Arteterapia
Resumo
Arteterapia é uma matéria baseada principalmente nas áreas das artes e da psicologia. Durante uma sessão de arte terapia o usuário é convidado a explorar aspectos do seu consciente ou inconsciente por meio da expressão artística (pintura, desenho, modelagem, escultura, poesia, dança, etc.).
Segundo o artista plástico Umberto França, nas práticas artísticas e suas influências, percebe-se que:
- a pintura é libertadora,
- o desenho é ordenador,
- a escultura é estruturadora,
- a gravura é multiplicadora.
Como podemos perceber, muitos de nossos usuários podem se beneficiar amplamente com atividades de arteterapia.
O grupo será composto por usuários que, avaliados pela equipe técnica tenham o perfil de dificuldades específicas em expor em palavras suas emoções e aqueles que demonstraram dificuldade em artesanato específico.
As atividades em grupo conjugadas a um trabalho verbal, tendo como finalidade criar um espaço para a expressão criativa, a comunicação, o contato com potenciais da personalidade em seus aspectos, cognitivo, emocional e sensorial através dos órgãos do sentido, favorecem a integração de conteúdos emocionais, despotencializando assim a atuação autônoma/negativa desses conteúdos na personalidade trazendo maior harmonia, física e emocional para a realização de metas construtivas.
Estudo da realidade
A Associação Ituana de Assistência aos Deficientes Visuais (A.I.A.D.V) “Escola de Cegos Santa Luzia” realiza atendimento de habilitação e reabilitação a pessoas com deficiência visual sem limite de idade. A entidade está situada no município de Itu, cidade centenária conhecida como Berço da República devido a sua participação na história de nosso País, possui “154.147 habitantes” (IBGE, 2010), O atendimento que é ofertado por essa entidade é de extrema importância a população do município de Itu e cidades da região uma vez que o Censo IBGE (2010, p. 6) aponta que: [...] a deficiência visual é o tipo de deficiência que mais incide sobre os brasileiros, afetando 18,6% da nossa população, A mesma pesquisa também explica que: [...] a deficiência visual teve maior prevalência em todos os grupos de idade, sendo bastante acentuada no grupo de acima de 65 anos, ocorrendo em quase a metade da população desse segmento (49,8%) - (CARTILHA CENSO IBGE, 2012, p. 7)
Justificativa
Em vivências anteriores com alguns usuários em oficinas de artesanato com função de geração de renda, foi possível perceber que algumas situações de dificuldade traziam frustração e ansiedade para os mesmos.
Diante de tal fato, criou-se este grupo que, embora a utilizar-se da arte, terá o objetivo de trazer autoconhecimento aos seus usuários, que poderão através de expressões artísticas diversas externarem seus sentimentos, emoções e questões inconscientes.
Objetivo geral
Promover a saúde psíquica visando a melhoria da qualidade de vida pessoal, social e profissional.
Ações desenvolvidas
Facilitar o contato social;
Promover o desenvolvimento de potenciais da personalidade e inteligência emocional;
Desenvolver a criatividade,
motivar o desenvolvimento da autoestima;
Estimular a capacidade relacional;
-
Dinâmicas de grupo;
- Relaxamento
- Atividades diversas como: pintura e colagem, desenho livre, construção de esculturas, utilização de materiais gráficos e plásticos;
Impactos sociais
Cultura
Impacto Externo
Por meio das atividades realizadas, 13 pessoas com deficiência visual da A.I.A.D.V " Escola de Cegos Santa Luzia" além de interagirem socialmente, nota-se uma ampliação da expressão dos sentimentos e a possibilidade de inclusão em atividades lúdicas, ampliando o universo informacional e cultural dos mesmos.
Impacto Interno
Por meio das atividades apresentadas as profissionais da terapia ocupacional e psicologia da A.I.A.V."Escola de Cegos Santa Luzia, ampliaram o repertório de atividades com diversos tipos de materiais, possibilitando a quebra de paradigmas e barreiras impostas deficiência.