ESTRELINHAS - Todos Podem Brilhar!
Resumo
Na cidade de Sorocaba, a Associação Criança Feliz desenvolve o Projeto ESTRELINHAS, todos podem brilhar!
A atividade acontece 4 dias por semana, em contra turno escolar, por meio de capacitação de profissionais de diferentes áreas ligadas a educação, oficinas temáticas, jogos e atividades lúdicas.
A atividade visa atingir crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II e adultos do EJA.
Estudo da realidade
A dificuldade na aprendizagem causada por transtornos específicos atinge aproximadamente 5% da população escolar, segundo dados da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Os problemas mais comuns nas crianças e adolescentes são: dislexia (dificuldade de decodificar uma palavra simples), disgrafia (traçado deficiente), discalculia (dificuldade na matemática), disortografia (troca ou omissão de letras) e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Observando o mapa de ocorrências e de vulnerabilidade social,verificamos casos de uso e trafico já registrados com crianças a partir de 8 (oito) anos de idade. Os problemas tende a se alastrar devido a evasão escolar decorrente das dificuldades apresentadas (citadas a cima), a baixa estima e problemas psicologicos causados por constantes situções vexatórias (bullyng).
Justificativa
De acordo com o ODM 2 e ODL 2 que visa Fomentar o Desenvolvimento Educacional, proposmos por meio de intervenção lúdica despertar o prazer em aprender e desenvolver habilidades de aprendizagem dentro da potencialidade de cada um e ainda disceminar práticas de intervenções não convencionais que contribuam com o professor em sala de aula para atingir a alfabetização das crianças com necessidades especiais de ensino (AEE).
Acreditamos que essas medidas contribuem significativamente para formação do individuo e do municipe com boa conduta moral e ética, além de ser uma medida de valorização da vida e fortalecimento de vinculos familiares, agindo também como medida preventiva contra a marginalidade, prostituição, alcoolismo e drogadição infantil.
A parte importante deste Programa é justamente o inicio das atividades de cidadania através do viés da atividade educacional, principalmente com as crianças, adolescentes e jovens que estão fora das aulas nos portões matando aula e jogando conversa fora e até mesmo namorando, consumindo bebidas alcoólicas e drogas, fumando e mexendo com pessoas que por ali passam.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
Identificamos por meio das produções dos nossos 52 usuários e depoimentos recolhidos com seus familiares, maior autonomia na leitura e produção de textos, por participarem das atividades de estimulaçao psicopedagógicas oferecidas em nossa associação.
As ações ainda tiveram um impacto comportamental ao trabalhar temas de valores e virtudes, identificado em 15 de seus atendidos, atraves de relatos de professores, familiares e demais profissionais de convivio direto com os mesmos.