Assinatura
Resumo
A A.I.A.D.V "Escola de cegos Santa Luzia vem realizando o projeto "assinatura" o publico alvo dese projeto são Deficientes Visuais adultos, alfabetizados e com diferentes níveis de escolaridade que assinavam por meio da impressão digital.
Não há uma técnica específica e única para um professor ensinar escrita cursiva, esta atividade vai do bom senso e da intuição do professor. As atividades são definidas e modificadas dinamicamente, de acordo com as características pessoais, as manifestações e o desempenho do sujeito. Cada usuário encontrará uma forma pessoal para desenvolver sua assinatura. O importante é que a pessoa se sinta confiante, e é papel do professor criar sequências de ensino convenientes, em que as dificuldades motoras sejam progressivamente vencidas.
Estudo da realidade
A Associação Ituana de Assistência aos Deficientes Visuais (A.I.A.D.V) “Escola de Cegos Santa Luzia” realiza atendimento de habilitação e reabilitação a pessoas com deficiência visual sem limite de idade. A entidade está situada no município de Itu, cidade centenária conhecida como Berço da República devido a sua participação na história de nosso País, possui “154.147 habitantes” (IBGE, 2010), O atendimento que é ofertado por essa entidade é de extrema importância a população do município de Itu e cidades da região uma vez que o Censo IBGE (2010, p. 6) aponta que: [...] a deficiência visual é o tipo de deficiência que mais incide sobre os brasileiros, afetando 18,6% da nossa população, A mesma pesquisa também explica que: [...] a deficiência visual teve maior prevalência em todos os grupos de idade, sendo bastante acentuada no grupo de acima de 65 anos, ocorrendo em quase a metade da população desse segmento (49,8%) - (CARTILHA CENSO IBGE, 2012, p. 7)
Justificativa
Muitas vezes uma pessoa cega, por não saber assinar o seu próprio nome e usar a digital, é confundida ou passa a imagem de uma pessoa analfabeta, assinar seu próprio nome é um ato de emancipação. Ao assinar um diploma, a carteira de identidade, a carteira profissional, documentos, título eleitoral e até cheques, a pessoa cega adquire sentimentos de auto realização, de independência e de responsabilidade, e o não assinar traz o desconforto da menos valia a acentuada desigualdade.
A assinatura é um dos meios facilitadores para romper as barreiras do preconceito e informar à sociedade que deficiente visual também é um cidadão que através de um gesto consciente, característico e pessoal, pode deixar marcada sua identidade nos documentos para diminuir uma possível imagem negativa em relação ao deficiente visual. Partindo desses princípios e para que não sejam acentuadas as desigualdades, é imprescindível e urgente que seja trabalhado com os deficientes visuais o aprendizado da escrita cursiva.
Objetivo geral
Substituir a impressão digital pela assinatura em tinta;
Ações desenvolvidas
Estimular e promover a emancipação, autonomia e o sentido de privacidade;
Possibilitar o fortalecimento da confiança em si mesmo e autoestima;
Respeitar a individualidade e exercer a capacidade de decisão;
-
Observar se o aluno/usuário já tem bem trabalhado o seu esquema corporal e, principalmente, se é capaz de dissociar movimentos de pulso, cotovelos e ombros;
-
Observar se a coordenação motora fina está bem desenvolvida;
-
Observar a formação de conceitos quanto às linhas retas, inclinadas, ângulos, curvas e sinuosas;
-
Observar orientação espacial;
-
Observar a memória tátil e cinestésica.
-
Apresentar o alfabeto em relevo pode-se apresentar as quatro formas (de forma, maiúscula e minúscula; cursiva, maiúscula e minúscula);
-
Tatear as letras de seu nome observando atentamente cada detalhe;
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Por meio das atividades propostas, 5 usuários, na A.I.A.D.V "Escola de Cegos Santa Luzia" aumentaram a atenção e a melhora na coordenação motora fina para a realização da assinatura.
Impacto Interno
Por meio de observações e sondagem, a profissional de pedagogia na A.I.A.D.V " Escola de Cegos Santa Luzia" compreendeu a necessidade de dar continuidade a esse projeto visando que todos consigam realizar a sua assinatura com autonomia e segurança.