Projeto SER
Resumo
O projeto SER trata-se de um encontro grupal de idosos com deficiência visual que frequentam a A.I.A.V.D " Escola de Cegos Santa Luzia". Busca-se utilizar a metodologia de grupo operativo, no qual um dos objetivos da técnica é auxiliar na minimização do medos básicos e o de favorecer o rompimento dos esteriótipos que funcionam como barreira à mudança; Esse grupo se reunirá as quartas-feiras no horário das 14 as 15 h e será coordenado pela psicologa da entidade Marcella Milano.
Estudo da realidade
"O Brasil é um país que envelhece a passos largos. Projeções indicam que, em 2020, a população idosa brasileira será de 30,9 milhões, representando 14% da população total, ocupando então o sexto lugar na classificação mundial. O fenômeno do envelhecimento acelerado vem produzindo necessidades e demandas sociais que requerem respostas políticas adequadas do estado e da sociedade." (KÜCHEMAMN, 2012, P.165)
Realidade esta que tem impactado no serviço ofertado por essa entidade, uma vez que tivemos percebido um aumento de pessoas com mais de 60 anos com deficiência visual solicitando reabilitação.
O envelhecer é um fenômeno biopsicossocial, devendo ser portanto, encarado por vários ângulos. É um processo repleto de mudanças significativas de ordem física, psicológica e social, que a autoestima e auto percepção favorecidas pelas atividades coletivas são fatores determinantes para a vivência de bem estar e por consequência, para a manutenção e restabelecimento da saúde física e mental;
Justificativa
Devido ao aumento expressivo de idosos com deficiência visual na entidade faz-se necessário um atendimento em grupo para um acompanhamento dos mesmos, visando fortalecimento do grupo comunitário e o aprofundamento e expansão da compreensão da experiência do envelhecimento, buscando trazer reflexões sobre os aumentos das barreiras, promovendo a empatia, nos quais as praticas sociais desenvolvidas contribuem para o protagonismo em seu papel de cidadão, resignificando o SER.
Objetivo geral
Promover um espaço e atividades de participação social que considere os ciclos da vida e as especificidades que apresentam.
Ações desenvolvidas
- Oportunizar a convivência intergeracional;
- Conhecer as barreiras da deficiência e velhice assim como o seu enfrentamentos e direitos;
- Promover acesso a arte com acessibilidade.
-
.
- Dinâmicas de grupo;
- - Apresentação e discussão sobre legislações sobre a pessoa com deficiência e a pessoa idoso;
Impactos sociais
Inclusão
Impacto Externo
Foi observado que 13 participantes na A.I.A.V.D " Escola de Cegos Santa Luzia" demostraram boa aceitação da proposta de atividades apresentadas ao grupo onde melhorou o entrosamento ampliando os vínculos socioafetivos e as relações interpessoais.
Impacto Interno
Por meio dos atendimentos em grupo a profissional responsável pelo projeto SER na A.I.A.D.V " Escola de Cegos Santa Luzia" satisfação em contribuir com a melhora do bem-estar e com a saúde física e mental dos participantes do projeto.