ECOPONTO
Resumo
A Secretaria de Planejamento de Balneário Piçarras realiza um projeto para a implantação de um ECOPONTO para a destinação adequada dos resíduos (Pilhas e baterias, eletroeletrônicos, recicláveis e óleo de cozinha) em parceria com a Escola de Educação Básica Monteiro Lobato e a Secretaria de Educação do Município. Para que ocorra a adesão ao projeto, serão realizadas palestras de educação ambiental, tanto para os alunos da Escola Monteiro Lobato, quanto para o pais, a fim de conscientizar a comunidade para que esta faça a separação dos resíduos e destine no ECOPONTO. Esse projeto surgiu através da necessidade de se ter um local para a destinação adequada dos resíduos, já que o município de Balneário Piçarras não possui coleta seletiva. Os resíduos serão coletados do ECOPONTO por meio de empresas licenciadas. O ECOPONTO será instalado em frente à Escola de Educação Básica Monteiro Lobato. O projeto terá início em 21 de outubro de dois mil e dezesseis, com a realização de palestras educativas na escola e a inauguração do ECOPONTO, e sem previsão de término, pois a destinação adequada dos resíduos deve ser realizada sempre.
Estudo da realidade
Atualmente o município de Balneário Piçarras não possui coleta seletiva de resíduos sólidos e óleo de cozinha, sendo assim, o local onde será implantado o ECOPONTO, sendo este, a Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro Nossa Senhora da Paz, também não é atendido por este serviço. Desta maneira estes resíduos tendem a serem depositados de maneira inadequada, como no caso de pilhas e baterias que são depositadas juntos aos resíduos domésticos e são destinadas ao aterro sanitário, entretanto estes resíduos possuem componentes classificados como perigosos e que antes de terem a sua destinação final, devem receber o tratamento específico. Além disso, muitos materiais podem ser reciclados ou reaproveitados, diminuindo assim o volume de resíduos sólidos que são destinados ao aterro sanitário. O óleo de cozinha quando despejado irregularmente, como por exemplo, no ralo da pia de cozinha, que é o que usualmente acontece, acaba por chegar aos cursos de água e se torna altamente poluente, contaminando a água e acarretando até mesmo na mortalidade de espécies aquáticas. O público alvo deste projeto diz respeito principalmente aos alunos da Escola Monteiro Lobato, seus familiares e os funcionários da escola, entretanto o ECOPONTO estará disponível para uso de toda a comunidade local, bem como todos os munícipes que desejarem destinar adequadamente os seus resíduos.
Justificativa
O município de Balneário Piçarras não possui coleta seletiva de resíduos e desta maneira muitas pessoas os destinam inadequadamente, além do que muitos poderiam ser reciclados ou reutilizados ao invés de serem destinados ao aterro sanitário. No ano de 2015 foi feito o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, o qual levantou uma série de fatores, incluindo a falta de coleta seletiva no município. A partir deste Plano foi possível observar que aproximadamente 30% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados, como plástico, papel e alumínio, estão sendo encaminhados ao aterro sanitário. Foi constatado também que os resíduos eletroeletrônicos correspondem a 2,3% dos resíduos sólidos urbanos gerados no município, ou seja, são descartados juntamente com os resíduos domiciliares. Em Balneário Piçarras a uma produção per capita de aproximadamente 0,8 kg de resíduos/dia. A partir dos resultados do Plano foi observada a necessidade de se ter um local para destinar adequadamente os resíduos sólidos recicláveis, eletroeletrônicos, pilhas e baterias e óleo de cozinha. Com o ECOPONTO as pessoas poderão levar os seus resíduos e garantirem que eles tenham um destino adequado, contribuindo assim com o meio ambiente. Um resíduo reciclado ou reutilizado contribui para o aumento da vida útil de aterros sanitários, já que o volume de resíduos destinados aos aterros será menor, gera emprego e renda, e contribui para a diminuição da extração de matéria prima. Os resíduos perigosos e contaminantes, como pilhas e baterias, devido as substâncias utilizadas e o óleo de cozinha, se receberem o tratamento adequado, não afetarão o meio ambiente da mesma forma que se destinados irregularmente, sem nenhum tipo de tratamento. Desta maneira, o ECOPONTO é muito importante, para que a população possa destinar corretamente os seus resíduos, contribuindo assim com a saúde e qualidade do meio ambiente.
Objetivo geral
Contribuir para o desenvolvimento sustentável do município de Balneário Piçarras, por meio da segregação e destinação adequada dos resíduos sólidos.
Ações desenvolvidas
Instruir a comunidade local a destinar adequadamente os seus resíduos no ECOPONTO conforme sua constituição ou composição.
- Realizar palestras na escola Monteiro Lobato, a fim de conscientizar os alunos e seus familiares. As palestras para os alunos serão realizadas durante o horário escolar e para os familiares no contra turno.
Dar destinação final ambientalmente adequada para Pilhas e Baterias, Eletroeletrônicos, Papel, Plástico, Alumínio e Óleo de Cozinha incluindo a reutilização, a reciclagem, a recuperação observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.
- Monitorar a quantidade de resíduos destinados no ECOPONTO A coleta será realizada por empresa licenciada.
- Disponibilizar o ECOPONTO para que a comunidade possa ter um espaço para destinar adequadamente os seus resíduos.
- Instruir a população a separar os resíduos e destinar de forma adequada.
Garantir que os resíduos sejam destinados adequadamente dentro dos coletores, conforme sua composição ou constituição
- Avaliar se os resíduos estão sendo destinados adequadamente, por meio de monitoramento.
- Orientar a comunidade a destinar corretamente os seus resíduos, durante a primeira semana de funcionamento do ECOPONTO, através do apoio de profissionais da área ambiental.
Impactos sociais
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
O resultado foi percebido com a melhoria do desempenho da gestão de resíduos sólidos no município de Balneário Piçarras. Os beneficiados que foram diretamente afetados, estão inseridos na comunidade dos bairros Nossa Senhora da Paz e Centro, principalmente os alunos da Escola Monteiro Lobato, e indiretamente a população de Balneário Piçarras. As empresas parceiras também foram beneficiadas. Houve benefícios econômicos e sociais, pela reciclagem de resíduos, com a geração de emprego e renda. Houve a redução dos impactos ambientais pela destinação adequada dos resíduos sólidos e a melhoria na conscientização ambiental da população de Balneário Piçarras. O resultado foi observado através do aumento do nível de conscientização dos alunos, verificados pelos questionários aplicados durante as palestras e pela constatação da destinação de resíduos de forma adequada no ECOPONTO.
Impacto Interno
O resultado foi percebido com a melhoria do desempenho da gestão de resíduos sólidos na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável. Os beneficiados que foram diretamente afetados, correspondem aos funcionários da Secretaria e indiretamente seus familiares e o município de Balneário Piçarras. Os benefícios aconteceram pela mudança comportamental relaciona a forma de segregação dos resíduos sólidos, através de instruções por parte dos técnicos ambientais envolvidos no projeto. O resultado foi observado através do aumento do nível de conscientização dos funcionários, verificados pela adesão ao programa de separação de resíduos na Secretaria.