Clínica de Saúde Mental
Resumo
O Centro Espírita Paulo de Tarso, em parceria com a Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal, realiza o projeto “Clínica de Saúde Mental”, que visa um atendimento humanizado, por profissionais altamente capacitados, com o objetivo de auxiliar e atender as pessoas que buscam e precisam de atendimento psicológico de forma gratuita, para fins de colaborar com o seu bem-estar mental e social, desenvolver a sua integração social, para que possa posteriormente usufruir seus direitos constitucionais estabelecidos através do acesso aos serviços, e a consequente promoção da saúde mental. Os atendimentos acontecem mediante solicitação, de forma agendada, em sala com essa finalidade no Centro Espírita Paulo de Tarso, ou em local acordado com o paciente, em tempos de pandemia, os atendimentos estão sendo realizados por videoconferência. Os estudos demonstram a importância de um projeto como este com foco no acolhimento de pessoas de forma terapêutica e gratuita para fins de buscar um estado de bem-estar mental e social, especialmente porque o Brasil é considerado o país com maior número de pessoas ansiosas (9,3% da população), segundo a OMS, e 86% (oitenta e seis por cento) dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental como ansiedade e depressão.
Estudo da realidade
Os dados da Organização Mundial da Saúde, apresentam um significativo número de pessoas com transtornos mentais, que representam um dos principais desafios da atualidade. Os estudos demonstram a importância de um projeto como este com foco no acolhimento de pessoas de forma terapêutica e gratuita para fins de buscar um estado de bem-estar mental e social. O Brasil é considerado o país com maior número de pessoas ansiosas (9,3% da população), segundo a OMS, e 86% (oitenta e seis por cento) dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental como ansiedade e depressão, motivo pelo qual, o investimento na área de saúde mental cresceu consideravelmente em 2019, em que o Ministério da Saúde investiu cerca de noventa e sete milhões de reais para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Observada a necessidade de avaliação contínua dos serviços de saúde mental para a garantia de qualidade, é necessária uma atenção especial àqueles que não possuem recursos para obtenção de atendimento e/ou que precisam de forma imediata e não conseguem agendamento, bem como a mudança de paradigma referente ao tema “saúde mental” que ainda hoje possui alguns estigmas e preconceitos. Buscando um atendimento humanizado, por profissionais altamente qualificados e com o objetivo de ajudar as pessoas que buscam e precisam de atendimento psicológico, o Centro Espírita Paulo de Tarso em parceria com a Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal, realizam o projeto “Clínica de Saúde Mental” em que é possível atingir a sociedade como um todo, já que o projeto é aberto a todos que precisam e solicitam o atendimento.
Justificativa
Diante do estudo da realidade apresentado, em que demonstrou-se um preocupante cenário com relação aos significativos números de pessoas com transtornos mentais no Brasil, verifica-se a necessidade de um projeto voltado à saúde mental, tendo em vista a influência de inúmeros fatores sociais, psicológicos, genéticos e ambientais que influenciam nos transtornos mentais, o que levou o Centro Espírita Paulo de Tarso, em parceria com a Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal a realizarem o projeto “Clínica de Saúde Mental”. A clareza de sucesso desse processo nos vem de uma caminhada longa de trabalho e expertise dos profissionais altamente capacitados participantes do projeto que atendem mediante solicitação as pessoas que solicitam o atendimento e as acompanham verificando a sua evolução e trazendo medidas que possibilitam e asseguram o seu bem-estar, minimizando os efeitos e trabalhando as perturbações mentais. Ressalta-se ainda que é imprescindível uma mudança de paradigma, haja vista que é necessário desmistificar conceitos equivocados sobre a recuperação de pacientes com transtornos mentais, além de demonstrar para o paciente e para quem os acompanha a necessidade daquela ajuda especializada, especialmente pela incompreensão dos familiares e amigos, o que promoverá uma melhor integração social. A Clínica de Saúde Mental viabiliza que o cidadão possa se desenvolver e posteriormente usufruir seus direitos constitucionais estabelecidos através do acesso aos serviços e a promoção da saúde mental.
Objetivo geral
Possibilitar o desenvolvimento do cidadão que solicitará o atendimento psicológico e acompanhar a sua evolução.
Ações desenvolvidas
Apoiar na execução e monitoramento do projeto.
- Contatar e firmar acordo de cooperação técnica com psicólogos altamente qualificados para a realização dos atendimentos.
Impactos sociais
Saúde
Impacto Externo
Por meio da agenda dos psicólogos que realizam os atendimentos, constatou-se que são atendidas semanalmente duas crianças, dois adolescentes e vinte e um adultos , que solicitaram atendimento e participam semanalmente das terapias individuais e conjuntas. Percebe-se a evolução dos pacientes a cada terapia realizada, pelo atendimento personalizado e tecnicidade dos profissionais voluntários que realizam os atendimentos de forma humanizada e que proporcionam todo o acompanhamento necessário promovendo o bem-estar mental e social dos seus paciente