Programa Oficina de Costura Mais Renda
Resumo
O Programa Oficina de Costura Mais Renda tem é um modelo de economia circular que promove a produção de novos produtos, a formação de individuos com habilidade para costurar, o fortalecimento da atuação de instituições sociais e a geração de renda em comunidades carentes. Através da produção de peças e da realização de cursos de costura oferecido de forma gratuita para pessoas que frequentam outras ações em institutições sociais em regiões carentes do Distrito Federal, o Levvo Instituto patrocina e produz peças de jeans e de lonas. O programa têm inicio com a arrecadação de peças que seriam descartadas (lonas de banners promocionais, peças jeans de uniformes antigos ou doados pela comunidade). As doações são de empresas parceiras que anteriormente utilizavam peças jeans como uniformes, além de doações da sociedade civil. Essas doações ocorrem nas lojas do Grupo LEVVO. Toda a logística de envio das peças para as oficinas de costura até o produto voltar à comunidade de outra forma é feita pelo Instituto Levvo que busca doações e levamos as peças até as oficinas; monta, reforma ou apoia as oficinas de outras instituições que oferecem cursos gratuitos e formam costureiras; Oferece palestras inspiradoras sobre: saúde, bem-estar, autoestima; Desenvolve modelos exclusivos com as peças doadas; Realiza eventos e bazares com as peças, divulgados previamente no nosso site. O valor arrecadado com a venda das peças é utilizado na manutenção das máquinas, compra de novos equipamentos, remuneração das costureiras e continuidade do programa.
Estudo da realidade
Apesar de presenciamos a inserção, cada vez mais crescente, da mulher no campo do trabalho, o contingente das mulheres trabalhadoras mais importantes ainda está concentrado no serviço doméstico remunerado; no geral, são mulheres negras, com baixo nível de escolaridade e com os menores rendimentos na sociedade brasileira. A dificuldade em conseguir se reinserir no mundo do trabalho se torna ainda mais acentuada para as mulheres. Mais de 21% da população feminina economicamente ativa está desempregada. No caso dos homens, são 17,9%, como indica a última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do DF, divulgada nesta terça-feira (25/6) pela Secretaria do Trabalho, Companhia de Planejamento (Codeplan) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Justificativa
Considerando que este programa tem dois objetivos - gerar educação e renda, além de reaproveitar recursos, acreditamos que duas coisas são muito relevantes:
1) Investir no desenvolvimento de mulheres e de pessoas em situação de vulnerabilidade é extremamente importante, pois, a ajuda financeira ou com algum bem, suprirá as necessidades imediatas, mas não impedirá que a realidade socioeconômica do indivíduo e da família seja alterada. Além disso, muitas vezes tais mulheres não podem assumir os empregos formais porque precisam cuidar dos seus filhos, mas precisam complementar a renda familiar, o Levvo Instituto procurou desenvolver um projeto que gera uma capacitação e uma profissionalização ao mesmo tempo que mantêm sua rotina com filhos.
2) O programa tem uma perspectiva sustentável ao utilizar como insumos para a produção das peças (saias, vestidos, mochilas, necessaires etc), materiais que seriam descartados, criando dessa forma uma economia circular. A ideia surgiu a partir de preocupação em reutilizar os jeans de uniformes antigos e de um modelo que deixaram de ser usados, bem como de lonas de banners de campanhas promocionais;
3) Analisando os dados demográficos, .....
Objetivo geral
Gerar renda e profissionalização de mulheres em situação de vulnerabilidade, com o desenvolvimento de produtos provenientes de materiais recicláveis.
Ações desenvolvidas
Recolher insumos de peças jeans (de uniformes e pessoais) e de lonas, evitando que se sejam descartados de forma desapropriada, poluindo o planeta.
- Definir novos produtos que utilizem os insumos recolhidos.
- Testar o modelo, costurando peças desenvolvidas e testando sua utilização.
- Desenvolver identidade visual dos produtos, etiqueta e logo do projeto, e, manual de produção das peças.
- Definir preço e canais de venda dos produtos.
Produzir novos produtos de economia circular, fortalecendo o trabalho e impacto de outras instituições sociais.
- Identificação e visita às instituições no DF e entorno, que realizem atendimento à comunidade e que possuam estrutura física apropriada ao projeto.
- Apresentação do programa e formalização da parceria.
- Implantação ou ampliação de oficinas de costura (investimento em equipamentos, máquinas de costura, reformas ou demais necessidades de estrutura física).
- Entrega dos insumos, manuais e todos os recursos para produção das peças do programa.
- Produção das peças (realizada nas oficinas pelos participantes do programa).
- Apoio e acompanhamento às demais ações realizadas através da oficina de costura.
- Remuneração à instituição pelos produtos produzidos, reinvestindo no próprio programa.
Formar indivíduos com habilidade profissional para costurar.
- Estabelecer plano do curso (ementa, carga-horária, conteúdo, número de participantes etc).
- Selecionar alunos
Engajar outras instituições e sociedade civil no programa.
- Oferta de produtos provenientes da economia circular e de ações sociais, revertendo os valores para o próprio programa.
- Criação de e-commerce e eventos para venda dos produtos.
- Implantação da caixa de coleta de insumos nas lojas da LEVVO Comércio, empresa mantenedora do LEVVO Instituto.
Estabelecer parceria com instituição de aprendizagem industrial para conduzir aulas técnicas de costura
- Definir e contactar parceiro SENAI
- Apresentar projeto e estabelecer diretrizes da parceria
- Assinar contrato
- Elaborar plano de ação e cronograma de realização das aulas
Levantar recursos que sustentam o programa
- Levantar recursos que sustentam o programa
- Vender produtos
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Identificamos por meio de entrevistas realizadas pela assistente social, tanto com as alunas, como com a professora da costura, 32 mulheres, iniciaram o curso de costura, que foi interrompido temporariamente devido o início da pandemia do COVID-19 declararam que permanecem motivadas para o aprendizado e o alcance de sua autonomia. Segundo elas, mesmo com poucas aulas, o curso já gerou aumento de auto-estima e de motivação individual, e já estão aplicando alguns conhecimentos recebidos durante as alunas realizadas.
Meio ambiente
Impacto Externo
Por meio de indicadores e controles 2 toneladas de tecidos e lonas foram transformandos em produtos (estojos, necessaries, mochilas, ecobags) evitando que fossem descartados no ambiente.