• (47) 3083.1875
  • contato@abacaibrasil.org.br
  • Entrar
  • Início
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

SOS ECO

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

SOS ECO

Tipo de projeto: Parceria
Ano de execução: 2015
Outro

Resumo

O Projeto SOS ECO visa a melhoria de qualidade de vida da população através da educação ambiental e a formação dos jovens em técnicas avançadas de cultivo e plantação de espécies nativas, em área de sua propriedade, situada ao lado de sua sede administrativa. O projeto valoriza a conservação e a conscientização da necessidade de proteção do meio ambiente e da biodiversidade na região promovendo, ainda, a reintegração social de adolescentes da cidade de Sorocaba, principalmente, dos que se encontram em processo de exclusão social.

Estudo da realidade

Este projeto foi idealizado a partir de uma demanda dos coordenadores junto a Diretoria da Entidade e, com a venda de um imóvel antigo no centro da cidade, no qual não havia possibilidade de desenvolver as atividades fim da instituição, foi comprado um imóvel de 6.000 m2 ao lado da sede social. Esse espaço, situado ao lado de uma nascente e de área de preservação, foi então destinado às atividades do SOS ECO.

Justificativa

O projeto tem por finalidade ser um espaço alternativo de educação ambiental e trabalho para os usuários de outros projetos sociais desenvolvidos pelo SOS. Hoje, a produção de mudas está diretamente ligada ao plano de arborização urbana, diminuição dos impactos relacionados à produção de gases do esfeito estufa e reflorestamento propostos pela prefeitura e a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente).

Com a aprovação de leis e projetos em nível municipal, a demanda pela entrega de mudas tem aumentado e gerado um movimento continuo no projeto. Essa dinâmica torna concreto ao adolescente atendido qual é seu papel e sua contribuição num universo de acontecimentos em maior escala e isso faz com que haja uma maior aderência dos mesmos as atividades propostas e reconhecimento de suas ações no meio.


Ações desenvolvidas


Impactos sociais

1. Acabar com a fome e a miséria

Impacto Externo


O SOS ofereceu oportunidade de capacitação profissioal em técnicas de plantio e jardinagem a 8 adultos, que em situação de conflito com Lei e encaminhados pela Coopreso ao SOS, prestam serviços à comunidade trabalhando na produção de mudas. Conforme sentimento e expectativa demonstrados pelos atendidos e observados pela equipe técnica do SOS ECO, os mesmos acreditam que o aprendizado adquirido poderá tornar-se fonte de renda após o cumprimento da penalidade, benefiando não somene a eles, mas também suas famílias e a sociedade. Conforme observado pela equipe técnica, o desenvolvimento das atividades e o conhecimento adquirido  em técnicas de plantio e jardinagem contribuem para a promoção da dignidade e cidadania dessas pessoas, contribuindo para sua reinserção social. 


Impacto Externo


Conforme controles internos, foram capacitados em técnicas de plantio e jardinagem 300 adolescentes em situação de conflito com a Lei. Conforme observado pelos instrutores e equipe técnica que acompanha esses adolescentes, as atividades desenvolvidas no SOS ECO ajudam na ressifignicação de valores, contribuindo para a mudança de perspctiva de vida dos adolescentes atendidos possibilitando, ainda, maior facilidade de reinserção junto ao mercado de trabalho, com consequente aumento da renda familiar e minimização da reincidência em atos infracionais. 


6. Combater a Aids, a malária e outras doenças

Impacto Externo


O SOS, através do SOS ECO, realiza manutenção e restauração de área de preservação ambiental vizinha à sede da organização, incluindo uma nascente. Desde o início do projeto o SOS retirou 80 caminhões de resíduos descartados indevidamente no local e vem realizando o plantio de espécies nativas, contribuindo para a recuperação da fauna e flora próprios da região. Com a retirada dos resíduos, que incluíam recipientes que poderiam acumular água parada, propiciando a proliferação do mosquito da dengue, o SOS contruibiu para erradicação da dengue no município de Sorocaba. As ações e seus resutados podem ser evidenciados, por meio de relatos dos colaboradores e através das fotos que registram todo o processo de restauração da referida área. A intervenção realizada pelo SOS impede novos descartes de resíduos na área, contribuindo ininterruptamente no combate a dengue. 



 


7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

Impacto Externo


O SOS, através do SOS ECO, realiza manutenção e restauração de área de preservação ambiental vizinha à sede da organização, incluindo uma nascente. Desde o início do projeto o SOS retirou 80 caminhões de resíduos descartados indevidamente no local e vem realizando o plantio de espécies nativas, contribuindo para a recuperação da fauna e flora próprios da região. Ao visitar o local, pode-se observar que a água já está mais cristalina, a vegetação já cobre o espaço ao redor da nascente, as copas das árvores já se fecham formando uma pequena densa floresta que abriga algumas espécies de animais. Colaboradores e atendidos do SOS, relataram que já viram no local preás, garças e pássaros diversos. A transformação do local (antes x depois) é comprovada por meio de fotos.


Impacto Externo


Conforme lista de visitantes e fotos, 40 crianças da rede pública, visitaram o espaço do SOS ECO e receberam orientações quanto a cuidados com o meio ambiente, além de dicas e técnicas usadas para o  plantio de sementes, produção de mudas e cultivo de hortaliças, legumes e verduras. As crianças receberam mudas que foram trabalhadas durante a visita e puderam levá-las para plantar em suas casas.


8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

Impacto Interno


Conforme certificação recebida, 3 colaboradores do SOS ECO que participaram do curso "Criação de abelhas nativas", estão aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos, contribuindo para a ampliação e sustentabilidade do projeto. Conforme relatos dos colaboradores, os mesmos se sentem mais capacitados e motivados, tanto pelo conhecimento adquirido quanto pela possibilidade de implantar novas atividades no SOS ECO.


Indicadores sociais

1. Acabar com a fome e a miséria
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

Participante

Serviço de Obras Sociais

O Serviço de Obras Sociais foi fundado em 28 de novembro de 1968, com a finalidade de prestar uma assistência emergencial ...

  • Sorocaba
  • Sociedade Civil
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (1)

1 Vila Rica

Público beneficiado

  • Crianças: 40
  • Adolescentes: 300
  • Adultos: 11

Investimentos

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia