Acolhimento Noturno Provisório para Adultos e Famílias em Situação de Rua
Resumo
O SOS Sorocaba, por meio do serviço de Acolhimento Noturno fornece espaço para que as pessoas não precisem dormir nas ruas, contribuindo com a efetivação da Política Municipal para inclusão das pessoas em situação de rua. Na unidade de Acolhimento Provisório para pessoas em situação de rua é realizado atendimento diário, durante 12 horas*, em regime de albergamento provisório, oferecendo ao usuário um espaço para que possa fazer a sua higiene pessoal, se alimentar, ter um local para dormir e receber o acompanhamento de um Profissional do Serviço Social.
*A partir do mês de abril/2020, fez-se necessário estender o atendimento para 24 horas devido a pandemia de Covid-19.
Estudo da realidade
Conforme o CENSO 2010 realizado pelo IBGE, estima-se que no Brasil 0,6% a 1% da população esteja na situação de rua, um número que é mais relevante e comum em cidades brasileiras mais urbanizadas, fruto da desigualdade e exclusão social que caracteriza a história e também a realidade socioeconômica atual do Brasil. Realidade esta encontrada em Sorocaba, onde observa-se um número cada vez maior de pessoas que se encontram em tal situação.
Um estudo da SECID divulgado em janeiro/2020, aponta que o município tem 837 pessoas em situação de rua. O estudo identificou que existe uma desta população concentrada na região central e outra significativa parcela em outros territórios.
Trata-se de uma população que saiu de sua cidade de origem em busca de emprego ou que rompeu seus vínculos familiares e tem dificuldades de reinserção social e laboral, muitas vezes devido ao alcoolismo, uso de drogas, transtornos mentais ou baixa autoestima - consequência da falta recursos para suprir suas necessidades básicas de alimentação e higiene.
As pessoas em situação de rua tiveram sua dura realidade agravada frente a pandemia de COVID-19.
Justificativa
O SOS, desde 1968 desenvolve atividades voltadas às pessoas que se encontram em situação de rua. Contando com infraestrutura e equipe altamente qualificada, oferta atendimento de qualidade e humanizado a esse público visando contribuir diretamente na prevenção das situações de risco - sobretudo durante a pandemia de COVID-19, na reinserção territorial quando necessária e desejada e na promoção social de pessoas em situação de exclusão grave, tendo em vista que essa população, devido ao grau das situações de miséria a que está submetida, possui escassos recursos para superar as condições de vulnerabilidade que caracterizam as suas vidas.
Objetivo geral
Proporcionar o fortalecimento, resgate da dignidade, status social e promover a integração familiar e comunitária de adultos e adolescentes que estão em situação de rua, a fim de garantir seus direitos legalmente constituídos.
Ações desenvolvidas
Possibilitar por meio de recursos financeiros a realização dos serviços.
- Realizar a transferência financeira dos recursos para a instituição parceira.
Impactos sociais
Inclusão
Impacto Externo
Por meio de retorno de informação da SOS, no período de janeiro a agosto de 2020, foram realizados 11.937 atendimentos a 1465 pessoas em situação de rua foram acolhidas pelo serviço de acolhimento e assim foram alimentadas e tiveram garantidas condições de higiene que as permitiram manter as suas relações sociais e laborais, longe dos riscos de passar a noite na rua.
Saúde
Impacto Externo
Por meio de retorno de informação da SOS, no período de janeiro a agosto de 2020, as pessoas em acolhimento na SOS passaram por medidas de prevenção por conta do COVID-19, onde os colaboradores foram orientados sobre os protocolos sanitários, receberam equipamentos de proteção individual e adotaram novas rotinas de trabalho e de novos protocolos de atendimento, com vista a minimizar os riscos de contaminação e preservar a saúde das pessoas atendidas.