• (47) 9 9192.3735
  • contato@abacaibrasil.org.br
  • Entrar
  • Início
  • O Abaçaí Brasil
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Programa de Subsistência e Combate a Fome

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Programa de Subsistência e Combate a Fome

Tipo de projeto: Parceria
Ano de execução: 2020
Inclusão Saúde

Resumo

A violência contra a mulher apresenta magnitude diversa entre os grupos populacionais. A baixa escolaridade, o aprofundamento das desigualdades sociais, retroalimentando a violência estrutural, e o uso de álcool e de substâncias ilícitas parecem exacerbar a magnitude do problema e colocar mulheres economicamente segregadas em situação de maior vulnerabilidade a violências. O Brasil é um país marcado por profundas desigualdades no campo social, econômico, educacional e de acesso aos recursos e serviços públicos. A violência contra a mulher tem sido associada ao acesso assimétrico às “estruturas de oportunidades” principalmente aquelas relacionadas à inserção e estabilidade no mercado do trabalho e ao sistema .Tendo em vista o crescente aumento do número de dependentes químicos e mulheres vítimas de maus tratos e as consequências disso para a sociedade. O Levvo Instituto acredita que o “Projeto Galinheiro” traz um impacto imediato e positivo para a MVA e as acolhidas. Bem como a redução da dor, da ansiedade, aumento da socialização, subsistência e melhora da qualidade de vida. Também podemos enfatizar os ganhos comportamentais, físicos, emocionais e educativos decorrente das atividades desenvolvidas na terapia ocupacionais com as galinhas.

Estudo da realidade

A Missão Vida em Abundância – MVA, é uma Casa de Acolhimento, fundada em 14 de abril de 1993, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de prestar assistência a mulheres em situação de rua, com dependência de drogas, bem como em suas necessidades psicoemocional decorrentes de maus tratos e relacionados com seus familiares, com sede na Ponte Alta de Cima, chácara da Igreja Batista Filadélfia. A região onde a MVA abriga estas mulheres é de chácara, área rural, com uma infraestrutura deficitária., auto custo mensal, longe da parada de ônibus, dificuldade para instalação de rede de internet entre outros. A MVA, não recebe ajuda do governo e conta com doações da Igreja Batista Filadélfia, seus membros, outras Instituições e pessoas físicas. Os trabalhos desenvolvidos são de terapia ocupacional, terapia individual ou em grupo, palestras, cultos e estudos bíblicos. Atualmente a MVA abriga 11 mulheres devido o COVID-19, porém tem estrutura para abrigar mais mulheres. Nas terapias são abordados temas pessoais, por meio do qual as acolhidas são estimuladas a falar sobre suas experiências com substancias psicoativas, transtornos mentais.

Justificativa

Um estudo transversal com 278 mulheres de 15 a 49 anos que tiveram parceiros íntimos, residentes em uma área metropolitana de Brasília, DF, em 2007. Utilizou-se processo de amostragem aleatória sistemática. O instrumento de pesquisa constou de um questionário com 58 perguntas desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde. Foram analisadas as prevalências de violência física, psicológica e sexual. As variáveis independentes consideradas foram características sócio demográficas da mulher, de contexto familiar e comunitário (frequência do uso de bebidas ou drogas ilícitas. A violência contra a mulher apresenta magnitude diversa entre os grupos populacionais. A baixa escolaridade, o aprofundamento das desigualdades sociais, retroalimentando a violência estrutural, e o uso de álcool e de substâncias ilícitas parecem exacerbar a magnitude do problema e colocar mulheres economicamente segregadas em situação de maior vulnerabilidade a violências. O Brasil é um país marcado por profundas desigualdades no campo social, econômico, educacional e de acesso aos recursos e serviços públicos. O trabalho desenvolvido pela MVA que atualmente acolhe 11 mulheres é de dar apoio e moradia neste período de vulnerabilidade. Devido a pandemia existem alguns obstáculos para que seja desenvolvido trabalho de forma completa, apesar disso, as acolhidas têm participado, dos cultos, estudos bíblicos, terapias, na medida do possível. A pandemia também mudou o cenário externo, tendo-se notado uma demanda maior neste período em comparada a quantidade de acolhidos, contudo a MVA tem capacidade para receber dadas as limitações. Conhecendo as demandas e desafios desta Instituição o Levvo Instituto pensando no bem-estar das acolhidas desenvolveu o Projeto Galinheiro. Disponibilizou todo os insumos, assim como os profissionais para a construção de um galinheiro que traz um impacto imediato e positivo para a MVA e as acolhidas. Bem como a redução da dor, da ansiedade, aumento da socialização e melhora da qualidade de vida. Também podemos enfatizar os ganhos comportamentais, físicos, emocionais e educativos decorrente das atividades desenvolvidas na terapia ocupacionais com as galinhas.


Objetivo geral

Propiciar ferramentas para que haja sustento as acolhidas, assim como se beneficiar participando das atividades que são realizadas pela MVA. Bem como ser muito útil para a terapia ocupacional das acolhidas, sustento (ovos e carne) e para abrigo seguro das galinhas.

Ações desenvolvidas

• Elaborar um planejamento para a construção;
• Contribuir dando todo suporte financeiro para construção deste projeto para que a instituição continue a prestar a assistência a mulheres em situação de rua, com dependência química, bem como em suas necessidades psicoemocional decorrentes de maus tratos;
• Disponibilizar uma assistente social para acompanhar a execução, o processo de finalização e zelar pela boa qualidade da ação e serviço prestado buscando alcançar com eficiência, eficácia e efetividade neste projeto;

  • Elaborar a planta do projeto
    Compra dos insumos
    contratar mão de obra
    Suporte financeiro
    acompanhar a execução do projeto

• Propiciar através desta ação condições de subsistência para as acolhidas;
• Oportunizar o desenvolvimento de autonomia pessoal e social;
• Contribuir para o princípio da dignidade da pessoa humana, os portadores de dependência química e suas famílias.


  • Acompanhar o desenvolvimento do projeto.
    Finalização do projeto



Impactos sociais

Economia

Impacto Externo

Por meio de visitas para observação, coleta de informações e depoimentos da diretora da instituição, 11 mulheres que estavam acolhidas na instituição, se alimentaram com a produção de ovos, carne de frango, produzidos no galinheiro instalado na instituição, gerando subsistência e autonomia para a instituição. A produção dos ovos e criação de frangos proporcionou o desenvolvimento, a autonomia pessoal, social e contribuiu para o alcance da autonomia e independência da instituição apoiada.

Indicadores sociais

Economia

Participante

LEVVO INSTITUTO

Criado em 24 de maio de 2018, o Levvo Instituto já nasceu grande, ao assumir as ações sociais realizadas pelo Grupo ...

  • Distrito Federal
  • Sociedade Civil
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (1)

1 Brasília

Público beneficiado

  • Adultos: 11

Entidades beneficiadas

  • Missão Vida em Abundancia MVA

Parceria

  • Associação Vida em Abundância (MVA)

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia