Aquaponia
Resumo
O Projeto Aquaponia objetiva a implantação de um sistema de cultivo inovador e resiliente às mudanças climáticas, que combina a pisciicultura (criação de peixes em tanques e canteiros) com a hidroponia (por meio da produção de verduras sem solo).
Dentre os benefícios da aquaponia está o rendimento até dez vezes maior que o cultivo em solo arado; economia de 85% do uso de água; cultura de alimentos sem fertilizantes químicos ou pesticidas; produção agrícola o ano todo e trabalho significantemente mais leve do que a agricultura tradicional.
“A produção agrícola na aquaponia funciona em um sistema fechado, em que a água circula com os dejetos dos peixes, alimenta as raízes dos vegetais e retorna ao tanque por gravidade”.
O Projeto será desenvolvido em dua etapas:
1. A formalização da parceria, que engloba pesquisa sobre a técnica, estudo de viabilidade e busca por potenciais parceiros, até a efetivação da parceria
2. Operacionalização do projeto, que envolve a implantação do sistema de aquaponia (instalação dos tanques, iniciação da piscicultura e plantio hidropônico).
Estudo da realidade
Com expertise no plantio e cultivo de mudas de espécies nativas e hortaliças, o SOS busca constantemente por novas tecnologias com vista a sustentabilidade da organização e adoção de novas práticas que possibilitem aos usuários dos serviços ofertados pelo SOS, em sua grande maioria pessoas em situação de rua, o aprendizado de técnicas de cultivo e manejo de sementes e mudas.
Justificativa
O SOS identificou no sistema de aquaponia a oportunidade de implementar uma nova técnica de cultivo,vislumbrando otimizar a utilização dos espaços de cultivo, ampliar a produção de mudas por meio da hidroponia associada à produção de peixes, cujas técnicas poderão ser ensinadas aos usuários do serviços do SOS, contribuindo para sua reinserção social.
Objetivo geral
Fomentar ações de promoção a adoção de técnicas de cultivo inovadoras e sustentáveis, que contribuam para a geração de impacto ambiental, social e econômico no município de Sorocaba.
Ações desenvolvidas
Firmar parceria com organização que tenha expertise em aquaponia
- Identificar possíveis parceiros para realização do projeto de aquaponia.
- Disseminar a técnica de cultivo por meio da aquaponia
Impactos sociais
Economia
Impacto Externo
O SOS firmou parceria com a organização INMED Partnerhsips for Children, para transmissão do know-how em cultivo aquapônico e apoio financeiro ao projeto, possibilitando, assim, a sua implantação e contribuindo para a geração de novos empregos, produção de produtos orgânicos, geração de renda por meio da comercialização dos produtos produzidos e movimentando a economia local.
Educação
Impacto Interno
Os colaboradores do SOS, diretamente envolvidos com o projeto, participaram de capacitações sobre o tema, possilitando-lhes o conhecimento necessário para a elaboração do projeto e prospecção de potenciais parceiros para a implantação do sistema. Os mesmos se mostraram satisfeitos e relataram que se sentem motivados e orgulhosos por atuarem numa organização que investe em capacitações e em novas tecnologias.
Meio ambiente
Impacto Externo
Por meio suas redes sociais e participação em eventos, o SOS divulgou notícias e informações a cerca do sistema aquapônico, disseminando informações também externamente à organização, contribuindo para que mais pessoas conheçam e possam adotar esta tecnologia e produzir de forma sustentável.