoais, bem como a adaptação de toda família. O acolhimento tendo este suporte, os refugiados se se sentirão mais seguros para começar uma nova vida.

Estudo da realidade

Desde 2015, a Venezuela passa por uma crise sócio econômica e política, fazendo com que mais de 4,8 milhões de pessoas deixassem o país.

Os venezuelanos são o segundo maior grupo populacional deslocado do mundo, ficando atrás apenas dos refugiados sírios, que alcançam 5,6 milhões de pessoas. O Brasil já recebeu 264 mil venezuelanos (5° país que mais acolhe).

Neste cenário, surgem instituições que trabalham com os refugiados, como o caso do Refúgio 343, que é uma organização resgata famílias venezuelanas refugiadas no Brasil, através do processo de interiorização, afim de também buscar os acolhedores que são os protagonistas da resposta a esta crise. A partir dai, busca-se membros e agentes da sociedade civil que se comprometem com a interiorização de uma (ou mais) família (s), assumindo o compromisso de auxiliar na reinserção socioeconômica destes indivíduos.

Para acolher o fluxo migratório existem 11 abrigos em Boa Vista e 2 na cidade de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, comportando juntos 6,5 mil pessoas. Não há espaço para todos, estima-se que mais de 4 mil vivem na rodoviária e prédios abandonados de Boa Vista, entre os outros espalhados pelas ruas de Roraima.

Diante disso, torna-se necessário programas que visem apoiar e ajudar estes indivíduos.

Justificativa

O processo de interiorização deve prestar especial atenção para uma real integração dos venezuelanos nos novos contextos em que são inseridos. O Levvo Instituto busca contribuir para sua concretização. Dessa forma, considera a modalidade de interiorizar os venezuelanos por meio do acesso ao trabalho como uma forma mais sustentável e segura, para pelo menos uma pessoa da família interiorizada, garantindo trabalho, renda e moradia por até 6 meses, o que gera uma importante contribuição para a integração desta família venezuelana.


Objetivo geral

Acolher uma família venezuelana, dando oportunidade para reinserção sócio econômica.

Ações desenvolvidas

Garantir a sustentabilidade da ação bem como o fortalecimento da fase de acolhimento
Conceder benefícios como habitação e assistência-alimentação por tempo determinado
Moradia e ajuda de custo para a pessoa contratada e sua família por um período de até seis meses;
Apoio a colocação no mercado de trabalho e interiorização de venezuelanos adultos com suas famílias
Acompanhamento e apoio de uma assistente social
Fornecer as informações sobre as condições de trabalho
Respeitar e garantir um trabalho digno e regular e em linha com os benefícios de outros trabalhadores brasileiros,
Ajudar na socialização
Informar e viabilizar a rede socioassistenciais
Garantir a integração do núcleo familiar.

  • Disponibilizar uma assistente social para acompanhar e garantir que os direitos fundamentais do ser humano estão sendo exercidos

Impactos sociais

Educação

Impacto Interno

Por meio de observação e entrevista realizada pela assistente social com os venezuelanos, toda a família está vivendo com conforto, segurança, acesso a saúde, educação e socialização com a comunidade, com emprego e educação no Grupo Levvo, relatando que estão mais felizes, recuperaram a esperança e a capacidade de sonhar, melhoraram sua autoestima e se sentem revigorados com a nova perspectiva de vida.

Inclusão

Impacto Interno

Por meio de observação, entrevistas e depoimentos colhidos pela a assistente social, 05 pessoas de uma família de refugiados, receberam moradia em uma casa mobiliada, com todas as despesas pagas, alimentação e suporte da assistente social, a família deixou o abrigo e está vivendo num ambiente de conforto e segurança, iniciando uma nova vida na capital federal e tendo acesso aos direitos básicos do ser humano.

Saúde

Impacto Interno

Por meio de exames laboratoriais e consultas médicas todos os 05 integrantes da família atendida receberam atendimento e tratamento médico das enfermidades diagnosticadas recuperando a saúde e bem-estar.

Indicadores sociais

Educação
Inclusão
Saúde

Participante

LEVVO INSTITUTO

Criado em 24 de maio de 2018, o Levvo Instituto já nasceu grande, ao assumir as ações sociais realizadas pelo Grupo ...

  • Distrito Federal
  • Sociedade Civil
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (1)

1 Brasília

Público beneficiado

  • Crianças: 6
  • Adultos: 4

Entidades beneficiadas

  • REFUGIO 343

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia