• (47) 9 9192.3735
  • contato@abacaibrasil.org.br
  • Entrar
  • Início
  • O Abaçaí Brasil
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Semana Integrada do Meio Ambiente - Webnários CBH Rio das Velhas/SCBH Jequitibá

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Semana Integrada do Meio Ambiente - Webnários CBH Rio das Velhas/SCBH Jequitibá

Tipo de projeto: Parceria
Ano de execução: 2020
Educação Meio Ambiente

Resumo

O Subcomitê da Bacia do Rio Jequitibá em parceria com o CBH das Velhas, WWF Brasil, Instituto Abaçaí, Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL), AMBEV, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), Associação Setealagoana de Engenheiros, Instituto Estadual de Florestas, Sítio BioFlora, Solaris Consultoria Socioambiental, EMBRAPA, EPAMIG, Prefeitura de Funilândia, Prefeitura de Prudente de Moraes, Prefeitura de Jequitibá, Prefeitura de Sete Lagoas e Prefeitura de Santana do Riacho realizam o projeto Semana Integrada do Meio Ambiente - Webnários CBH Rio das Velhas/SCBH Jequitibá que consiste em possibilitar acesso a nossa comunidade a informação, conhecimento, saberes e boas páticas de ações a atividades socioambientais que são realizados pelas organizações que compõem o Subcomitê junto a nossa região. A Semana Integrada do Meio Ambiente - Webnários CBH Rio das Velhas/SCBH Jequitibá acontecerá de forma remota nos dias 8, 9 e 10 de junho de 2020 em forma de WEBINÁRIOS nos períodos da manhã e noite no canal: www.youtube.com/user/cbhvelhas

Estudo da realidade

O presente projeto surgiu em decorrência de conversas com organizações do Subcomitê da Bacia do Jequitibá que participaram de mentoria individual promovidos pela WWF Brasil em parceria com o Instituto Abaçaí, na qual em diversos depoimentos relataram que a Semana do Meio Ambiente estava por chegar nos mês de junho e as organizações e municípios da região estavam sem uma programação mais efetiva, por conta da pandemia do COVID-19. Neste sentido, foi proposto pela mentoria do Abaçaí Brasil uma reunião conjunta para pensar uma "Semana Remota" para trazer os pares do Subcomitê que pudessem fazer uma fala qualificada das diversas ações e práticas ambientais realizadas pelos mesmos na região da Bacia do Rio Jequitibá. A possibilidade de fazer o evento de forma remota foi o caminho mais prático e possível apontado por todos, como uma ferramenta que possibilitasse a realização do evento e não colocassem ninguém em risco aos intempéries do COVID-19, bem como a manutenção do isolamento social de todos os envolvidos, conforme determinado pelas autoridades sanitárias dos municípios e estados. Nesta conjuntura e junção de forças de várias organizações e pessoas nasceu a Semana Integrada do Meio Ambiente - Webnários CBH Rio das Velhas/SCBH Jequitibá.

Justificativa

Diante do estudo da realidade apresentado, e da importância que as questões ambientais se tornam cada vez mais centrais em nosso dia a dia, aja a vista a atual situação de pandemia vivida pela humanidade, reforçando que o Meio Ambiente é uma questão de primeira ordem em todas as esferas politicas, econômicas e sociais. Neste sentido, entendemos que neste ano de 2020 com todas as dificuldades que a pandemia impôs ao encontro de pessoas devido ao isolamento social, não poderíamos deixar de realizar algo marcante que reafirmasse nosso compromisso diário com o cuidado, preservação e luta por um Meio Ambiente sustentável e ideal para todos. Neste ínterim, acreditamos que levar informação, conhecimento e saberes das mais diversas organizações que compõem o nosso Subcomitê para a nossa comunidade em tempos de COVID-19 é uma forma de contribuir para o processo de desenvolvimento e compromisso de educação sócio ambiental. E, assim nasceu de forma remota a Semana Integrada do Meio Ambiente - Webnários CBH Rio das Velhas/SCBH Jequitibá.


Objetivo geral

Realizar a Semana Integrada do Meio Ambiente - Webnários CBH Rio das Velhas/SCBH Jequitibá.

Ações desenvolvidas

Disponibilizar profissional para a palestra da Semana Integrada do Meio Ambiente junto ao EIXO 3

  • Tema 1: A gestão das unidades de Triagem e o trabalho dos catadores de materiais recicláveis em tempos de pandemia. Experiência do Município de Prudente de Morais. Amanda Batista da Silva - Coordenadora de Saneamento de Prudente de Morais

Impactos sociais

Educação

Impacto Externo

Por meio de acompanhamento do canal do youtube/cbhvelhas, constatamos que 299 pessoas ao acessarem o conteúdo do Webinário da Semana do Meio Ambiente – Eixo 4: Meio Ambiente, Saneamento em tempos de COVID-19 possibilitamos informação, desenvolvimento e aquisição de conhecimento sobre a gestão das unidades de triagem e o trabalho dos catadores de materiais recicláveis em tempos de pandemia em Prudente de Moraes.

Meio ambiente

Impacto Externo

Por meio de acompanhamento do canal do youtube/cbhvelhas, constatamos que 299 pessoas ao acessarem o conteúdo do Webinário da Semana do Meio Ambiente, possibilitamos informação e sensibilização dos mesmos sobre as mais diversas temáticas ambientais em torno da coleta seletiva, agregando novas pessoas ao trabalho socio ambiental da região.

Indicadores sociais

Educação
Meio ambiente

Participante

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRUDENTE DE MORAIS

Quem somos.

  • Sete Lagoas
  • Público
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (1)

1 Centro

Público beneficiado

  • Adultos: 299

Investimentos

Parceria

  • Subcomitê Ribeirão do Jequitibá

    • Sete Lagoas
    • Público
  • Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas - ETMSL

    • Sete Lagoas
    • Público
  • MNE Gruta Rei do Mato

    • Sete Lagoas
    • Público
  • Prefeitura Municipal de Funilândia

    • Sete Lagoas
    • Público
  • Prefeitura municipal de Jequitiba

    • Sete Lagoas
    • Público
  • Sítio BioFlora

    • Sete Lagoas
    • Público
  • SOLARIS CONSULTORIA SOCIOAMBIENTAL

    • Sete Lagoas
    • Público
  • AMBEV

  • Associação Setealagoana de Engenheiros

  • CBH Rio das Velhas

  • EMBRAPA

  • EPAMIG

  • Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP)

  • Instituto Estadual de Florestas

  • Prefeitura de Santana do Riacho

  • Prefeitura de Sete Lagoas

Facebook

Outras execuções deste projeto

Webinário

Por: Subcomitê Ribeirão do Jequitibá

Município de Sete Lagoas

Educação Meio Ambiente
Ler mais
Webinário

Por: MNE Gruta Rei do Mato

Município de Sete Lagoas

Educação Meio Ambiente
Ler mais
Webinário

Por: Prefeitura Municipal de Funilândia

Município de Sete Lagoas

Educação Meio Ambiente
Ler mais
Webinário

Por: Prefeitura municipal de Jequitiba

Município de Sete Lagoas

Educação Meio Ambiente
Ler mais
Webinário

Por: Sítio BioFlora

Município de Sete Lagoas

Educação Meio Ambiente
Ler mais
Webinário

Por: SOLARIS CONSULTORIA SOCIOAMBIENTAL

Município de Sete Lagoas

Educação Meio Ambiente
Ler mais
Webinário

Por: Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas - ETMSL

Município de Sete Lagoas

Educação Meio Ambiente
Ler mais
Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia