Campanha interna de doação de Mascaras Solidárias - COVID-19
Resumo
A Comissão de Implantação do Plano de Gestão Logística Sustentável da Codevasf/Sede com o apoio da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a equipe de Cerimonial/Sede e funcionários da empresa promoveram a Campanha Interna de Doação de Máscaras Solidárias - COVID-19, por meio da confecção de máscaras de proteção facial de tecido na perspectiva minimizar o contágio em nossa organização e comunidade. A Campanha pretende confeccionar e doar 130 máscaras para colaboradores, estagiários e secretárias sem condições de adquirir suas próprias máscaras e que utilizam transporte público (ônibus e/ou metrô). Essa ação faz parte de várias iniciativas adotadas pela empresa durante a pandemia, como a disponibilidade de álcool em gel em diversos locais estratégicos na empresa, o trabalho remoto aos funcionários pertencentes ao grupo de risco, regime de trabalho presencial, bem como a realização do teste rápido RT-PCR que detecta presença do Coronavírus no organismo de todos os funcionários, visando auxiliar nas medidas de prevenção à covid-19.
Estudo da realidade
Como no Brasil ainda não há testes suficientes para toda a população e, dessa maneira, fica difícil saber quem está infectado, o Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) recomenda e o Decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) n° 40.648, determina a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial, como medida preventiva em razão da pandemia de COVID-19, em todos as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço, a Codevasf, por meio da Comissão de Implantação do Plano de Gestão Logística Sustentável- PLS/Sede e os demais parceiros decidiram lançar a Campanha de doação e produção de máscaras de proteção facial de tecido. Essas iniciativas são bem-vindas e necessárias, já que o uso de máscara deverá durar enquanto vigorar o estado de emergência no Distrito Federa, gerando uma rede de proteção às vulnerabilidades e reforçando as ações do governo.
Justificativa
As máscaras de pano não têm objetivo médico, a sua utilização é um método de barreira importante quando combinado aos demais cuidados de higiene já preconizados, ou seja, seguir as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após a remoção. O seu uso, visa a proteção mútua, isto é, a si própria, aos seus colegas de trabalho e as demais pessoas que circulam no interior da empresa. A máscara pode ajudar na prevenção, sem substituir as orientações das autoridades de saúde, como isolamento social, não compartilhamento de objetos de uso pessoal, entre outras recomendações.
Com a recomendação/proibição da entrada e permanência de pessoas sem a máscara protetiva na empresa, a Comissão do PLS/Codevasf-Sede com recursos proveniente da Campanha, viabilizou a aquisição de 100 máscaras de uma costureira voluntária do Instituto Canopus, integrante do Grupo Selo Social – DF e 30 máscaras confeccionadas por um grupo de funcionários voluntários da empresa em suas residências e doadas à Campanha. Em um esforço mútuo foram doadas 130 máscaras a 80 Colaboradores que ainda não usavam máscaras de prevenção contra o contágio do novo coronavírus.
Objetivo geral
Minimizar a proliferação do coronavírus.
Ações desenvolvidas
Possibilitar a entrega de equipamento de proteção aos nossos colaboradores (terceirizados, motorista, seguranças, copeiros, estagiários e secretárias), com a entrega de 130 máscaras caseiras de proteção facial em tecido.
- Aquisição de material para confecção das máscaras;
- Despertar costureiras voluntárias na empresa para confecção de máscaras;
- Levantamento de quantas pessoas receberiam as máscaras, bem como a quantidade das mesmas para cada um;
- Reforçar o senso de voluntariado nos funcionários, visando a colaboração e participação na Campanha interna de doação de Máscaras Solidárias - COVID-19, realizando a confecção de máscaras em suas residências.
Impactos sociais
Economia
Impacto Interno
Por meio de depoimentos e observação junto aos empregados, colaboradores, motoristas, seguranças, copeiras estagiários e secretárias, beneficiados com as máscaras, contatou-se o desenvolvimento de uma economia solidária em nosso ambiente, observando-se a gratidão de muitos que não tinham condições financeiras em possuí-las, nesse momento difícil que estamos passando em razão da pandemia de COVID-19.
Saúde
Impacto Interno
Por meio de observação junto aos motoristas, seguranças, copeiras estagiários e secretárias, beneficiados pelas mascaras conseguimos possibilitar uma melhor prevenção destes junto ao COVID-19, contribuindo com a não proliferação da pandemia em nosso ambiente de trabalho e comunidade no entorno.