AcolheAnna
Resumo
O Hospital Anna Nery realiza o projeto Acolhe Anna que consiste em oferecer aos familiares dos pacientes internados na UTI e na Unidade de Internação um espaço de atenção humanizada e acolhimento. O público abrange pacientes em Cuidados Paliativos, prognósticos reservados, acamados, idosos e também internações por motivos “repentinos” como infarto, AVC, entre outros. A Unidade de Internação possui X leito. Dessa maneira, o projeto AcolheAnna nasceu com a necessidade de maximizar a qualidade da assistência prestada ao paciente incluindo também a atenção especializada à família através do adequado acolhimento técnico/hospitalar.
Estudo da realidade
O Grupo AcolheAnna é realizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Unidade de Internação. Atualmente, a UTI possui dezoito leitos, sendo distribuídos entre pacientes de longa permanência, internação prolongada e rápida internação. O público abrange pacientes em Cuidados Paliativos, prognósticos reservados, acamados, idosos e também internações por motivos “repentinos” como infarto, AVC, entre outros. A Unidade de Internação possui X leito. Dessa maneira, o projeto AcolheAnna nasceu com a necessidade de maximizar a qualidade da assistência prestada ao paciente incluindo também a atenção especializada à família através do adequado acolhimento técnico/hospitalar.
Justificativa
O grupo AcolheAnna justifica-se na necessidade de oferecer suporte e orientações técnicas aos familiares dos pacientes internados nas Unidades do Hospital. A internação hospitalar e o adoecimento proporciona mudanças significativas no contexto de vida de qualquer pessoa. Assim, um grupo de acolhimento oportuniza adequação ao momento vivenciado. Dessa forma, a consequência direta é a oferta de atenção humanizada ao familiar.
Objetivo geral
Oferecer aos familiares dos pacientes internados na UTI e na Unidade de Internação um espaço de atenção humanizada e acolhimento.
Ações desenvolvidas
Orientar quanto aos temas envolvidos no processo de adoecimento e internação hospitalar.
Fortalecer o resgate das atividades cotidianas adaptadas ao momento vivido nos âmbitos preventivos, adaptativos e reabilitatório.
Dar suporte emocional e psicológico diante do contexto de internação
- O grupo possui um cronograma anual, com encontros semanais realizados em cada unidade de internação. O convite aos familiares é realizado durante toda a semana onde são realizados ações humanizadas em ambiente protegido e acolhido.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Foi percebido por meio de conversas, depoimentos e observações que os familiares e os pacientes que se encontravam internados no Hospital Anna Nery puderam esclarecer dúvidas e receber mais orientações sobre a saúde do paciente e o papel da família nas AVDs (Atividades de Vida Diárias), onde o paciente ainda pode ter autonomia em muitos aspectos da vida, apesar das suas dificuldades e limitações, decorrentes da sua doença, por termos oportunizado de forma clara e didática possível mais informações e conhecimentos sob o estado de saúde dos mesmos.
Saúde
Impacto Externo
Foi percebido por meio de observação que os familiares e pacientes que passaram por um período de longa duração de tratamento no Hospital Anna Nery tiveram momentos de acolhimento e escuta ativa, minimizando os sofrimentos e as angústias em relação ao tratamento.
Impacto Externo
Foi percebido por meio de depoimentos dos colaboradores e prestadores do Hospital Anna Nery que no período de internação dos pacientes, os familiares tiveram conhecimentos sobre os papeis de cada profissional, estretando as relações dos profissionais, pacientes e familiares, onde foi possível os clientes externos entenderem melhor o lado dos profissionais, fazendo com que os mesmos tratassem melhor os colaboradores.